dcsimg

Melhores cursos de Engenharia Civil a distância

(0.0 de 0)

Descubra onde estão os melhores cursos de Engenharia Civil a distância, como funciona esta faculdade e o mercado de trabalho!

Melhores cursos de Engenharia Civil a distância

O curso de Engenharia Civil a distância prepara o profissional para desenvolver projetos e acompanhar a execução de obras nas áreas de habitação, transporte, energia e saneamento.

No Brasil, a Engenharia Civil ganhou bastante visibilidade nas últimas décadas, em função do aquecimento do mercado imobiliário, dos investimentos públicos em moradias populares e das obras para os grandes eventos esportivos.

A preparação dos profissionais acompanhou esse cenário: nos últimos anos aumentou mais de 50% o número de vagas nos cursos de Engenharia Civil nas universidades, inclusive com a oferta de cursos na modalidade a distância.

Conheça quais são os melhores cursos de Engenharia Civil a distância e como funciona a avaliação do MEC para os cursos EAD!

Melhores cursos de Engenharia Civil a distância

Selecionamos algumas das faculdades de Engenharia Civil a distância reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC:

A Engenharia Civil a distância é um curso relativamente recente e para fazer um ranking com as melhores é preciso aguardar que o MEC faça todas as avaliações.

Vale ressaltar que todas as  faculdades listadas receberam autorização do MEC para oferecer o curso de Engenharia Civil a distância. Para autorizar o curso, o MEC avalia o conteúdo programático e mais uma série de informações sobre a instituição e o projeto pedagógico do curso.

Como o MEC avalia os cursos a distância

Os cursos oferecidos na modalidade EAD passam pelas mesmas avaliações dos cursos presenciais. O MEC utiliza três indicadores para aferir a qualidade de um curso, seja ele presencial ou a distância.

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva-se em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.

Como descobrir a nota no meu curso de Engenharia Civil a distância

As avaliações de todos os cursos feitas pelo MEC são informações públicas e disponíveis via internet. Se você quiser conhecer as notas que o MEC atribui para a sua faculdade na qual você está interessado, o caminho é simples:

1. Acesse o portal e-mec.
2. Clique em "Consulta Avançada".
3. No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso.
4. Na aba UF, selecione o seu Estado.
5. Se preferir, utilize os outros campos do formulário para refinar mais a sua busca:
- Município
- Gratuidade do curso
- Modalidade: a distância/presencial
6. Clique no botão "Pesquisar". A lista com os resultados irá aparecer na mesma tela, logo abaixo do formulário da pesquisa.

Nela estarão todos os cursos pesquisados, com as notas nas avaliações do Conceito do Curso (CC), do Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Se a informação marcar um traço (-), pode significar que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC.

Como funciona o curso de Engenharia Civil a distância

O curso de Engenharia Civil a distância é do tipo de Bacharelado, ou seja, oferece uma formação generalista que habilita o profissional a trabalhar em diversas áreas.  A duração média do curso de Engenharia Civil é de cinco anos.

As disciplinas do curso de Engenharia Civil a distância podem variar de acordo com cada instituição. O currículo geralmente inicia com as disciplinas básicas da Engenharia, como Cálculo, Química e Desenho. Depois entram as disciplinas específicas, como Cálculo Estrutural, Materiais, Mecânica dos Solos, Transportes e Topografia.

Nos cursos EAD, o estudante realiza a maior parte das atividades a distância, na hora e no local que quiser. As aulas são oferecidas pela internet, bem como o suporte de tutores. Algumas atividades, como provas finais, aulas de laboratório e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), devem ser realizadas presencialmente nos polos de apoio da instituição.  Há universidades que oferecem a opção semipresencial, com atividades semanais no pólo de apoio.

Ao se formar em um curso Engenharia Civil a distância que seja reconhecido pelo MEC, o profissional portará um diploma com a mesma validade daqueles obtidos em cursos presenciais.

Veja também:

Saiba como funciona uma faculdade a distância

Você se interessou pelo curso de Engenharia Civil a distância? Deixe aqui um comentário falando sobre as suas expectativas!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);