dcsimg

Melhores cursos de Enfermagem a distância

(0.0 de 0)

Conheça os melhores cursos de Enfermagem para se estudar na modalidade EAD e saiba como funciona esta graduação a distância!

Melhores cursos de Enfermagem a distância

Estudantes em busca de uma graduação em Enfermagem na modalidade a distância têm à disposição quatro universidades autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos de Enfermagem a distância são do tipo Bacharelado, que proporciona uma formação generalista, com a qual o profissional pode atuar em diferentes áreas da Enfermagem.

Descubra quais são os melhores cursos de Enfermagem a distância, como funciona o curso e como está o mercado de trabalho para quem se forma nesta graduação!

Os melhores cursos de Enfermagem a distância

Para fazer a lista dos melhores cursos de Enfermagem a distância, primeiro selecionamos aqueles que possuem autorização para oferecer turmas. Depois, identificamos como o MEC avalia essas graduações.

Das dez instituições autorizadas a oferecer a graduação de Enfermagem a distância, apenas duas já passaram pela avaliação do MEC. Dessas, só uma teve conceito positivo:

Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) – Privada
Conceito de Curso (CC): 3

As outras ainda não foram avaliadas, mas já estão autorizadas pelo MEC para oferecer turmas de graduação em Enfermagem. Como exemplos, citamos:

Nem sempre há turmas abertas para cursos de Enfermagem a distância. O ideal mesmo é entrar em contato com a faculdade do seu interesse para verificar se há vagas.

A oferta de graduação a distância no Brasil ainda é muito recente. Por isso, muitos cursos ainda não foram avaliados – não apenas os de Enfermagem, mas de todas as áreas do conhecimento. É importante ressaltar que o diploma obtido em um curso EAD reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Como o MEC avalia os cursos de graduação

O MEC utiliza três indicadores para verificar a qualidade dos cursos de graduação:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): busca verificar o desempenho dos estudantes em relação às habilidades e competências a serem desenvolvidas no curso.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e os resultados do Enade.
  • Conceito do Curso (CC): nesta avaliação, uma equipe nomeada pelo MEC visita a universidade para verificar como o curso atende às dimensões pedagógicas, docentes, de infraestrutura, requisitos legais e normativos.

Nas três avaliações as notas vão de 1 a 5. Notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. As avaliações são realizadas periodicamente e podem ser consultadas na base de dados do MEC, o e-mec.

O que é o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem tem por objetivo preparar profissionais capazes de promover, proteger, recuperar e reabilitar a saúde das pessoas. Esta graduação dura em média cinco anos e é oferecida na modalidade a distância com a habilitação em Bacharelado.

O currículo do curso de Enfermagem é formado por disciplinas das Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais. Este conjunto busca aliar um conhecimento sólido na área da saúde com a reflexão crítica do papel da profissão junto à sociedade.

Nas disciplinas que fazem parte das Ciências da Enfermagem, o estudante aprende sobre fundamentos da profissão, os tipos de assistência e processos de administração. Os estudos vão desde problemas de saúde mais simples até os mais complexos. O estudante também conhece os diferentes serviços de atendimento prestados pelo sistema público de saúde.

No curso de Enfermagem, o estágio é obrigatório. Nele o estudante deve participar do diagnóstico da situação e traçar o perfil da população atendida. Deve entender na prática como o trabalho e as equipes estão organizados. Para se formar, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como funciona o curso de Enfermagem a distância

Ao ingressar em um curso a distância, o estudante passa a ter acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, onde são publicados vídeos das aulas, roteiros de atividades, textos complementares e outros materiais de apoio.

Nas aulas em vídeo, os professores explicam seu conteúdo com apresentações, trechos de filmes, documentários e entrevistas que ajudam a contextualizar o conteúdo tratado.

O ambiente virtual funciona também como uma rede social, um local onde o estudante pode conversar com os professores, tutores e colegas de curso.

Pela legislação brasileira, os cursos de graduação a distância devem prever a realização de várias atividades presenciais. São os seminários de integração, atividades de apoio à aprendizagem, práticas em laboratórios, supervisão de estágio obrigatório, orientação de trabalho de conclusão e avaliações.

Algumas universidades estabelecem encontros presenciais mensais. Outras organizam encontros semanais, na chamada modalidade semipresencial.

No caso do curso de Enfermagem a distância, as atividades presenciais podem se dar em laboratórios, com o objetivo de capacitar o aluno para práticas em unidades hospitalares e unidades básicas de saúde, na atenção e cuidado aos pacientes. Outras atividades em laboratório são as aulas práticas de anatomia, fisiologia, farmacologia e bioquímica, entre outras disciplinas.

As atividades presenciais são desenvolvidas nos polos de apoio da universidade. Por isso, na hora de se inscrever no processo seletivo de uma graduação a distância, recomenda-se escolher um polo que seja próximo de sua residência, a fim de aproveitar duas das principais vantagens do EAD: economia de tempo e de dinheiro.

Veja também:

Benefícios do Ensino a Distância


Você tem interesse em cursar a graduação de Enfermagem na modalidade EAD? Conte pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);