dcsimg

Conheça as notas de corte para cursos EAD no ProUni 2020

(0.0 de 0)

Saiba agora que nota precisa alcançar para passar em um curso EAD e estudar com uma bolsa do ProUni em 2020.

As opções de cursos a distância crescem a cada dia em nosso país, mas ainda há muita desconfiança por parte dos estudantes e das empresas que futuramente contratarão esses profissionais.

Mesmo sendo aprovados pelo MEC e tendo conteúdos semelhantes aos dos cursos presenciais, muitas vagas dos cursos EAD não são preenchidas, inclusive no processo seletivo do ProUni, que é um programa que subsidia bolsas de estudos para candidatos de baixa renda.

As bolsas sobram, enquanto muitos perdem a oportunidade de ter um diploma de curso superior e alavancar suas carreiras. 

Quer aproveitar essa chance e transformar de vez o seu futuro? Então, leia o artigo até o final, porque vamos explicar tudo que você precisa saber para concorrer às vagas em cursos EAD pelo ProUni 2020!

Quem pode concorrer aos cursos EAD no ProUni 2020?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um processo seletivo criado pelo governo federal que subsidia bolsas de estudos em universidades privadas.

Para participar, o candidato precisa comprovar uma renda familiar máxima de 2,5 salários mínimos per capita para concorrer a uma bolsa integral (100%) e de no máximo 3 salários mínimos per capita para concorrer a uma bolsa parcial (50%).

Além da renda, existem vagas para os que se incluem no sistema de cotas e outras políticas afirmativas.

Assim como os cursos presenciais, os cursos EAD seguem o mesmo critério para ingresso pelo ProUni, e as notas de corte para ambos são semelhantes.

Qual é o primeiro passo para concorrer a vagas em cursos EAD no ProUni 2020?

Fazer a prova do Enem! O Enem acontece uma vez ao ano e, para participar do processo seletivo do ProUni, é preciso utilizar a nota do último exame aplicado. Por exemplo: para 2020, é válida a nota do Enem de 2019. 

O ProUni abre inscrições no início do primeiro e do segundo semestre, anualmente, e todo o processo acontece on-line, pelo site oficial do programa.

O candidato precisa informar o número de sua inscrição do Enem e a senha que ele usa para acessar a plataforma do Enem e optar pelos cursos que tem interesse (no total de 2), em ordem de preferência.

No segundo dia de inscrições, as notas de corte começam a ser divulgadas. Elas são uma estimativa feita pelas notas dos candidatos ao mesmo curso e, caso a sua nota não seja suficiente, você pode trocar de opção até o final do processo seletivo.

Para que você possa saber qual é a média de pontos que precisará alcançar para o curso que escolheu, é bom se basear nas notas do ano anterior, que são divulgadas nos sites das faculdades e no do próprio programa.

Qual é a nota mínima para concorrer a vagas em cursos EAD no ProUni 2020?

O mínimo de pontos no Enem para poder se inscrever e concorrer a qualquer vaga no ProUni é de 450 nas questões objetivas e nota acima de zero na redação.

Dependendo do curso, você precisará de uma pontuação maior, já que as bolsas são bastante concorridas. Afinal, quem não quer fazer um curso superior, em uma boa instituição, sem pagar mensalidades?

Aqui é que está a vantagem quando se opta por um curso EAD: nem todas as vagas dessa modalidade são preenchidas na primeira etapa do processo seletivo!

Isso faz com que haja um processo de vagas remanescentes e, caso você não tenha conseguido o curso que queria, pode optar por outro, ou pelo mesmo, porém em outra instituição.

Como é calculada a nota de corte para cursos EAD no ProUni 2020?

As notas de corte para vagas EAD são calculadas da mesma maneira que as vagas presenciais, tanto que, ao pesquisar pelo curso, o sistema informa qual é a modalidade disponível. 

Durante o processo seletivo, as notas de corte vão surgindo conforme a pontuação dos candidatos às vagas naquele mesmo curso.

A nota de corte do curso de Letras a distância, por exemplo, é a nota máxima e a nota mínima do Enem que os candidatos apresentaram durante a inscrição e que são suficientes para passar naquela faculdade.

Quais são as notas de corte para cursos EAD no ProUni 2020?

Fizemos uma lista de alguns cursos com as maiores e menores notas dos candidatos que conseguiram garantir sua bolsa no ProUni em 2019: 

CURSO

ProUni 2019

Maior Nota

Menor

Nota

Biblioteconomia

636

455

Biologia

668

527

Design de Interiores

682

529

Design de Produto

663

545

Gestão Comercial

681

455

Gestão de Recursos Humanos

714

457

Gestão Financeira

660

466

Gestão Hospitalar

645

451

Letras: Português

663

462

Letras: Português e Espanhol

712

463

Letras: Português e Inglês

738

497

Logística

662

454

Marketing

670

453

Matemática

760

459

Moda

712

547

Química

685

467

Secretariado

647

452

Serviço Social

693

457

Sistemas de Informação

717

499

Sociologia

703

456

Turismo

664

456

Vários cursos a distância já são autorizados pelo MEC, como Gastronomia, Design Gráfico, Pedagogia e Relações Internacionais, mas eles não estão em nossa lista porque ainda não há vagas pelo ProUni.

São as faculdades privadas que fazem essa oferta a cada ano, portanto, pode ser que o curso que você deseja não tenha bolsas disponíveis.

Onde encontrar um curso EAD pelo ProUni 2020?

Antes de optar por qualquer curso, verifique se ele é reconhecido pelo MEC, já que os cursos a distância passam por uma avaliação de grade curricular, qualificação dos professores e instalações física dos polos, assim como os presenciais.

Mesmo sendo a distância, algumas provas e atividades podem ser realizadas na sede da instituição, portanto, é sempre bom verificar essas condições antes de fazer sua matrícula.

O número de vagas e faculdades que aderem ao ProUni muda a cada ano, porém, podemos recomendar algumas que sempre abrem suas portas (ou ambientes virtuais) para novos estudantes na modalidade EAD:

Capriche no Enem e já comece a pensar em qual delas tentará uma bolsa pelo ProUni!

Caso não consiga ou não tenha o curso que deseja, veja as possibilidades de conseguir uma bolsa pela própria instituição, garantindo sua vaga EAD em 2020.

Veja também:

Entenda como entrar em uma faculdade gratuita EAD

Entenda como funciona uma faculdade a distância

Encontrou a nota de corte do seu curso EAD? Comente conosco se dá para conseguir uma bolsa pelo ProUni em 2020 com a sua pontuação do Enem!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK