dcsimg

Faculdades a distância que aceitam o ProUni

(0.0 de 0)

Descubra quais faculdades EAD aceitam o ProUni e como conseguir uma bolsa de estudos em um curso a distância!

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma das iniciativas do Ministério da Educação para facilitar o acesso ao ensino superior. O ProUni concede bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas para alunos de baixa renda.

O processo seletivo para conseguir uma bolsa pelo ProUni acontece duas vezes ao ano, uma em cada semestre. Nem todo mundo sabe, mas a cada edição do programa uma parte das bolsas é destinada a cursos superiores a distância.

Se você está interessado em fazer uma faculdade a distância, mas não tem condições de bancar a mensalidade, confira nosso guia a seguir. Nele, vamos mostrar quais são os requisitos para participar do ProUni, como funciona o processo seletivo e quais universidades disponibilizam vagas em cursos EAD!

 

Quem pode participar do ProUni?

Para concorrer a uma bolsa do ProUni pelo processo regular, o candidato precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Além disso, deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas do Enem e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, no caso das bolsas integrais (100%).
  • Ter renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, no caso das bolsas parciais (50%).

Além dos requisitos de renda, o ProUni exige que o candidato tenha estudado em escola pública durante todo o ensino médio, ou cumpra um dos critérios abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada na condição de bolsista integral.
  • Ter cursado parte do ensino médio em escola pública, e parte em escola privada na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, integrando o quadro de pessoal permanente da instituição e concorrer a bolsas exclusivamente para cursos de licenciatura. Neste caso, não é necessário comprovar renda.

 

As exigências para participar do processo seletivo do ProUni são exatamente as mesmas para as bolsas em cursos presenciais e cursos a distância (EAD).

Após o período de matrícula dos selecionados no processo regular, o ProUni pode ainda abrir um outro processo seletivo para preencher as bolsas remanescentes. Neste caso, os requisitos de renda permanecem os mesmos. No entanto, os candidatos podem apresentar o Enem a partir de 2010, desde que cumpram o desempenho mínimo exigido: 450 pontos na média das provas objetivas e nota acima de zero na redação.

 

Faculdades a distância que aceitam o ProUni

A relação dos cursos e faculdades que disponibilizam vagas pelo ProUni muda a cada nova edição do programa. O número de vagas em cursos a distância também costuma variar todo semestre.

No momento da inscrição, o candidato a uma bolsa poderá verificar em quais cursos de quais faculdades há vagas EAD. Apenas instituições de ensino superior reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar do ProUni.

Confira algumas universidades reconhecidas pelo MEC que costumam disponibilizar vagas pelo ProUni em cursos EAD:

 

Como conseguir uma bolsa EAD pelo ProUni?

Se você preenche os requisitos mínimos para participar do ProUni, deve ficar atento aos prazos do programa. O processo seletivo é completamente informatizado e as inscrições são realizadas apenas pela internet.

Durante o período de inscrição, o candidato consegue visualizar todas as vagas disponíveis no site do ProUni. É possível escolher até duas opções de curso, faculdade e modalidade de concorrência (cotas ou não).

A seleção é feita considerando a nota do Enem dos candidatos que estão concorrendo a uma mesma vaga. Ou seja, você estará competindo apenas com os candidatos que fizeram as mesmas opções que as suas: faculdade, curso, turno e modalidade de concorrência. Quanto maior for sua nota no Enem, maiores são suas chances de conseguir a bolsa.

Vale lembrar que após o resultado do ProUni o aluno selecionado tem um prazo para comparecer à universidade e efetuar sua matrícula.

 

Veja também:

Como conseguir bolsas ou financiamentos para EAD

 

Você vai tentar uma bolsa do ProUni? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);