dcsimg

Quer fazer faculdade de Fisioterapia a distância? Saiba mais

(0.0 de 0)

Descubra se existe curso de Fisioterapia a distância e conheça as alternativas para seguir esta carreira!

Fisioterapia EAD

Clubes esportivos, clínicas especializadas e hospitais são alguns do locais onde um fisioterapeuta costuma trabalhar. É uma carreira em alta e a possibilidade de montar o próprio negócio, aliada ao aumento da procura por esse profissional em todo o Brasil vem impulsionando também a oferta de graduações em Fisioterapia.

O curso prepara o profissional para restabelecer movimentos ou ajudar na recuperação de lesões em pacientes de todas as idades. Também ajuda no tratamento e melhoria de desempenho de atletas de alto nível.

Para quem pretende seguir essa carreira mas não tem tempo de acompanhar um curso presencial, temos uma boa e uma má notícia. A boa é que existem faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer Fisioterapia a distância. O único porém é que a graduação conta com uma série de aulas práticas e atividades de laboratório, o que obriga o aluno a comparecer algumas vezes por semana ao polo de apoio presencial. Ou seja, o curso é a distância, mas não dá para fazê-lo completamente online.

A má notícia é que nem sempre as faculdades autorizadas pelo MEC abrem matrícula. Por isso, o que você vai encontrar a seguir é um guia genérico sobre o curso e as orientações de como descobrir se tem faculdade de Fisioterapia a distância na sua cidade.

Veja a seguir como funciona a faculdade de fisioterapia a distância, quanto custa estudar nessa modalidade e as alternativas para quem não tem um polo de apoio dessas instituições perto de casa.

Onde tem curso de Fisioterapia a distância

Ainda são poucas as faculdades de Fisioterapia a distância reconhecidas pelo MEC e a disponibilidade depende do semestre e da formação de turmas.

Entre as mais tradicionais, destacamos:

Como funciona o curso de Fisioterapia a distância

Embora seja considerado a distância, nas duas universidades o curso de Fisioterapia é oferecido no formato semipresencial.

Isso significa que a parte teórica do curso é feita pela internet, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nessa plataforma, os alunos encontram o conteúdo do curso, apostilas, exercícios e ferramentas de comunicação para falar com professores, tutores e demais colegas.

Já a parte prática, como aulas em laboratórios, provas finais e apresentações de trabalhos acontecem no polo de apoio presencial. O aluno deve se deslocar até um deles várias vezes por semana para cumprir essa parte do curso. Em algumas faculdades o estudante de Fisioterapia precisa frequentar o polo de segunda a sexta-feira. O restante da carga horária é realizada online, no horário que o aluno achar mais conveniente.

O que se estuda na faculdade de Fisioterapia a distância?

Toda graduação, para ser autorizada, precisa seguir as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). No caso de Fisioterapia, o aluno EAD vai encontrar todas as disciplinas necessárias para sair da faculdade pronto para encarar o mercado, em pé de igualdade com quem fez o curso presencial!

Tanto o currículo como a duração da Faculdade EAD de Fisioterapia seguem os mesmos critérios do presencial. A duração é de cinco anos e o aluno terá matérias como:

  • Anatomia Funcional Aplicada à Fisioterapia
  • Anatomia Humana         
  • Antropologia, Ética e Cultura    
  • Avaliação Cinético-Funcional do Tronco e Membros Superiores
  • Avaliação Cinético-Funcional dos Membros Inferiores          
  • Avaliação Fisioterapêutica         
  • Biologia Humana
  • Bioquímica e Farmacologia
  • Cinesioterapia
  • Diagnóstico por Imagem
  • Estágio Supervisionado
  • Fisiologia do Exercício
  • Fisiologia Humana
  • Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher e do Homem
  • Fisioterapia Musculoesquelética Aplicada e Clínica
  • Fisioterapia Neurofuncional Aplicada e Clínica
  • Fisioterapia Pneumocardiológica Aplicada       e Clínica
  • Fisioterapia Preventiva
  • Fundamentos Históricos e Recursos Fisioterapêuticos
  • Gestão e Empreendedorismo em Saúde
  • Hidroterapia e Mecanoterapia
  • Metodologia da Pesquisa Científica     
  • Neuroanatomia
  • Patologia 
  • Psicologia Aplicada à Saúde      
  • Recursos Fisioterapêuticos - Biotérmicos e Manuais  
  • Recursos Fisioterapêuticos - Fototerapia e Eletroterapia      
  • Saúde Coletiva e Epidemiologia
  • Saúde do Trabalhador

O diploma de Fisioterapia a distância é válido?

Sim! Quem cursa Fisioterapia em uma instituição a distância reconhecida pelo MEC recebe um diploma que vale tanto quanto o presencial!

O MEC também avalia as faculdades EAD com o mesmo rigor das presenciais, usando os mesmos critérios.

Quanto custa uma faculdade de Fisioterapia a distância

O valor da mensalidade de Fisioterapia EAD pode variar de acordo com o semestre, mas costuma ser mais em conta do que a mensalidade do curso presencial. Muitas vezes é possível também conseguir descontos - os abatimentos mais comuns são por pontualidade de pagamento. Informe-se na instituição do seu interesse sobre as possibilidades de pagar menos.

Cursos presenciais de Fisioterapia

A oferta de cursos presenciais de Fisioterapia é bem maior do que na modalidade a distância.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Fisioterapia na modalidade presencial:

Dá para fazer Fisioterapia pagando menos?

Se o bolso anda apertado e você não quer abrir mão de cursar Fisioterapia, saiba que há alternativas para ajudar a conquistar esse sonho. Conheça algumas opções:

ProUni – destinado a estudantes de baixa renda, o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento, inclusive Fisioterapia! O processo seletivo usa como critério a nota do Enem e para concorrer é preciso ter feito a edição mais recente do Exame, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Dependendo da faculdade, a concorrência pode ser feroz e as notas para conseguir o benefício precisam ser bem mais altas do que o mínimo exigido. A seleção do ProUni acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. O candidato precisa se encaixar em critérios de renda e escolaridade para participar.

FIES – o financiamento estudantil do Governo Federal tem juros baixos e prazo longo para pagar. Disponível apenas para cursos presenciais, também é voltado à população de baixa renda e usa a nota do Enem para classificar os candidatos. Pode ser usado o desempenho de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o aluno tenha atingido 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. A inscrição é gratuita e acontece duas vezes por ano, logo após sair o resultado do ProUni.

Descontos, convênios e financiamentos privados – vale muito a pena conferir junto à universidade do seu interesse quais opções ela oferece para estudar Fisioterapia pagando menos. Os benefício vão desde descontos para quem paga em dia ou trabalha em uma empresa conveniada até o parcelamento das mensalidades, com prazo de pagamento de duas vezes a duração do curso.

Veja também:

Descubra quanto sai uma faculdade de Fisioterapia

Está pensando em fazer Fisioterapia a distância? Já decidiu onde vai estudar? Conte para a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);