dcsimg

Melhores cursos de Engenharia Elétrica

(0.0 de 0)

Conheça os melhores cursos de Engenharia Elétrica a distância, como é feita a avaliação do MEC e como funciona esta graduação no formato EAD!

Melhores cursos de Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica é um bacharelado com cinco anos de duração. É também um dos dez tipos de engenharia que atualmente podem ser cursados no formato a distância (EAD). Para fazer o ranking dos melhores cursos de Engenharia Elétrica a distância, listamos todos os que têm autorização do Ministério da Educação para oferecer turmas.

Como a oferta de graduação a distância é relativamente recente, a maioria dos cursos de Engenharia Elétrica a distância ainda não foi avaliada pelo MEC.

Melhores cursos de Engenharia Elétrica a distância

De todas as  universidades estão autorizadas a oferecer o curso de Engenharia Elétrica na modalidade a distância, somente duas já passaram pelas avaliações do MEC. Dessas, somente uma obteve conceito positivo (com notas entre 3 e 5):

Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)
Conceito de Curso: 4

As demais universidades bem conceituadas que já estão autorizadas a oferecer o curso de Engenharia Elétrica a distância e aguardam a avaliação do MEC são

 

É importante lembrar que, ao concluir um curso EAD reconhecido pelo MEC, o profissional recebe um diploma com o mesmo valor daquele originado em uma graduação presencial.

Como o MEC avalia os cursos de graduação a distância

O MEC usa os mesmos conceitos para avaliar todos os cursos superiores presenciais e a distância. Os indicadores do MEC que aferem a qualidade dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos funcionam da seguinte forma:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é a avaliação feita por estudantes do curso com o objetivo de verificar o rendimento em relação às habilidades e competências previstas na grade curricular. O Enade acontece uma vez por ano e a cada edição o MEC avalia um grupo de cursos. Ou seja, nem todos os cursos de graduação passam pelo o Enade todo ano.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e os resultados do Enade.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial feita por uma equipe do MEC, levando em consideração recursos didático-pedagógicos, corpo docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos.

As notas vão de 1 a 5. As notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. As avaliações são feitas periodicamente e envolvem todas as modalidades de graduação, tanto as presenciais quanto os cursos a distância.

Como descobrir a avaliação de um curso de Engenharia Elétrica a distância

As avaliações feitas pelo MEC estão disponíveis para consulta via Internet:

  1. Acesse o portal e-mec .
  2. Clique em "Consulta Avançada".
  3. No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso: “Engenharia Elétrica”.
  4. No menu “UF”, selecione o seu Estado. Se preferir, utilize os outros campos do formulário para refinar ainda mais a sua busca, como Município e gratuidade do curso.
  5. No campo “Modalidade”, selecione a opção “A Distância”.
  6. Digite os caracteres (letras e números) apresentados na imagem conforme as orientações da tela.
  7. Clique no botão "Pesquisar".

Logo abaixo do formulário de pesquisa estarão as notas atribuídas pelo MEC em Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade para cada curso. Se a informação marcar um traço (-), significa que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC, mas está autorizado a funcionar.

Como funciona o curso de Engenharia Elétrica a distância

Por ser bastante prático e incluir inúmeras atividades de laboratório, muita gente acha que os cursos de Engenharia em geral não podem ser feitos a distância. No entanto, essa modalidade de ensino não apenas está crescendo em número de oferta de cursos como também é reconhecida pelo MEC.

Antes de oferecer um curso de Engenharia Elétrica a distância, a instituição precisa passar por um rigoroso controle do MEC, apresentando qualificação dos professores, comprovação de infraestrutura tecnológica para garantir a comunicação com os alunos e da infraestrutura física nos polos de apoio presencial (laboratórios, equipamentos, etc.).

Ao ingressar no curso de Engenharia Elétrica a distância, o estudante passa a fazer parte de um ambiente virtual de aprendizagem, onde professores e estudantes se encontram para esclarecer dúvidas e trocar experiências. Neste ambiente que ficam disponíveis as aulas, as atividades e os materiais de apoio, além de fóruns de discussão.

O curso de Engenharia Elétrica a distância também prevê momentos presenciais obrigatórios para práticas de laboratório, oficinas de apoio à aprendizagem, seminários de integração, provas finais e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Estudar Engenharia Elétrica a distância requer do estudante disciplina e disposição para participar de atividades e colaborar com o grupo.

Entre as principais vantagens estão: a flexibilidade, a possibilidade de rever conteúdos e de organizar sua própria aprendizagem.

Desenvolver a autonomia é, para o estudante de Engenharia Elétrica, um aspecto importante para a sua carreira, pois ele atuará em uma área em constante mudança tecnológica e que exige dos profissionais grande disposição para estar sempre atualizado.

Conheça também os outros cursos de Engenharia que você pode cursar a distância:

Melhores cursos de Engenharia a distância

Você pretende fazer a graduação de Engenharia Elétrica a distância? Conte pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);