dcsimg

Veja quais faculdades a distância são reconhecidas pelo MEC

(0.0 de 0)

Sabia que para seu diploma ter validade o curso precisa ter o aval do Ministério da Educação? Descubra as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC!

São vários os fatores que levam o estudante a escolher uma determinada universidade: preço da mensalidade, proximidade do polo de apoio, reputação da instituição e facilidade de ingresso são algumas delas. No entanto, o critério mais importante que você deve analisar ao escolher um curso superior é o reconhecimento do MEC.

Quando um curso superior é reconhecido pelo MEC, seja ele presencial ou a distância, isso significa duas coisas importantíssimas:

  1. A instituição passou por um rigoroso controle de qualidade.
  2. O diploma terá validade.

E é claro que, após anos de estudo e dedicação,  você vai querer que o seu diploma seja válido no mercado, certo?

Descubra a seguir porque o reconhecimento do MEC é tão fundamental, os riscos de não fazer essa verificação e onde encontrar todas as instituições com cursos a distância reconhecidos pelo MEC.

Por que escolher uma faculdade a distância reconhecida pelo MEC?

O reconhecimento de uma faculdade a distância pelo MEC é o critério mais importante que você deve levar em conta ao escolher a instituição onde vai estudar. Na verdade, se não houver esse reconhecimento você não deve nem considerar aquela faculdade. Mas por quê?

Em primeiro lugar, ao escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC você terá a certeza de que a instituição está autorizada a oferecer um curso superior a distância e saberá que a universidade cumpre os requisitos de qualidade do Ministério da Educação. São itens como o conteúdo programático, a qualificação dos professores, a infraestrutura de apoio aos alunos e as instalações físicas (polos de apoio presencial, no caso das faculdades a distância).

Em segundo lugar, mas não menos importante, está o reconhecimento do diploma no mercado. De acordo com a legislação brasileira, a validade do diploma de nível superior não está relacionada à modalidade de ensino (presencial ou a distância), mas ao reconhecimento do MEC. Ou seja, ao escolher um curso a distância reconhecido pelo MEC você terá a certeza de que o seu diploma terá validade.

Por outro lado, se você não verificar se a faculdade a distância é reconhecida pelo MEC, estará sujeito aos seguintes problemas:

  • Seu diploma não terá validade na comprovação de conclusão do grau superior para participar de processos seletivos de emprego, concursos públicos ou pós-graduação.
  • Você terá investido tempo e dinheiro em uma instituição que não é reconhecida no mercado.
  • Caso deseje fazer uma transferência para outra faculdade, as matérias que você já cursou podem não ser consideradas.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

O MEC é o órgão responsável por autorizar e credenciar todas as instituições públicas e privadas de nível superior, assim como reconhecer e avaliar regularmente cada um dos cursos por elas oferecidos.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores a distância:

Onde encontrar todas as faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Você pode encontrar todas as faculdades reconhecidas pelo MEC na ferramenta de Busca de Faculdades a Distância Reconhecidas pelo MEC. Em um só lugar você encontra ainda o valor da mensalidade (no caso das particulares), a nota da instituição e do curso perante o MEC. Além disso, você pode solicitar que um representante da faculdade entre em contato com você para maiores informações.

Veja também:

Faculdades que duram menos tempo

Você já escolheu sua faculdade a distância reconhecida pelo MEC? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);