dcsimg

Conheça boas opções do que fazer com a nota do Enem 2019

(0.0 de 0)

Vai prestar o Enem 2019? Confira agora o que você pode fazer com a nota do exame e conheça boas faculdades onde estudar para ter seu diploma reconhecido!

O caminho mais rápido para entrar no ensino superior público ou privado no Brasil é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Seja Medicina, Direito ou Engenharia, é possível ingressar no curso dos seus sonhos por meio da nota do exame.

Com essa finalidade, é necessário conhecer quais são os processos seletivos disponíveis. Pensando nisso, preparamos este artigo em que contamos tudo o que você pode fazer com a nota do Enem 2019. Confira!

1. Entrar em uma universidade pública

Todos os anos, o governo federal disponibiliza mais de 200 mil vagas em cursos presenciais, em universidades e institutos federais por todo o Brasil. Para concorrer a uma dessas vagas, é necessário se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Veja como:

  • Você deve prestar o Enem mais recente e não zerar a Redação.
  • Não há nota mínima para se inscrever. No entanto, o Sisu é o processo seletivo mais concorrido do país. Assim, entra quem alcança as pontuações mais altas.
  • As inscrições para o Sisu são abertas logo após o resultado do Enem ser divulgado, no início do ano. Uma outra edição também é aberta no segundo semestre, desta forma é possível participar de ambas.
  • Todo o processo é feito gratuitamente pela internet. A seleção tem duração de uma semana, em média, sendo os resultado são divulgados logo em seguida.
  • Em geral, para conseguir uma vaga, a nota média costuma ser de 680 pontos. Ela pode variar para mais (às vezes mais de 800 pontos, em caso de cursos como Medicina), ou para um pouco menos, quando se trata de cursos menos concorridos.

Quem participar do Enem 2019 e tirar nota acima de zero na Redação pode participar duas vezes do Sisu 2020: no primeiro e no segundo semestre do ano.

2. Conseguir uma bolsa de estudos

Com a nota do Enem 2019, é possível participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares bem qualificadas.

Veja como concorrer:

  • O candidato deve ter feito o Enem mais recente e alcançado nota igual ou acima de 450 pontos. Também não pode ter zerado a prova de Redação.
  • É necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública. Ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Não deve ter diploma de nível superior.
  • É necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Para conseguir a vaga, é necessário alcançar uma boa pontuação no Enem. Nos cursos mais disputados, a nota de corte costuma ser parecida com a do Sisu.

O ProUni acontece duas vezes ao ano, logo após o encerramento do Sisu.

Por meio do programa, é possível conseguir uma bolsa de estudos também em cursos EAD: uma boa opção para quem quer estudar a distância pagando bem pouco ou nada.

Quem estiver dentro dos critérios do programa, poderá usar a nota do Enem 2019 para concorrer a uma vaga no ProUni 2020.

3. Financiar os estudos

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa oferecido pelo governo federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em universidades particulares.

O financiamento é oferecido a juros baixos e o prazo para pagar a dívida é bem longo: a cobrança começa a ser feita apenas após a formatura. 

Saiba o que é necessário para conseguir o benefício:

  • Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, apresentando desempenho igual ou superior aos 450 pontos e nota acima de zero na Redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.
  • Inscrever-se no processo seletivo, que acontece duas vezes ao ano, logo que o ProUni se encerra.
  • É importante alcançar nota bem alta: assim como o ProUni e o Sisu, as vagas são concedidas para aqueles com as melhores pontuações no Enem.

É possível mudar a opção de curso até o último dia da inscrição.

4. Entrar em uma faculdade particular sem fazer vestibular

É possível conseguir uma vaga em faculdade particular com a nota do Enem 2019, sem precisar prestar vestibular! Com o ingresso direto, esse processo é simplificado.

Saiba como funciona:

  • Você deve entrar no site da faculdade particular de seu interesse e buscar o link de inscrição.
  • Em seguida, procure a opção de ingresso com a nota do Enem.
  • Basta informar o curso que deseja fazer e a pontuação obtida em cada uma das provas.
  • Em poucos minutos o sistema irá informar se você conseguiu a vaga ou não.
  • Caso tenha conseguido, basta se dirigir à secretaria da instituição com o Boletim de Desempenho Individual do Enem e a documentação exigida e fazer a matrícula.

O ingresso direto é simples e sem burocracia: não é necessário comprovar renda nem exige que o candidato tenha estudado em escola pública. Outra vantagem é que, na maioria das vezes, não é necessário pagar taxa de inscrição para entrar na faculdade pelo ingresso direto.

Assim, se você busca começar a estudar imediatamente, o ingresso direto com a nota do Enem é a opção ideal.

Escolha a faculdade onde você quer estudar

Quem tenta uma vaga em universidade pública pelo Sisu encontra, aproximadamente, 130 instituições de ensino. É uma quantidade considerável, mas bem pouco se comparada ao número de universidades particulares que participam de outros processos seletivos como o ProUni, o FIES e o ingresso direto.

Com tantas opções, é importante saber escolher uma faculdade de qualidade. Para isso, basta seguir alguns passos:

  • Busque por instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação.
  • Confira se a faculdade é autorizada pelo MEC a oferecer o curso que você deseja. Esse é um dos passos mais importantes, já que apenas faculdades autorizadas emitem diplomas válidos no mercado.
  • Verifique se a faculdade conta com uma infraestrutura de ensino de qualidade.
  • Veja se o curso está disponível na modalidade que você deseja (presencial, semipresencial ou a distância).
  • Certifique-se de que a instituição aceita a sua nota do Enem.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2019

Para lhe ajudar na escolha de uma boa faculdade, selecionamos algumas instituições que são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e que aceitam a nota do Enem 2019. Nelas, há opções de cursos presenciais e a distância, com  as mensalidades bem em conta! Conheça:

Lembramos que todas as faculdades listadas acima oferecem vantagens financeiras como bolsas de estudos, convênios, descontos na mensalidade e financiamento próprio. Basta acessar o site da instituição desejada e ingressar diretamente com a sua nota do Enem!

Veja também:

Saiba como ter uma redação nota 1000 no Enem

Saiba tudo sobre o gabarito do Enem, onde e quando ver

Já decidiu o que vai fazer com a sua nota do Enem 2019? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK