dcsimg

Vale a pena fazer Licenciatura a distância?

(0.0 de 0)

Descubra se fazer um curso de Licenciatura EAD é uma boa opção para você!

Vale a pena fazer Licenciatura a distância?

O Ensino a Distância (EAD) vem atraindo cada vez mais estudantes por todo o País. Segundo dados do último Censo do Ensino Superior, já são mais de 1,3 milhão de pessoas matriculadas nesta modalidade de ensino.

Isto considerando apenas os cursos de graduação. Se contarmos também os alunos EAD de cursos livres, de treinamento corporativos, especializações, etc., este número sobe para mais de 6 milhões, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Os cursos de Licenciatura estão entre os mais procurados nessa modalidade de ensino. Flexibilidade de horário e economia de tempo e dinheiro são alguns dos fatores que levam os estudantes a optarem pelos cursos online.

Mas será que a Licenciatura a distância é realmente uma boa opção? Conheça as principais características deste formato de curso e descubra se vale a pena investir!

 

Vale a pena fazer uma Licenciatura a distância?

A resposta para esta pergunta é: depende! Cada caso é diferente, existem pessoas que se adaptam bem a esta modalidade de ensino, outras preferem frequentar o curso presencial.

Para saber se a Licenciatura EAD é uma boa opção no seu caso, é preciso conhecer bem seus objetivos, perfil e rotina. Primeiro, vamos entender qual o perfil esperado de um bom estudante de EAD.

 

Perfil do estudante de cursos EAD

Em um curso EAD, o aluno precisa ter disciplina para estudar sozinho, pois não terá a presença física diária de professores e colegas de turma. A organização dos estudos fica por conta do aluno, que vai decidir quais os melhores horários para se dedicar a leituras, fazer exercícios ou interagir no ambiente virtual de aprendizagem.

Ter familiaridade com tecnologia e saber usar o computador é fundamental. Mas não é preciso ser um gênio da computação, basta saber o básico das principais ferramentas utilizadas no EAD como, por exemplo: editores de texto, programas para visualizar vídeos, navegadores de internet, e-mail, etc.

Para se manter motivado e conseguir acompanhar o curso, o aluno precisa ter iniciativa. Na plataforma online, é possível interagir com professores, tutores e colegas, além de assistir vídeo-aulas e participar de fóruns de discussão. A experiência é mais proveitosa quando o aluno é proativo e busca “estar presente” tanto quanto for possível.

Se você se identificou com este perfil ou acha que com um pouco de esforço pode chegar lá, então se matricular em um curso a distância pode ser uma boa opção. O próximo passo é conhecer as principais características das Licenciaturas EAD para saber se esta modalidade de ensino se encaixa no seu estilo de vida.

 

Características das Licenciaturas a distância

A flexibilidade de horário é, sem dúvida, uma das maiores vantagens de um curso EAD. O fato de poder determinar seu próprio ritmo e os melhores momentos para estudar possibilita aos alunos conciliarem trabalho e faculdade com mais tranquilidade.

Se os horários de seu emprego atual não permitem que você frequente aulas todos os dias, então o EAD pode ser uma ótima solução para fazer uma faculdade. Por outro lado, é importante lembrar que flexibilidade de horário não significa estudar pouco, ou menos que no presencial. Antes de se matricular certifique-se de que será possível encaixar em sua rotina um tempo adequado para se dedicar aos estudos. O ideal é ter certa regularidade e distribuir o tempo de cada atividade durante a semana, para não deixar acumular o conteúdo.

Não precisar se deslocar até uma universidade é outro fator que atrai diversos estudantes para o EAD. Os cursos de Licenciatura a distância são ideais para quem mora longe dos grandes centros, ou perderia muitas horas por dia com deslocamentos.

No entanto, é importante lembrar que os cursos de Licenciatura EAD não são completamente online. Por determinação do Ministério da Educação (MEC), toda graduação precisa ter algumas atividades presenciais obrigatórias. De modo geral, elas compreendem avaliações finais, aulas práticas, apresentação de trabalhos e atividades em laboratórios. O aluno precisa se dirigir até um polo de apoio presencial nos dias e horários agendados para realizar estas tarefas.

As universidades que oferecem Licenciaturas a distância possuem uma sede (um endereço principal) e diversos polos de apoio presencial em outras cidades e até em outros estados. Antes de escolher a instituição de ensino, verifique onde ficam os polos para o curso desejado e escolha aquele que estiver mais próximo de você.

 

O diploma de Licenciatura a distância tem validade?

Uma das questões que pode deixar o aluno em dúvida sobre fazer ou não um curso a distância é a validade do diploma. Se você fizer um curso de Licenciatura EAD reconhecido pelo MEC, o diploma terá a mesma validade que o de um curso presencial.

O MEC é responsável por avaliar a qualidade do ensino superior e atribui notas aos cursos presenciais e a distância a partir dos mesmos critérios e com o mesmo rigor. Então, desde que seu curso seja reconhecido pelo MEC, pode ficar tranquilo que seu diploma será válido!

 

Onde encontrar cursos de Licenciatura EAD

Conheça algumas universidades credenciadas pelo MEC que possuem cursos de Licenciatura a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Saiba como fazer uma Licenciatura a distância

 

Você está em dúvida se faz um curso de Licenciatura EAD? Conte para a gente quais critérios está utilizando para tomar uma decisão!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);