dcsimg

Melhores cursos de Economia a distância

(0.0 de 0)

Saiba quais são as melhores universidades para fazer a graduação em Ciências Econômicas. Veja também como funciona a graduação EAD em Economia!

O curso de Economia, ou Ciências Econômicas, é um bacharelado com duração média de quatro anos que prepara profissionais para atuação em diversas áreas como o mercado financeiro, gestão de empresas ou institutos de pesquisas econômicas.


Para fazer o ranking dos melhores cursos de Economia a distância, selecionamos apenas as instituições autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer a graduação em Ciências Econômicas nesta modalidade. São poucas as universidades que se encaixaram nessa classificação.

Depois, verificamos as notas de cada um desses cursos junto ao MEC. Como ocorre em várias graduações EAD, a maioria dos cursos de Economia a distância ainda não foi avaliada.

Melhores cursos de Economia

De todas as instituições que oferecem o curso de Ciências Econômicas a distância com a autorização do MEC, apenas uma já passou pelas três avaliações do MEC com conceitos positivos. As notas vão de 1 a 5:

  • Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD-MG)
    Conceito de Curso: 4
    Enade: 3
    CPC: 3

Outras instituições que também oferecem o curso de Ciências Econômicas na modalidade EAD ainda não passaram pela avaliação do MEC. No entanto, todas estão autorizadas a oferecer turmas e formar profissionais. Conheça alguns destaques:

Como o MEC avalia os cursos de graduação

Para verificar a qualidade dos cursos de graduação, o MEC utiliza três indicadores:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): nesta avaliação, estudantes dos primeiros e dos últimos anos realizam uma prova para verificar seu desempenho em relação às habilidades e competências previstas no programa do curso.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e os resultados do Enade.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação realizada presencialmente, por uma equipe nomeada pelo MEC que verifica como o curso atende aos requisitos normativos, legais, pedagógicos, de qualidade dos professores e infraestrutura.

As universidades são classificadas com notas de 1 a 5. Notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. As avaliações são realizadas periodicamente e se aplicam tanto a graduações presenciais quanto a distância.

Como consultar a nota de um curso

O procedimento para consultar as avaliações do MEC é simples:

  1. Acesse o portal e-mec.
  2. Clique em "Consulta Avançada".
  3. No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação.
  4. No campo nome do curso, digite “Ciências Econômicas”. É assim que o curso de Economia está cadastrado no MEC.
  5. Se preferir, utilize os outros campos para delimitar a busca por Estado, gratuidade, etc.
  6. Clique no botão "Pesquisar".

Na lista com os resultados estarão as notas das três avaliações. Se a informação marcar um traço (-) significa que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC, mas está autorizado a funcionar.

O curso de Economia a distância

O curso de Ciências Econômicas tem duração média de quatro anos e é oferecido na habilitação bacharelado. Nele os estudantes compreendem como os bens e serviços são produzidos e distribuídos na sociedade. O curso também prepara profissionais para aplicar os conhecimentos econômicos na gestão empresarial e financeira.

As primeiras disciplinas traçam um panorama da realidade brasileira e mundial. Os alunos aprendem sobre os principais temas econômicos da atualidade, como: inflação, taxas de juros e de câmbio, emprego, distribuição de renda e blocos econômicos, entre outros.

A partir da metade da graduação, o estudante pode aprofundar nas áreas que tem mais interesse, como: Finanças, Investimentos, Economia Empresarial, Economia Industrial e da Tecnologia, Economia Regional, Política, Evolução do Capitalismo, etc.

Entre as características da graduação em Ciências Econômicas na modalidade EAD, destacam-se:

  • Atividades via internet: as instituições mantêm ambientes virtuais de aprendizagem, que armazenam aulas pré-gravadas.
  • Apoio docente: os professores e tutores estão sempre à disposição para tirar dúvidas e avaliar o andamento das atividades.
  • Participação e integração: muitas atividades online estimulam o estudante a participar de fóruns de discussão e fazer atividades em conjunto com seus colegas.
  • Flexibilidade: o estudante participa na hora e no local que quiser.
  • Atividades presenciais: o curso prevê atividades nos polos de apoio da instituição. São as aulas inaugurais, oficinas de apoio, seminários de integração e avaliações. Recomenda-se que o estudante escolha um polo próximo de sua residência.

Algumas instituições exigem o estágio. Para se formar no curso de Ciências Econômicas, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vale lembrar que o diploma de uma graduação a distância reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

O mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Econômicas a distância é amplo, tanto em empresas privadas como no setor público. Nos últimos anos, os setores que mais têm oferecido oportunidades de trabalho para os economistas são bancos de investimentos, empresas exportadoras e do agronegócio.

Acesse Faculdades a Distância para encontrar um curso de Ciências Econômicas a distância perto de você.

Você se interessou em cursar Economia na modalidade a distância? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);