dcsimg

Faculdade de Nutrição a distância

(0.0 de 0)

Saiba como funciona a faculdade de Nutrição na modalidade a distância, conheça as principais disciplinas e veja onde estudar!

Faculdade de Nutrição a distância

 Na faculdade de Nutrição, o estudante aprende como cuidar da saúde humana através da alimentação. Em uma sociedade cada vez mais preocupada com qualidade de vida, o trabalho do nutricionista ganha cada vez mais espaço.

Quem faz a faculdade de Nutrição a distância pode desempenhar várias atividades: avaliar o estado nutricional de pacientes, indicar dietas e planos alimentares, acompanhar atletas profissionais, fazer o controle de qualidade em refeitórios e restaurantes e até trabalhar com pesquisa na indústria, desenvolvendo novos alimentos.

A profissão é regulamentada e para exercê-la é preciso estar registrado no conselho profissional correspondente.

Saiba como funciona a faculdade de Nutrição a distância e veja também onde estudar!

 

Como funciona a faculdade de Nutrição a distância

Com duração média de quatro anos, a faculdade de Nutrição a distância é um bacharelado da área da Saúde. Por isso, boa parte das matérias ajuda a entender o funcionamento do corpo humano: como ele se desenvolve, do que precisa para manter a saúde e como ele se recupera de doenças. Entre as disciplinas que ajudam a responder essas questões estão Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e Embriologia.

Na área de Nutrição, os alunos estudam o impacto dos alimentos nas diferentes etapas da vida. Em matérias teóricas e práticas, o estudante aprende, por exemplo, qual é a alimentação ideal para crianças, idosos, gestantes, atletas e pessoas se recuperando de uma doença, entre outras situações. O objetivo é saber avaliar cada situação, identificar problemas nutricionais e prescrever a dieta adequada.

Para ensinar este conteúdo, os professores gravam suas aulas expositivas em vídeo, que ficam à disposição dos alunos em um ambiente virtual de aprendizagem. Lá são publicados materiais de apoio, como livros, artigos, sites, vídeos e outras fontes de informação. O ambiente virtual também é um espaço de contato entre os estudantes e tutores, para tirar dúvidas, trocar experiências e fazer trabalhos em grupo.

 

A faculdade de Nutrição a distância oferece atividades presenciais?

No dia a dia, o nutricionista está em contato com seus pacientes, atua em cozinhas industriais e realiza pesquisas em laboratórios. A dúvida é: como é possível se preparar para esta profissão estudando de casa, sozinho, conhecendo os conteúdos apenas através da tela do computador?

A realidade da faculdade de Nutrição a distância é bem diferente: o curso apresenta uma carga horária significativa de atividades presenciais, em que é possível encontrar pessoalmente sua turma, seus tutores e professores. Realizadas periodicamente, as atividades presenciais são um dos principais requisitos para que o Ministério da Educação reconheça uma graduação EAD.

No caso da faculdade de Nutrição, são encontros de integração, avaliações finais, experiências em laboratórios, oficinas sobre técnicas de preparo e manipulação de alimentos. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também deve ser apresentado presencialmente.

As atividades presenciais são realizadas nos polos de apoio da universidade. Por isso, a recomendação é que, na hora de escolher seu curso a distância, procure um polo próximo de sua casa. Assim, você se beneficia das principais vantagens da educação a distância: o acesso a faculdades reconhecidas pelo MEC, a flexibilidade na hora de estudar e a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos.

O que se estuda na faculdade de Nutrição a distância

O currículo da faculdade de Nutrição a distância pode variar de acordo com cada universidade. Veja alguns conteúdos que costumam ser tratados no curso:

  • Administração de Serviços de Alimentação
  • Anatomia Humana
  • Avaliação Nutricional
  • Bioquímica
  • Bromatologia (estudo dos alimentos)
  • Citologia e Embriologia
  • Educação Nutricional
  • Farmacologia
  • Fisiologia Humana
  • Higiene e Vigilância Sanitária
  • Microbiologia e Imunologia
  • Nutrição Clínica, Esportiva e Funcional
  • Patologia e Dietoterapia
  • Psicologia em Saúde
  • Saúde Coletiva
  • Técnica Dietética
  • Tecnologia dos Alimentos

Para se formar, o estudante deve realizar estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Diploma da faculdade de Nutrição a distância vale no mercado?

Sim, vale tanto quanto o presencial, desde que a faculdade seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Você pode utilizar este diploma para comprovar sua escolaridade, candidatar-se a um emprego na área, prestar concurso público para o cargo de nutricionista ou ingressar em um curso de pós-graduação.

Para obter reconhecimento do MEC, o curso - seja ele presencial ou a distância - passa por um rigoroso processo de controle de qualidade. Uma equipe do MEC visita a instituição e avalia vários aspectos, como a qualificação da equipe de professores e tutores, o projeto pedagógico, a infraestrutura dos polos (salas e laboratórios), a estrutura tecnológica e o serviço de apoio ao estudante.

Vale lembrar que a profissão de nutricionista é regulamentada. Ou seja, para exercê-la é preciso ter um diploma de curso reconhecido pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de seu Estado.

 

Onde encontrar a faculdade de Nutrição a distância

Atualmente a faculdade de Nutrição a distância é oferecida por apenas uma instituição autorizada pelo MEC, privada, o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

 

Para saber se existe algum polo da faculdade de Nutrição a distância próximo de sua casa, clique em Faculdades a Distância.

 

Você ficou interessado em cursar a faculdade de Nutrição a distância? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);