dcsimg

Melhores cursos de Engenharia de Produção a distância

(0.0 de 0)

Conheça as melhores universidades oferecem o curso de Engenharia de Produção a distância (EAD)!

Melhores cursos de Engenharia de Produção a distância

A graduação em Engenharia de Produção é um dos dez ramos da engenharia que podem ser cursados a distância. É a Engenharia oferecida pelo maior número de instituições: quem quer estudar Engenharia de Produção a distância pode se candidatar a uma vaga em 23 universidades de várias regiões do país.

Para fazer o ranking dos melhores cursos de Engenharia de Produção a distância, listamos todas as universidades autorizadas pelo Ministério da Educação. Depois, verificamos como o MEC classifica-as em suas três avaliações: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Conceito do Curso (CC).

O resultado é que a maioria dos cursos de Engenharia de Produção a distância ainda não foi avaliada pelo MEC, já que a oferta de graduação a distância, em todas as áreas, é relativamente recente.

Melhores cursos de Engenharia de Produção a distância

Dos 23 cursos de Engenharia de Produção a distância autorizados, apenas cinco já passaram pela avaliação do MEC sobre o Conceito de Curso, que atribui notas de 1 a 5 (as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias). Veja quais são as cinco universidades já avaliadas:

  • Universidade de Santo Amaro (UNISA) – Privada
    Conceito de Curso (CC): 4
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE) – Privada
    CC: 4
  • Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) – Privada
    CC: 4
    Enade: 2
  • Faculdade Nordeste (FANOR) – Privada
    CC: 4
  • Faculdade Redentor (FACREDENTOR) – Privada
    CC: 4

As demais instituições ainda aguardam a avaliação, mas já estão autorizadas pelo MEC a oferecer a graduação em Engenharia de Produção a distância:

Como o MEC avalia os cursos de graduação

Os três indicadores do MEC para medir a qualidade dos cursos de graduação funcionam da seguinte forma:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é uma prova feita pelos estudantes do curso para verificar seu rendimento em relação às habilidades e competências previstas no currículo programático.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e os resultados do Enade. As notas vão de 1 a 5.
  • Conceito do Curso (CC): esta avaliação é feita por uma equipe nomeada pelo MEC, que vai ao local para verificar como o curso atende aos requisitos de qualidade pedagógica, docente, infraestrutura e legislação.

Como descobrir a avaliação de um curso

As avaliações feitas pelo MEC estão disponíveis para consulta via internet:

  1. Acesse o portal e-mec .
  2. Clique em "Consulta Avançada".
  3. No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso: Engenharia de Produção.
  4. Na aba UF selecione o seu Estado. Se preferir utilize outros campos para refinar sua busca.
  5. Clique no botão "Pesquisar".

Os resultados mostrarão as avaliações do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Se a informação marcar um traço (-) significa que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC, mas está autorizado.

Como funciona o curso de Engenharia de Produção a distância

Graduação do tipo bacharelado, com duração média de cinco anos, o curso de Engenharia de Produção a distância prepara o aluno para atuar em processos produtivos de indústrias, construção civil, em atividades de infraestrutura, agrícolas, comerciais e governamentais.

No currículo estão disciplinas básicas das engenharias, como Cálculo, Física e Química. Entre as disciplinas específicas estão Gerência de Produção, Engenharia de Produto, Gestão da Qualidade e Produtividade, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Engenharia Econômica e Gerenciamento de Projetos.

O curso de Engenharia de Produção a distância oferece atividades via internet, como aulas pré-gravadas e fóruns de discussão. Isso proporciona flexibilidade,  o estudante pode participar na hora e no local que quiser.

O curso prevê também atividades presenciais, como práticas de laboratório, oficinas de apoio, seminários de integração e avaliações. Para isso, a instituição mantém polos presenciais.

O estudante passa por estágio obrigatório e, para se formar, deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vale lembrar: o diploma de uma graduação EAD reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Veja também:

Melhores cursos de Engenharia a distância

Você se interessou pelo curso de Engenharia de Produção a distância? Compartilhe suas ideias!


Acesse Faculdades a Distância para encontrar um curso de Engenharia de Produção a distância perto de você.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);