dcsimg

Conheça 10 faculdades EAD que oferecem bolsas de estudo

(0.0 de 0)

Quer estudar pagando pouco ou até sem pagar nada? Então, veja agora 10 faculdades EAD que oferecem bolsas de estudo!

Sabemos que não é fácil arcar com os valores de uma faculdade particular, principalmente para alguns cursos que possuem mensalidades mais altas. 

Existe uma forma de você conseguir pagar menos e até não pagar nada para fazer uma graduação EAD: bolsas de estudos parciais e integrais disponibilizadas pelo governo federal ou diretamente com as instituições privadas.

Confira agora 10 faculdades EAD que concedem bolsas de estudos! 

10 faculdades EAD que oferecem bolsas de estudos 

A primeira coisa que se deve verificar antes de se matricular em uma faculdade é se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim ela poderá emitir diplomas válidos e você vai exercer a sua profissão sem nenhum empecilho. 

Veja agora uma lista de instituições EAD, reconhecidas pelo MEC, que dispõem algum tipo de bolsa de estudos: 

Quais são os tipos de bolsas de estudos? 

Conheça agora as principais bolsas de estudos encontradas nas faculdades a distância:

ProUni

Muitas faculdades EAD oferecem bolsas para cursos de graduação pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Nele são disponibilizadas bolsas parciais (50%) ou integrais (100%), para estudantes de todo o país que não podem arcar com as mensalidades de uma faculdade.

Para participar do ProUni, o candidato deve ter realizado o último Enem, obtido nota igual ou superior a 450 pontos e se encaixar em um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso, não há necessidade de comprovar renda mínima).

Além das regras acima, antes de escolher o tipo de bolsa que deseja concorrer, você deve saber qual delas pode melhor lhe atender, de acordo com as exigências, veja:

  • Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo três salários mínimos por pessoa. 
  • Para as bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. 

O processo seletivo do ProUni acontece duas vezes ao ano e é o único do governo federal que pode ser realizado para cursos EAD. 

Convênios entre a faculdade e empresas privadas

Algumas empresas, principalmente aquelas que investem em programas de qualificação de seus profissionais, concedem bolsas de estudos de graduação para os seus colaboradores.

Se você já está trabalhando, confira com o setor de Recursos Humanos da sua empresa se a mesma possui convênio com alguma instituição de ensino superior. 

Bolsas de estudos diretamente com a faculdade 

Outra forma de conseguir uma bolsa de estudos é se inscrever em instituições que disponibilizam os seus próprios programas de bolsas de estudos. 

Essas bolsas podem ser selecionadas para estudantes que são de baixa renda e até mesmo para aqueles que obtêm bom desempenho no vestibular ou no Enem. 

A Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, concede bolsas integrais (100%) aos alunos que acertarem 75% da prova do vestibular tradicional da instituição.

Já a UNOPAR possui o ingresso direto, onde o estudante não precisa realizar vestibular para se matricular, apenas ter realizado alguma edição do Enem, desde 2010, e não ter zerado a redação.

Ao se inscrever via ingresso direto pelo Enem, os estudantes concorrem a bolsas de estudos e descontos diretamente com a instituição.

Confira agora as principais instituições que oferecem todos esses tipos de bolsas de estudos: 

Veja mais:

FIES 2020: descubra tudo sobre o financiamento 

Descubra quais documentos precisa para o ProUni 2020

Já escolheu o seu curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK