dcsimg

Conheça as faculdades com cursos de finanças a distância

(0.0 de 0)

Se você está pensando em ingressar numa faculdade de finanças e quer conhecer o curso e onde estudar, precisa ler este post!

A área de finanças é essencial para qualquer tipo de negócio que deseje  saber como administrar melhor seus recursos. É crucial em tempos de crise, principalmente, porque as empresas precisam encontrar formas de sobreviver e se manter competitivas.

Independentemente do porte da empresa, todas precisam de profissionais que tenham uma ampla visão sobre como investir, fornecer bons resultados e maximizar o lucro. Essas e outras estratégias, conceitos, fundamentos e práticas financeiras são abordagens das disciplinas de uma faculdade de finanças.

Para que você saiba mais sobre essa área de graduação, fizemos um apanhado sobre o curso, mercado de trabalho e, é claro, uma lista das faculdades que oferecem excelentes curso de finanças a distância, como a Cruzeiro do Sul Virtual.

Faculdade de finanças a distância: conheça as opções em cursos

Os cursos voltados para finanças são oferecidos tanto na titulação de bacharel quanto na de tecnólogo. A Anhanguera e a Unifran, por exemplo, oferecem as duas opções.

Para quem não sabe a diferença entre curso de bacharelado e tecnológico: ambos são de graduação, com mesmo diploma e tudo mais.

A diferença é a titulação, o foco — o bacharelado se aprofunda em conceitos e teorias enquanto o tecnológico foca na parte científica e prática das áreas e profissões — e o tempo de duração. O bacharelado dura entre 4 e 5 anos e o tecnológico dura entre 2 e 3 anos.  

Os cursos mais comuns na área são:

Ciências econômicas

Este curso forma profissionais aptos a atender às necessidades das organizações no que diz respeito à otimização e adequação de recursos financeiros, análise de cenários e conjunturas econômicas e tudo que promova melhorias às empresas e que colabore com sua boa gestão econômica e financeira.

O bacharel em Ciências Econômicas pode trabalhar com:

  • Análises micro e macroeconômicas
  • Análise de investimento
  • Perícias econômico-financeiras
  • Planejamento estratégico-financeiro
  • Gerenciamento e outras funções em bancos
  • Diversas funções de departamento financeiro

O curso de Ciências Econômicas tem duração de quatro anos.

Gestão Financeira

A graduação em Gestão Financeira é tecnológica, oferecida na modalidade a distância e tem duração de dois anos.

O profissional vindo dessa formação tem competências e habilidades para o planejamento, execução, controle e avaliação de práticas de gestão.

Entre suas competências estão:

  • Fazer mapeamentos de fontes de investimento para a realização de planos de negócios
  • Definir formas de criar valor aos acionistas, por meio da análise de indicadores financeiros
  • Avaliar riscos e potencial retorno em operações de crédito
  • Lidar com recursos financeiros, a fim de garantir a liquidez da empresa

Outras possibilidades para aprender sobre finanças

Administração

O curso de Administração, apesar de não ser especificamente direcionado a finanças, fornece o embasamento teórico sobre a área em algumas disciplinas. Além disso, prepara sob outros aspectos que reforçam as habilidades necessárias para quem quer seguir carreira na área financeira.

O curso de graduação em Administração é de bacharelado, também pode ser feito na modalidade EAD e tem duração de quatro anos.

Ciências Contábeis

O curso de Contabilidade também apresenta vários aspectos ligados à área de finanças. Mesmo que um profissional de contábeis não queira se aventurar pelo caminho financeiro, o seu trabalho é indispensável dentro da gestão financeira. É a contabilidade que fornece dados para que o desempenho de uma organização seja avaliado.

A graduação em Ciências Contábeis é também bacharelado, pode ser feito a distância e o curso dura quatro anos.

Onde fazer faculdade de finanças a distância

Muitas são as instituições de ensino que oferecem cursos na área financeira. Selecionamos algumas onde você encontra os cursos EAD que citamos ao longo do texto, e que são autorizadas e reconhecidas pelo MEC:

Além de ter um ótimo conceito junto ao MEC, essas universidades têm diferenciais que ajudam estudantes em seu ingresso a um curso superior. Alguns deles são: ingresso direto com a nota do Enem, descontos e bolsas de estudos (além dos programas do governo), entre outras facilidades.

Você também pode se interessar:

Descubra quais podem ser os temas da redação do Enem 2019

Saiba quais são os 40 cursos mais bem remunerados

Agora queremos saber de você: a área financeira é de seu interesse? Já escolheu o curso  da universidade onde vai estudar? Conte tudo para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro