dcsimg

Entenda sobre como funciona uma licenciatura para bachareis

(0.0 de 0)

Os cursos de bacharelado oferecem uma formação ampla que possibilitam ao profissional formado atuar em diferentes áreas. No entanto, o bacharel não tem habilitação para dar aulas em escolas: para isso, ele precisa ter um diploma de licenciatura.

Quem já é formado e pretende ingressar na carreira de professor, deve fazer um curso de formação pedagógica. Ainda que voltar a estudar pareça um desafio para aqueles que estão no mercado de trabalho, é possível cursar  licenciatura a distância, com toda a flexibilidade que a modalidade oferece.

Neste artigo, você irá descobrir como funciona a licenciatura para bacharéis e ainda ver uma lista de faculdades onde estudar para complementar seus estudos. Confira!

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Quando se forma em um curso de grau bacharelado, o aluno fica habilitado a atuar em diversas áreas do mercado do trabalho, podendo ser funcionário de empresas, empreendedor, prestar concurso público ou seguir carreira acadêmica.

Já o diploma de licenciatura permite que o graduado possa também lecionar em escolas particulares e públicas nos níveis fundamental e médio e em cursos profissionalizantes. Além de todo o conteúdo teórico específico da área escolhida, os alunos estudam também disciplinas da área de Educação como Didática, Metodologia do Ensino, Práticas Pedagógicas, Fundamentos da Educação, Libras, e outras.

Como fazer uma licenciatura para bacharéis?

Para quem é bacharel e almeja uma diploma de licenciatura, há duas formas de ingressar no curso: optando pela segunda graduação ou complementando os estudos com a Formação Pedagógica.

Os que pretendem cursar uma segunda graduação irão passar por todo o processo de prestar vestibular, estudar o período de três a quatro anos e cumprir com o estágio supervisionado obrigatório.

Já aqueles que preferem adiantar o processo, o melhor caminho é optar pelo curso de Formação Pedagógica, também conhecido como Formação Pedagógica para Não Licenciados.

O curso tem duração de dois a três semestres e está disponível na modalidade EAD. Para se matricular, é necessário apresentar a documentação exigida pela faculdade, como o diploma de bacharelado e o histórico escolar detalhado.

Como funciona a licenciatura para bacharéis?

Quem deseja cursar a licenciatura para bacharéis na modalidade EAD, encontrará duas opções disponíveis. Saiba como funciona:

Licenciatura no mesmo curso em que possui bacharelado

Esta é a modalidade de licenciatura voltada para quem deseja lecionar no mesmo curso em que se formou como bacharel. Por exemplo: uma pessoa com bacharelado em Matemática que pretende dar aulas de Matemática nas escolas.

  • Duração do curso: 2 semestres.
  • Curso dividido em: Estágio, Atividades Complementares Obrigatórias e Teórica e Prática.

Licenciatura na mesma área em que possui bacharelado

Esta licenciatura permite que o bacharel se licencie em um curso da mesma área do conhecimento em que se formou. Por exemplo: alguém que se formou em Farmácia e que pretende dar aulas de Química nas escolas.

  • Duração do curso: 3 semestres.
  • Curso dividido em: Estágio, Atividades Complementares Obrigatórias e Teórica e Prática.

Quais são os cursos de licenciatura para bacharéis?

Os cursos de licenciatura para bacharéis a distância são formados por disciplinas específicas para cada área do conhecimento. Veja os principais:

  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Matemática.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Biologia.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Física.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Geografia.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em História.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Química.
  • Formação Pedagógica para Não Licenciados em Português.

Outros cursos de licenciatura para bacharéis EAD disponíveis são:

Ciências Humanas e Sociais

  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Pedagogia
  • Sociologia

Ciências Exatas

  • Física
  • Informática
  • Matemática

Ciências Biológicas

  • Biologia
  • Química

Como são as aulas da licenciatura para bacharéis?

Como adiantamos, o curso de Formação Pedagógica está disponível na modalidade EAD. Isso significa que o aluno irá assistir aulas online, em ambiente virtual fornecido pela faculdade.

Assim, ele terá à sua disposição todo o material do curso como videoaulas, apostilas e livros digitais, biblioteca virtual, links, fóruns de discussão e submissão de trabalhos, chats com tutores e muitos outros recursos pedagógicos desenvolvimentos especificamente para o curso.

Estudando a distância, o aluno poderá estabelecer o seu próprio cronograma, conciliando o calendário acadêmico com seus horários disponíveis. Ele deverá comparecer à faculdade somente para a realização de provas e apresentação de trabalhos.

O diploma de licenciatura para bacharéis EAD tem validade?

Como a modalidade de ensino a distância é autorizada pelo Ministério da Educação, o diploma da graduação EAD possui a mesma validade da graduação presencial: isso vale também para os cursos de licenciatura para bacharéis.

Além disso, o diploma dos cursos EAD não especifica a modalidade em que o aluno se formou.

No entanto, é importante ficar atento: para que o seu diploma seja realmente válido e aceito pelo mercado de trabalho, é fundamental que seja emitido por uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Quanto custa fazer uma licenciatura para bacharéis?

Os cursos na modalidade EAD costumam sair mais em conta do que os presenciais. Isso porque não há necessidade do aluno se deslocar diariamente até a faculdade, o que representa uma boa economia.

As mensalidades dos cursos a distância também são mais baratas. Por exemplo, um curso de Formação Pedagógica EAD para bacharéis na Cruzeiro do Sul Virtual, uma instituição reconhecida pelo MEC, sai por menos de R$300 ao mês.

Onde fazer cursar licenciatura para bacharéis?

Várias instituições particulares oferecem licenciaturas e cursos de Formação Pedagógica para bacharéis a distância.

Listamos abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bons cursos. Conheça:

Estas faculdades oferecem também benefícios como bolsas de estudos, convênios, descontos e financiamentos diversos que facilitam o acesso daqueles que sonham em se tornar professores.

Veja também:

Como funciona a Licenciatura a distância

Conheça 8 cursos de Licenciatura a distância reconhecidos pelo MEC

É bacharel e pretende cursar uma licenciatura? Conta para a gente nos comentários, qual a sua formação!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro