dcsimg

Faculdades que duram menos tempo

(0.0 de 0)

Se você quer se formar em menos tempo e ingressar logo no mercado de trabalho, saiba que existem muitas alternativas. Confira os cursos e as principais universidades para estudar!

Faculdades que duram menos tempo

Existem muitos motivos para se buscar uma faculdade que dure menos tempo. Há quem já tenha terminado uma graduação e queira se aprofundar em determinada área. Outros querem ser promovidos no emprego e, para isso, precisam dominar novos conhecimentos. E tem ainda aqueles que pretendem ingressar rapidamente no mercado de trabalho em vagas mais qualificadas.

Seja qual for o motivo, as universidades oferecem cada vez mais cursos de duração menor, nas mais diferentes áreas do mercado de trabalho. E o melhor: é possível também fazer uma faculdade mais rápida a distância!

Confira os cursos que você pode concluir mais rapidamente e saiba em quais universidades é possível se preparar para uma nova carreira!

Como funciona a faculdade que dura menos tempo

Durante muitos anos, quando se falava em fazer uma faculdade, a pessoa se preparava para passar, no mínimo, quatro anos estudando. Hoje em dia existem cada vez mais graduações que duram entre 2 e 3 anos, os chamados “cursos de tecnólogo”.

Os Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnológicos, de Tecnólogo) têm como principal característica formar profissionais especialistas em determinadas áreas do conhecimento. Trata-se de um contraponto aos bacharelados, que são mais longos e fornecem uma formação mais generalista.

Por exemplo: se no curso de Administração o estudante aprende sobre a gestão de várias áreas da empresa, no curso tecnológico o estudante irá estudar com profundidade uma dessas áreas, como Gestão de Recursos Humanos ou Gestão Financeira, entre outras possibilidades.

Quanto ao tipo de matéria, os cursos tecnológicos apresentam disciplinas teóricas e uma carga considerável de atividades práticas. O objetivo é mostrar ao estudante o que ele irá encontrar no ambiente profissional. Por isso, caso faça um curso de tecnólogo a distância, prepare-se para muitas aulas em laboratórios nos polos de apoio da universidade.

Por estar alinhado às necessidades do mercado, os cursos tecnológicos ganham cada vez mais espaço. De acordo com o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, em 2013 quase 1 milhão de estudantes estavam matriculados nessas graduações. Em comparação, no ano de 2003 eram pouco mais de 100 mil.

Exemplos de faculdade de curta duração

É possível encontrar cursos tecnológicos sobre diversos temas em universidades públicas e privadas de todo o País. Eles também são oferecidos na modalidade a distância por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Atualmente são mais de 100 disponíveis em 13 áreas do conhecimento. Veja alguns exemplos de cursos de tecnólogo que podem ser estudados no formato EAD:

  • Agricultura Familiar e Sustentabilidade
  • Gestão Ambiental
  • Gestão da Produção Industrial
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Gestão de Cooperativas
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Segurança Privada
  • Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais
  • Gestão Desportiva e de Lazer
  • Gestão de Turismo
  • Gestão de Vendas e Marketing
  • Gestão Financeira
  • Gestão Pública
  • Hotelaria
  • Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural
  • Processos Gerenciais
  • Produção Sucroalcooleira
  • Segurança Pública
  • Sistemas de Computação
  • Sistemas para Internet

A carga horária pode variar de 1600 a 2400 horas, equivalentes a dois e três anos, dependendo do projeto pedagógico de cada instituição. Às vezes, o curso oferece mais atividades e ultrapassa a carga horária mínima estipulada pelo MEC. Por exemplo: no Instituto Federal de Santa Catarina, o curso presencial de Design de Produto dura quatro anos. Portanto, ao escolher o curso, confira o currículo e a carga horária que você terá que cumprir para se formar.

Quanto à qualidade dos cursos, o fundamental é escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, que periodicamente realiza avaliações para autorizar a oferta de novas turmas. Dessa forma, é possível aliar uma formação de qualidade em um curto espaço de tempo.

O diploma de uma faculdade de curta duração EAD tem validade no mercado?

Sim, o diploma de um curso tecnológico vale o mesmo que o de um bacharelado ou licenciatura. O que determina a validade não é o tipo de curso, se ele tem uma duração menor ou maior. O que importa é o reconhecimento do MEC. Esta regra se aplica a diplomas de cursos presenciais e a distância.

Por isso, ao se formar em um curso superior tecnológico a distância reconhecido pelo MEC, você terá o título de tecnólogo, com um diploma aceito nacionalmente. Com ele é possível comprovar este nível de escolaridade para candidatar-se a um emprego na área, participar de concursos públicos de nível superior, ou fazer um curso de pós-graduação.

Outro ponto importante é não confundir cursos técnicos e tecnólogos. Os cursos técnicos equivalem ao ensino médio, enquanto os tecnológicos são de nível superior.

Onde encontrar faculdades que duram menos tempo

Com uma oferta cada vez maior, é possível fazer um curso tecnológico na modalidade EAD em universidades privadas e públicas em todo o País.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos tecnológicos:

Você pode encontrar uma faculdade que dura menos tempo no formato EAD fazendo uma busca por Faculdades a Distância reconhecidas pelo MEC.

Veja também:

Faculdades que duram menos tempo

E então, você está pensando em fazer um curso tecnológico a distância para se formar mais rápido? Qual área você tem mais afinidade? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);