dcsimg

Descubra quais as melhores faculdades EAD de 2020

(0.0 de 0)

A procura por cursos superiores a distância (EAD) vem crescendo ano a ano. De acordo com o Censo da Educação Superior mais recente, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), os cursos EAD já são responsáveis por quase 30% das matrículas em faculdades no Brasil.

Se você está pensando em fazer uma faculdade a distância em 2020, saiba que várias instituições bem avaliadas oferecem cursos nessa modalidade. 

É fácil entender porque o formato a distância é tão procurado: nele, é possível estudar de qualquer lugar e organizar os próprios horários. Para isso, basta ter força de vontade e um computador com acesso à internet. Além disso, os cursos superiores EAD costumam ser bem mais baratos do que os presenciais.

E vale lembrar que o diploma de quem se forma em uma faculdade a distância tem a mesma validade do que é obtido em cursos presenciais. Se o curso e a instituição forem reconhecidos pelo Ministério da Educação, o diploma será aceito tanto no mercado de trabalho quanto em programas de pós-graduação.

A seguir, falaremos sobre os critérios de avaliação usados pelo MEC e quais instituições com oferta de cursos EAD estão entre as mais bem avaliadas.

Critérios de avaliação

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar todas as instituições de ensino no Brasil, sejam elas públicas ou particulares.

As universidades são avaliadas pelo MEC a partir de dois critérios principais:

  • Conceito Institucional (CI): avalia o espaço físico, a infraestrutura, os métodos de ensino e o Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade — o qual, para os cursos a distância, recebe o nome de CI-EAD.
  • Índice Geral de Cursos (IGC): nota obtida a partir da média de todos os cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Em termos gerais, aponta a qualidade dos cursos oferecidos. É obtido por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e de avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Para ambos os conceitos, as notas atribuídas às universidades variam de 1 a 5. Resultados a partir de 3 são considerados positivos. Abaixo de 2, as notas são consideradas insatisfatórias e obrigam a instituição a se adequar dentro de um prazo determinado, sob risco de ter seus cursos suspensos.

As melhores faculdades EAD

A fonte oficial de divulgação das notas das instituições é o portal e-MEC. Confira, a seguir, algumas das faculdades com nota máxima no CI-EAD:

  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (pública)
  • Universidade Federal do Rio Grande (pública)
  • Universidade Estadual de Goiás (pública)
  • Universidade Federal do ABC (pública)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (privada)
  • Universidade Anhanguera (privada)
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (privada)

No portal e-MEC, é possível encontrar outros detalhes sobre os conceitos dessas instituições. Algumas combinam o CI-EAD alto com bons índices também nos demais conceitos. A Cruzeiro do Sul, por exemplo, atualmente tem CI 5 e IGC 4.

Para avaliar a qualidade da formação a distância, o Ministério da Educação também atribui conceitos para cada um dos cursos oferecidos pelas faculdades. Como essa avaliação é feita em ciclos e a oferta de formações EAD tem crescido rapidamente, é possível encontrar cursos nessa modalidade que ainda não foram avaliados. 

Em caso de dúvidas, pesquise no portal e-MEC e converse com a instituição de seu interesse.

Como funciona uma faculdade EAD

Nos cursos a distância, o conteúdo da maior parte das disciplinas é oferecido em plataformas virtuais de aprendizagem. Nelas, os estudante têm acesso a videoaulas, textos, materiais complementares de leitura, fóruns de discussão e chats para falar com tutores e professores.

Algumas atividades são realizadas presencialmente, nos polos de ensino da instituição em sua cidade. Podem ser, por exemplo, avaliações específicas ou aulas em laboratório, dependendo do curso superior escolhido. 

É a proporção entre atividades online e presenciais que determina se o curso receberá a denominação “online” ou “semipresencial”. Cursos que demandam muita aprendizagem prática, por exemplo, normalmente são oferecidos apenas nas modalidades presencial ou semipresencial. 

Onde estudar

Como dissemos, é muito importante que a faculdade escolhida por você seja reconhecida e bem avaliada pelo MEC. É o caso destas, por exemplo:

Entre em contato com a instituição de seu interesse para verificar qual é a melhor forma de ingresso e quais são os cursos a distância disponíveis. 

Se você estiver em busca de descontos ou bolsas de estudo, pergunte também sobre os programas em que essas instituições estão inscritas. Algumas também têm iniciativas próprias de financiamento e incentivo. 

Gostou das opções? Conseguir um diploma de ensino superior pode ser bem mais econômico do que você imagina!

Leia mais:

5 dicas para escolher um bom curso EAD

Veja 11 dicas para aproveitar bem um curso a distância

Você está pensando em fazer uma faculdade a distância? Já estudou nessa modalidade? Deixe um comentário falando sobre seus planos e expectativas.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro