dcsimg

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade online

(0.0 de 0)

Pensa em fazer faculdade a distância mas ainda tem muitos pontos de interrogação a resolver? A gente traz as respostas para suas principais dúvidas! Confira aqui!

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade online

Por mais que o ensino a distância esteja bastante popular no Brasil, muita gente ainda fica com um pé atrás na hora de optar por esse formato.

São dúvidas sobre a qualidade do ensino, a validade do diploma, a forma como as disciplinas são apresentadas e até a efetividade do sistema.

Por isso é importante se informar antes sobre como funciona uma faculdade online.

Se você está aqui por esse motivo, saiba que veio ao lugar certo! A gente tem certeza que, depois da leitura desse texto, você saberá se as faculdades online são ideais ou não para o seu perfil.

Vamos lá? São só cinco minutinhos de leitura!

Como funcionam as faculdades online?

A faculdades online precisam ter reconhecimento formal do Ministério a Educação (MEC) para oferecer qualquer graduação a distância.

Elas podem dispor de cursos em diferentes áreas – saúde, engenharia, humanas, tecnologia, etc. – e cada um pode ter sua própria dinâmica.

Mas, em termos gerais, podemos dizer que os cursos online podem ser feitos, basicamente, de duas formas: semipresencial ou a distância.

O que muda entre os dois é a quantidade de encontros presenciais ao longo do semestre. Enquanto o semipresencial tem uma frequência muito maior, com aulas semanais ou quinzenais, dependendo da faculdade, os cursos a distância têm pouquíssimos momentos, às vezes apenas um ou dois dias ao longo de um semestre inteiro.

Quando não estão em sala de aula, os alunos das faculdades online estudam por meio de um ambiente virtual, acessado pela internet. Eles têm à disposição recursos como videoaulas, livros digitais, bibliotecas, gráficos, animações, ferramentas diversas para interagir com professores, tutores e colegas, além de um sistema inteligente que acompanha a evolução do estudante durante todo o curso.

Algumas atividades inerentes a cada curso, como estágios, aulas em laboratório e apresentação de monografia ou trabalho final, são feitas presencialmente.

O ensino de uma faculdade online é bom?

O ensino a distância trouxe uma nova forma de aprender. É bastante diferente do que estamos acostumados, por isso é importante ficar de olho em certos detalhes para saber se a faculdade é boa ou não.

Para saber se uma faculdade é boa, você deve observar a avaliação da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). Se for considerada boa (de 3 a 5 pontos), pode ir sem medo.

Por quê? Porque o MEC faz uma avaliação rigorosa das faculdades online e de todos os cursos que elas oferecem. Nessa análise, são levados em conta itens fundamentais para um bom aprendizado, como o nível de formação dos professores, os recursos didáticos disponíveis, a qualidade da infraestrutura, o conhecimento adquirido ao longo do curso e por aí vai.

Você pode consultar gratuitamente o desempenho de qualquer faculdade no site do e-MEC

Cursos disponíveis nas faculdades online

Quando começar a procurar um curso a distância, você vai achar de tudo: bacharelados, licenciaturas, superiores de tecnologia, online, semipresenciais, etc.

Hoje temos cursos que há alguns anos não imaginaríamos poder fazer a distância, como Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Farmácia e Nutrição – mas a lista completa é muito, muito maior que isso.

Para você ter uma pequena ideia do que temos disponível no Brasil, separamos uma alguns dos mais conhecidos (são todos de nível superior):

Tecnológicos: Agronegócio, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biblioteconomia, Automação Industrial, Comércio Exterior, Design, Design de Moda, Estética e Cosmética, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Investigação Forense e Perícia Criminal, Jogos Digitais, Logística, Marketing, Segurança no Trabalho.

Bacharelados: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Serviço Social.

Licenciaturas: Artes, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, Química.

Algumas boas faculdades online para você conhecer

Como a gente já adiantou lá em cima, só vale a pena investir em faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.

Para facilitar sua vida, a gente trouxe algumas sugestões bem interessantes para você ter sempre em mente:

Investimento necessário para fazer um curso a distância

Uma das maiores vantagens de fazer um curso a distância é o custo. Além de serem mais baratos do que os tradicionais, o fato de não precisar ir todos os dias à faculdade ajuda a economizar uma boa grana extra no fim do mês.

Para você ter uma ideia dos valores, em instituições como a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) http://o1.qnsr.com/cgi/r?;n=203;c=1466434;s=14283;x=7936;f=201502241153470;u=j;z=TIMESTAMP; e a Universidade de Franca (UNIFRAN) as mensalidades de um curso online custam, em média, R$ 280.

Se for semipresencial, sobe um pouco: R$ 380, aproximadamente. Com esse valor dá, por exemplo, para estudar Engenharia de Produção a distância.

Em uma busca mais apurada, é possível encontrar mensalidades ainda mais em conta. Basta um pouco de pesquisa.

Para melhorar ainda mais, os interessados em estudar a distância podem concorrer a uma bolsa integral pelo ProUni, optar por crédito estudantil para financiar os estudos ou, ainda, tentar descontos por convênios e promoções.

 

Veja também:

Descubra como fazer uma graduação online

Já sabe tudo sobre como fazer uma faculdade online? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK