dcsimg

Confira quais são as melhores faculdades EAD particulares

(0.0 de 0)

Descubra quais são as melhores faculdades a distância e saiba mais detalhes sobre como funcionam os cursos nessa modalidade.

Os cursos na modalidade a distância são cada vez mais populares entre os estudantes. Tratam-se de cursos que oferecem maior autonomia e liberdade na gestão da rotina de estudos, e que em geral contam com valores de mensalidades mais acessíveis.

Para se ter uma ideia, de 2003 a 2013, os cursos a distância reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) passaram de 52 para mais de 1,2 mil. E de lá para cá, esse número continua crescendo.

Embora o volume de instituições com cursos a distância esteja crescendo, o estudante que deseja fazer uma graduação nessa modalidade precisa ter bastante cuidado antes de escolher: antes de fazer a matrícula, é preciso verificar se a faculdade da sua escolha foi bem-avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) e se, portanto, está apta a emitir diplomas válidos no mercado de trabalho e em instituições de pós-graduação.

Saiba mais sobre os cursos a distância

Por ainda serem uma novidade, os cursos EAD muitas vezes são considerados  mais fáceis do que os tradicionais cursos presenciais. Porém, isso é um grande equívoco. Além do currículo dos cursos presenciais e a distância serem equivalentes, os critérios de avaliação utilizados pelos professores e o diploma recebido ao final do curso são iguais!

O que diferencia os cursos presenciais dos cursos a distância, como o nome já diz, é o seu formato. Enquanto os presenciais demandam que o aluno assista às aulas na faculdade, os cursos a distância possibilitam que as aulas sejam assistidas online, no horário e local escolhidos pelo estudante.

Nos cursos online, todo o conteúdo das aulas é disponibilizado em formato de vídeo em uma área logada, onde o aluno também acessa textos de apoio e pode entrar em contato com professores e colegas do curso para tirar dúvidas.

O formato EAD tem como grande vantagem, além do valor reduzido das mensalidades, a possibilidade dos alunos poderem gerir sua rotina de estudo com maior autonomia.  

Saiba a nota de um curso EAD

Para descobrir se um curso foi ou não aprovado pelo Ministério da Educação, basta acessar o site do e-MEC. Neste site, o órgão disponibiliza as informações referentes às avaliações e notas de cursos e faculdades de ensino superior.

Para acessar, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site do e-MEC
  • Clique em "Consulta Avançada"
  • No campo "Buscar por", selecione “Curso de Graduação” e no campo seguinte, digite o nome do curso de seu interesse
  • Na aba UF, escolha o seu estado
  • Selecione a modalidade "A distância"
  • Digite os caracteres (letras e números) apresentados no campo correspondente
  • Clique no botão "Pesquisar".

Fazendo essa busca, você encontrará uma lista com os cursos e as informações relativas à situação perante o MEC, notas e outros detalhes da avaliação. Se houver um traço ( - ) é sinal de que aquele curso ainda não foi avaliado pelo órgão.

Boas faculdades para fazer uma graduação EAD

A nota concedida pelo MEC para os cursos de graduação é composta por dois conceitos principais: o Conceito Institucional (CI) e Índice Geral de Cursos (IGC). Para constituir esses conceitos, o órgão avalia diversos fatores, como o currículo do curso, o seu corpo docente, a estrutura da faculdade e as notas obtidas pelos estudantes no Enade.

Veja abaixo uma lista com as melhores faculdades a distância privadas, de acordo com esses dois conceitos. Tratam-se de faculdades com excelentes condições de pagamento, opções de bolsas de estudo e que participam de programas de financiamento como o FIES.

Confira:

Leia mais:
Faculdades a Distância reconhecidas pelo MEC

Se você já escolheu qual curso a distância vai fazer, deixe um recado abaixo contando que graduação fará e qual instituição escolheu!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: