dcsimg

Melhores cursos de Administração a distância

(0.0 de 0)

Saiba quais são as melhores universidades para estudar Administração na modalidade a distância. Veja também como funciona a graduação EAD!

Melhores cursos de Administração a distância

O curso de Administração é um dos que mais oferecem turmas na modalidade a distância, sejam em universidades públicas ou privadas, de todas as regiões do país.

Para fazer o ranking dos melhores cursos de Administração a distância, selecionamos apenas os que têm autorização do Ministério da Educação para funcionar.

Em seguida, verificamos como o MEC avalia as graduações em relação ao Conceito de Curso (CC), um dos três indicadores de qualidade e que abrange o maior número de instituições. As notas vão de 1 a 5.

Melhores cursos de Administração a distância

O curso de Administração é oferecido na modalidade a distância por centenas de instituições, das quais quatro detêm nota máxima (5) na avaliação do MEC para Conceito de Curso:

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - Privada
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Privada
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) - Pública
  • Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG) - Privada

Outras 25 universidades detêm a segunda melhor nota na avaliação do MEC sobre o Conceito de Curso (CC). Veja algumas instituições:

  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) – Privada
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada
  • Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) – Privada
  • Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) – Privada
  • Universidade Católica de Brasília (UCB) – Privada
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Pública
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada

Confira mais algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo pelo MEC que oferecem o curso de Administração a distância

Como funcionam as avaliações do MEC ?

O MEC utiliza três indicadores para verificar a qualidade dos cursos:

  • Conceito do Curso (CC): nesta avaliação a instituição recebe a visita de uma equipe designada pelo MEC, que verifica quatro dimensões do curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é uma prova aplicada a estudantes dos primeiros e últimos semestres do curso. Verifica o rendimento das habilidades e competências previstas no currículo daquela graduação.
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e os resultados do Enade.

Nas três avaliações as notas vão de 1 a 5. Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

As avaliações do MEC são realizadas periodicamente, por isso na hora de buscar um curso vale a pena pesquisar pelas notas mais recentes.

Como consultar a nota de um curso

Para consultar as avaliações do MEC, o procedimento é simples:

  1. Abra o portal e-mec.
  2. Clique em "Consulta Avançada".
  3. No campo "Buscar por", clique em Curso de Graduação e digite o nome do curso. Se preferir, utilize os demais campos para refinar sua busca.
  4. Clique no botão "Pesquisar".

Na lista com os resultados estarão as notas das três avaliações. Se a informação marcar um traço (-), significa que o curso ainda não foi avaliado pelo MEC, mas está autorizado a funcionar.

O curso de Administração

Graduação do tipo Bacharelado, o curso de Administração a distância tem duração média de quatro a cinco anos. Sua formação generalista prepara um profissional capaz de atuar nas diferentes áreas da gestão organizacional:

  • Recursos humanos: atua na definição de perfis de trabalho, processo de seleção, planos de carreira, ações de treinamento, motivação e desligamento.
  • Finanças: controla contas a pagar e a receber, tributos e impostos, contas correntes e investimentos.
  • Produção: controla a compra de insumos, seleção de fornecedores, estoque, processo produtivo, qualidade e entrega.
  • Marketing: cria o conceito e identidade de novos produtos, elabora formas de promoção, identifica novos mercados e pontos de venda.

O trabalho do administrador é requisitado pelas mais variadas instituições:

  • Empresas comerciais, desde os pequenos empreendimentos até organizações multinacionais
  • Setor público
  • Organizações não governamentais
  • Consultorias empresariais
  • Mercado financeiro

Como funciona a graduação em Administração EAD

Autonomia e comprometimento são as principais características para quem quer fazer uma graduação a distância - qualidades cada vez mais valorizadas também no mercado de trabalho.

Na modalidade EAD, as aulas em vídeo e os materiais de apoio ficam disponíveis o tempo todo no ambiente virtual de aprendizagem, para o estudante consultar na hora e do local que quiser.

A participação em fóruns e debates é fundamental. Muitas vezes as avaliações ocorrem pela qualidade das contribuições e das colaborações aos colegas.

Várias atividades são realizadas de forma presencial, nos polos de apoio mantidos pelas universidades. São aulas inaugurais, seminários de integração, avaliações, defesas de trabalho de conclusão. Para tirar melhor proveito das vantagens de estudar a distância, é importante que o aluno escolha um polo próximo de sua residência.

Vale lembrar que o diploma de Administração obtido em curso a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Veja também:
EAD tem qualidade?


Você ficou interessado em fazer o curso de Administração a distância? Compartilhe suas ideias!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);