dcsimg

Melhores cursos de Educação Física a distância

(0.0 de 0)

Conheça as melhores faculdades para cursar a graduação em Educação Física a distância!

Melhores cursos de Educação Física a distância

Quem pretende fazer a graduação em Educação Física a distância irá encontrar várias oportunidades, tanto em instituições públicas quanto privadas. A primeira escolha a ser feita é quanto ao tipo de habilitação: Licenciatura ou Bacharelado.

A Licenciatura habilita o aluno a dar aulas em escolas do ensino fundamental e médio. O Bacharelado permite ao profissional trabalhar em espaços como academias e clubes.

Para fazer a lista dos melhores cursos de Educação Física a distância, organizamos de acordo com a habilitação e incluímos apenas aqueles que estão autorizados pelo Ministério da Educação.

O MEC usa três conceitos para aferir a qualidade de um curso: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Conceito do Curso (CC). Como a oferta de graduação a distância é relativamente recente, a maioria dos cursos ainda não foi avaliada pelo MEC.

Melhores cursos de Licenciatura em Educação Física a distância

Atualmente, 17 instituições públicas e privadas oferecem o curso de Licenciatura em Educação Física a distância. Desse total, apenas quatro passaram por alguma avaliação do MEC e obtiveram conceitos positivos (3, 4 e 5):

  • Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) - Privada
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Pública
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) - Privada
  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) - Privada

Outros cursos de Educação Física autorizados pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Educação Física a distância:

Todas as faculdades da lista acima participam do Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas em cursos superiores a estudantes de baixa renda. Além disso, trabalham com iniciativas próprias de bolsas de estudos, financiamento sem burocracia, convênios e descontos.

Melhores cursos de Bacharelado em Educação Física a distância

Até o momento a habilitação em Bacharelado em Educação Física a distância é oferecida em poucas instituições. Entre elas, destacamos:

Entenda como funcionam as avaliações do MEC

Os indicadores do MEC que atestam a qualidade dos cursos funcionam da seguinte forma:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é uma prova que deve ser resolvida por estudantes do curso. O objetivo é verificar o rendimento em relação a habilidades e competências definidas no currículo programático. O Enade acontece anualmente e avalia um conjunto de áreas do conhecimento diferente a cada ano.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva-se em conta o resultado do Enade. As notas vão de 1 a 5. Notas até 2 são consideradas insatisfatórias.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos.

Como descobrir a avaliação de um curso de Educação Física a distância

As avaliações feitas pelo MEC estão disponíveis para consulta via internet. Basta seguir os passos:

  1. Acesse o portal do e-mec .
  2. Clique em "Consulta Avançada".
  3. No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação e, no campo “Curso”, digite “Educação Física”.
  4. Na aba UF selecione o seu Estado. Se preferir, utilize os outros campos do formulário para refinar mais a sua busca.
  5. No campo “Modalidade”, selecione a opção “A distância”.
  6. Digite os caracteres apresentados na imagem (letras e números) no campo correspondente.
  7. Clique no botão "Pesquisar".

Na lista com os resultados estarão as notas das avaliações do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Se a informação marcar um traço (-), significa que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC, mas está autorizado a funcionar.

Mais detalhes sobre o curso de Educação Física a distância

O curso de Educação Física tem duração de 4 anos. Antes de entrar na universidade, os candidatos devem escolher pela habilitação Licenciatura ou Bacharelado.

Na Licenciatura o estudante irá compreender o papel da Educação Física nas escolas, no processo de socialização e de aprendizagem. No Bacharelado, o estudante irá preparar e acompanhar atividades físicas em uma população mais ampla.

Nos dois casos, o curso aborda aspectos que fazem parte da atividade física: psicológicos, sociais, históricos, biológicos e físicos. O curso proporciona a experiência em diversos esportes e atividades recreativas, o esporte escolar, ginástica, dança, lutas e lazer.

Ao cursar Educação Física EAD, o estudante realiza a maior parte das atividades a distância, na hora e no local que quiser. As aulas, o apoio de tutores e a integração com os colegas acontecem pela internet. Algumas atividades são realizadas presencialmente, como aulas de inauguração, avaliações, defesas de trabalho de conclusão. Para isso, a instituição mantém polos de apoio presencial em várias cidades. Assim, para tirar melhor proveito das vantagens de estudar a distância, é importante escolher um polo próximo de sua residência.

Vale lembrar que o diploma de Educação Física obtido em curso a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Você pretende fazer o curso de Educação Física a distância? Compartilhe as suas ideias com a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);