dcsimg

Saiba quais faculdades EAD aceitam o ProUni 2020

(0.0 de 0)

Descubra quais faculdades a distância participam do ProUni 2020 e já ingresse no ensino superior com bolsa de estudos!

Os cursos a distância estão se tornando cada vez mais populares por conta de seus inúmeros benefícios. 

Entre eles, os horários flexíveis, a economia de tempo com deslocamento e a economia com livros e materiais. 

Além disso, o diploma de um curso EAD tem o mesmo reconhecimento de um curso presencial pelo Ministério da Educação (MEC).

A sala de aula, que agora pode ser estabelecida em qualquer lugar, se tornou ainda mais acessível com o apoio das bolsas de estudos concedidas pelo ProUni. 

Muitas instituições vêm aderindo ao processo seletivo do governo federal e cada vez mais vagas têm sido disponibilizadas na modalidade a distância.

Fique por dentro das faculdades a distância que aceitam o ProUni e outras informações importantes sobre o programa!

O ProUni concede bolsas para faculdades a distância?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do governo que oferece bolsas de estudos para alunos de baixa renda em instituições de ensino superior privadas.

O benefício recebido pelo aluno pode ser parcial ou integral. No caso das bolsas parciais, 50% do valor da mensalidade é pago pelo programa e o restante deve ser bancado pelo estudante. 

Já quem consegue o benefício integral poderá realizar o curso sem arcar com nenhuma despesa referente às mensalidades.

Para se inscrever no ProUni 2020, basta entrar no site do programa e realizar sua inscrição conforme as datas descritas no edital que será divulgado. A inscrição é totalmente gratuita.

O candidato que quiser usar o ProUni 2020 para faculdades a distância deve cumprir os mesmos critérios de participação: ter realizado o Enem 2019, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Também é preciso cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal, que você verá logo a seguir.

Faculdades EAD que aceitam o ProUni 2020

As faculdades EAD inscritas no ProUni 2020 poderão ser consultadas no site oficial do programa quando as inscrições forem abertas.

Porém, algumas instituições costumam participar todos os anos e, portanto, é possível acompanhar as notas de corte para saber quanto será preciso tirar no Enem para garantir uma bolsa em seus cursos.

Confira, a seguir, algumas faculdades a distância reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que participam do ProUni:

Quem pode participar do ProUni 2020

Para participar do ProUni 2020, o candidato precisará ter realizado o Enem 2019, com média de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação. Além disso, ele não poderá ter diploma de nível superior.

A chamada nota de corte (nota mínima necessária para conseguir uma vaga por meio do programa) varia de acordo com o curso, a instituição de ensino e a modalidade (ampla concorrência ou cotas). 

Portanto, quanto maior a nota obtida no Enem, maiores as chances de ser aprovado!

Uma vez tendo cumprido as exigências iniciais de inscrição e atingido a nota de corte do curso desejado, é preciso atender aos requisitos socioeconômicos do Ministério da Educação (MEC). É necessário se enquadrar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Estudantes que tenham concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular, na condição de bolsista integral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Nesse caso, não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa.

Além disso, existe um critério de renda familiar para a concessão das bolsas de estudos:

  • Para bolsas parciais: o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Para bolsas integrais: o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Como se inscrever em faculdades a distância que aceitam o ProUni 2020

As inscrições do ProUni são realizadas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e o processo é exatamente o mesmo para bolsas presenciais e bolsas EAD.

Siga o passo a passo para se inscrever no ProUni 2020:

  • Após ter realizado a prova do Enem 2019, acesse o site do ProUni no período de inscrição estabelecido pelo programa;
  • Insira seu CPF e o número de inscrição do Enem, juntamente com a senha cadastrada;
  • Responda ao questionário de inscrição, com perguntas obrigatórias como dados pessoais e socioeconômicos;
  • Escolha duas opções de curso e as instituições para concorrer à bolsa.

Enquanto o processo seletivo estiver aberto, o candidato pode alterar as opções de curso e as instituições quantas vezes quiser. 

Caso ele perceba, por exemplo, que sua nota não será suficiente para ingressar em nenhum dos cursos ou instituições escolhidos inicialmente, poderá trocar a qualquer momento.

Lembrando que o ProUni realiza uma pré-seleção para a bolsa, e a confirmação só acontece com a apresentação dos documentos solicitados e a matrícula no curso escolhido pelo candidato.

E se o ProUni não der certo?

Adotado por diversas faculdades particulares, o ingresso direto é atualmente o método mais fácil de iniciar uma nova graduação. Com a nota do Enem, o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular.

Além disso, diversas faculdades oferecem bolsas de estudos de até 100% para os alunos que optam por ingressar por meio dessa modalidade de seleção. 

Uma opção bastante interessante para aqueles que não conseguirem vaga pelo ProUni, já que o ingresso direto costuma ter notas de corte bem mais acessíveis, tanto para cursos presenciais quanto EAD.

O processo de seleção também é bem menos burocrático. Caso atinja a pontuação mínima exigida para o curso escolhido, basta o estudante levar o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Na lista de faculdades abaixo, você pode usar a sua nota do Enem para entrar direto e ainda conseguir uma bolsa de até 100%:

Veja também:

Como fazer uma faculdade EAD pelo Enem com o ProUni

Agora que você já sabe de algumas faculdades que aceitam o ProUni 2020, conte para a gente aqui nos comentários: já sabe qual o curso e a faculdade que irá escolher para o ProUni 2020?

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK