dcsimg

Faculdades com horários flexíveis

(0.0 de 0)

É possível conciliar os estudos com outras atividades. Conheça as faculdades com horários flexíveis e veja onde estudar com o reconhecimento do MEC!

Faculdades com horários flexíveis

Cada vez mais pessoas buscam uma faculdade com horários flexíveis, para poder conciliar a formação superior com os horários de trabalho, responsabilidades familiares e lazer.

Atentas às necessidades desse público, várias faculdades passaram a adotar formatos diferentes de ensino. Entre as soluções mais conhecidas estão os cursos a distância e os semipresenciais.

Confira em quais áreas você pode fazer uma faculdade com horários flexíveis e veja também as principais universidades públicas e privadas reconhecidas pelo MEC que oferecem esta solução!

Quais são os tipos de faculdades com horários flexíveis

Existem pelo menos três alternativas para quem procura faculdades com horários flexíveis:

  • Faculdades a distância
  • Faculdades semipresenciais
  • Faculdades presenciais com atividades a distância

Nos três formatos, os cursos apresentam atividades presenciais e a distância . Alguns têm mais ênfase em EAD, outros com mais encontros em sala de aula e laboratórios – depende de cada modelo.

Veja o que as faculdades com horários flexíveis têm em comum:

  • O aluno organiza seus horários para cumprir as atividades planejadas no currículo.
  • Os cursos oferecem uma estrutura de apoio formada por tutores e professores, para tirar dúvidas e esclarecer os conteúdos.
  • Os encontros presenciais são obrigatórios. A avaliação final das matérias deve ser feita em sala de aula.
  • Os encontros ocorrem na própria instituição ou nos polos de apoio. Ao se matricular, o estudante escolhe o polo ao qual estará vinculado. A recomendação é que seja próximo de casa, para economizar tempo e dinheiro com deslocamentos.

É importante lembrar que horário flexível não significa que o estudante irá estudar menos, nem que deixará de conhecer assuntos abordados por uma faculdade presencial. Conheça mais sobre o funcionamento de cada modalidade:

 

Faculdades a distância (EAD)

As graduações EAD são aquelas em que a maior parte das atividades é realizada a distância, no local e no horário em que o aluno preferir. O modelo já está consolidado no cenário educacional brasileiro há muitos anos e ganha cada vez mais adeptos.

Na faculdade a distância, as aulas e atividades são realizadas pela internet, nos chamados ambientes virtuais de aprendizagem. Todo o material da disciplina já fica previamente publicado: os vídeos e os textos de apoio estão à disposição para consulta.

Há alguns encontros presenciais, na sede da faculdade ou em um polo de apoio, que podem ser aulas inaugurais, oficinas para tirar dúvidas, atividades em laboratório, práticas em grupo ou avaliações finais. A frequência dos encontros varia: quinzenal, mensal e até semestral, dependendo de cada instituição.

Faculdades semipresenciais

As faculdades semipresenciais também são cursos a distância, mas que organizam mais encontros presenciais do que no formato EAD. Neste modelo as aulas presenciais são realizadas uma ou até várias vezes por semana. O objetivo é atender àqueles alunos que preferem manter um contato mais frequente com a sua turma.

Nos encontros, os alunos assistem juntos às aulas, que são transmitidas ao vivo por satélite ou videoconferência. Os professores conseguem interagir com seus alunos, explicar os conteúdos, tirar dúvidas e fazer perguntas. Os estudantes contam com o acompanhamento local de um tutor.

Todo o material transmitido fica gravado e pode ser consultado depois. Nos outros dias da semana, o estudante realiza as atividades pelo ambiente virtual de aprendizagem.

As faculdades semipresenciais são ideais para quem mora perto de um polo de apoio, pois será necessário se deslocar até ele com frequência.

Faculdades presenciais com atividades EAD

Desde 2004 as faculdades presenciais foram autorizadas pelo Ministério da Educação a oferecer até 20% de sua carga horária em atividades a distância. Nem todas as matérias são oferecidas neste formato – cada curso determina o que será EAD e o que será presencial.

As matérias são centradas na autoaprendizagem, ou seja, o aluno estuda em seu próprio ritmo, a partir de materiais que já estão previamente preparados. Os professores determinam a frequência de encontros presenciais obrigatórios. Ao final, é realizada uma avaliação presencial.

 

O diploma de uma faculdade com horários flexíveis vale no mercado?

Sim. Na verdade, o que determina a validade do diploma é se o curso está credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Se a faculdade tiver autorização do MEC para funcionar, ao concluir o curso você terá um diploma de nível superior reconhecido. Não importa se a modalidade é a distância, semipresencial ou presencial.

Com este diploma você poderá se candidatar a uma vaga de emprego na área, a um concurso público de nível superior ou ingressar em uma pós-graduação, por exemplo.

 

Quais áreas oferecem cursos com horários flexíveis

De acordo com o último Censo da Educação a Distância, temos:

  • 505 cursos EAD regulamentados totalmente a distância
  • 234 cursos semipresenciais
  • 3437 cursos presenciais com disciplinas a distância.

 

São graduações do tipo bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Nos cursos totalmente EAD, as áreas são as mais diversas:

  • Ciências Agrárias
  • Ciências Aplicadas e Tecnologia
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais
  • Computação
  • Engenharia

Já os cursos semipresenciais de graduação podem ser encontrados nas seguintes áreas:

  • Ciências Agrárias
  • Ciências Aplicadas e Tecnologia
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas

Quais faculdades oferecem cursos com horários flexíveis?

Os cursos a distância, semipresenciais e presenciais com matérias EAD são oferecidos por universidades públicas e privadas em todo o Brasil. Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC:

 

Universidades Privadas:

 

Universidades Públicas:

 

Para saber se existe alguma faculdade com horário flexível próxima de você, faça uma busca por Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC.

 Veja também:

-Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

Ficou interessado em fazer uma faculdade com horários flexíveis? O que é melhor para você: a distância, semipresencial ou presencial? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);