dcsimg

Faculdade de Engenharia Elétrica a distância

(0.0 de 0)

Saiba como funciona a Faculdade de Engenharia Elétrica a distância e descubra as universidades reconhecidas pelo MEC para fazer esta graduação!

Faculdade de Engenharia Elétrica a distância

A faculdade de Engenharia Elétrica a distância prepara profissionais que irão atuar em processos de geração, distribuição e armazenamento de energia. O papel do engenheiro eletricista é projetar a infraestrutura necessária com qualidade e segurança, das usinas até as casas dos consumidores.

Quem se forma na faculdade de Engenharia Elétrica a distância encontra oportunidades em vários setores da economia, como por exemplo: setor elétrico, construção civil, indústria eletrônica, automação industrial e telecomunicações. Um dos campos mais promissores é o de energias alternativas, como a eólica e a solar.

A Engenharia Elétrica ocupa o quinto lugar no ranking dos salários mais altos entre as engenharias, segundo pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Conheça mais sobre a faculdade de Engenharia Elétrica a distância e saiba onde estudar para ter seu diploma reconhecido no mercado!

Como funciona a faculdade de Engenharia Elétrica a distância

A faculdade de Engenharia Elétrica é uma graduação do tipo bacharelado, que pode ser cursada a distância. São cinco anos de duração e o curso engloba três áreas principais: eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo.

Como qualquer graduação de Exatas, o currículo da faculdade de Engenharia Elétrica a distância apresenta cerca de dois anos de disciplinas básicas, como Cálculo, Física, Química, Computação e Expressão Gráfica.

O aluno já tem contato com as disciplinas específicas desde o início do curso. São matérias que tratam de automação de processos industriais, eletricidade em equipamentos, criação de sistemas de comunicação, etc.

O setor de energia elétrica passa por constantes mudanças tecnológicas, que muitas vezes são criadas no exterior. Por isso, a recomendação é dominar outras línguas, principalmente o inglês. É importante correr atrás de cursos e oportunidades para praticar o idioma já durante a graduação.

A propósito, a autonomia é uma qualidade muito estimulada nos cursos EAD. Na faculdade de Engenharia Elétrica a distância, por exemplo, as aulas e atividades já estão publicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, esperando pelo aluno, que pode acessar na hora em que quiser. Ou seja, o curso não exige que todos os estudantes assistam à mesma aula, na mesma hora. Essa flexibilidade também requer que o aluno organize bem seus horários de estudo, pois cada professor estabelece um prazo para entrega de exercícios e trabalhos.

No ambiente de aprendizagem o aluno também tem à disposição várias ferramentas de comunicação, que são utilizadas para tirar dúvidas com tutores e professores, para fazer atividades em grupo e participar de debates com toda a turma.

Como são as atividades práticas na faculdade de Engenharia Elétrica a distância?

No dia a dia, o engenheiro eletricista projeta instalações elétricas para construção civil, elabora sistemas para equipamentos eletrônicos, fabrica mecanismos de automação. A dúvida é: é possível aprender a realizar trabalhos tão complexos estudando somente pelo computador?

Na verdade, qualquer graduação a distância prevê encontros presenciais periódicos. No caso da faculdade de Engenharia Elétrica, as atividades são:

  • Práticas de laboratório
  • Encontros de integração
  • Aulas presenciais de apoio à aprendizagem
  • Avaliações finais de cada disciplina
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) obrigatório.

Os encontros são realizados nos polos de apoio à aprendizagem que cada instituição oferece em diversas cidades do Brasil. Para aproveitar os principais benefícios da educação a distância, escolha um polo próximo de sua casa. Assim, além da flexibilidade de horário, você economiza tempo e dinheiro com deslocamentos.

O que se estuda na faculdade de Engenharia Elétrica a distância

O currículo da faculdade de Engenharia Elétrica a distância pode variar de acordo com cada universidade. Veja algumas das disciplinas mais comuns:

  • Automação e Integração de Processos Industriais
  • Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos
  • Eletrotécnica
  • Estudos Lógico-Matemáticos
  • Expressão Gráfica
  • Fenômenos Físicos e Químicos e suas Aplicações
  • Gestão da Manutenção
  • Gestão de Projetos e Pessoas
  • Gestão de Serviços
  • Linguagens e Técnicas de Programação
  • Mecânica dos Sólidos
  • Métodos, Ferramentas Computacionais e Tecnológicas
  • Modelagem e Controle de Sistemas
  • Processamento e Controle Digital
  • Processos Eletromagnéticos e de Comunicação
  • Projetos Integrados
  • Redes de Comunicação
  • Saúde, Segurança e Meio Ambiente
  • Sistemas Digitais e Microcontroladores
  • Sistemas, Instalações e Equipamentos Eletrônicos e de Comunicação

No currículo da faculdade Engenharia Elétrica a distância também está previsto o estágio supervisionado obrigatório, que deve ser feito presencialmente.

Diploma da faculdade de Engenharia Elétrica a distância vale no mercado?

O diploma de uma faculdade de Engenharia Elétrica a distância, desde que reconhecida pelo MEC, tem o mesmo valor daquele obtido em uma graduação presencial.

De fato, em nenhum lugar do diploma aparece se a graduação foi feita na modalidade presencial ou a distância.

É importante lembrar que, além do diploma, o engenheiro precisa estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para exercer a profissão.

Onde encontrar a faculdade de Engenharia Elétrica a distância

Existem poucas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer a faculdade de Engenharia Elétrica a distância. Entre elas, podemos destacar:

As universidades estruturam seus polos de apoio presencial em diversas regiões do Brasil. Para saber se existe algum polo da faculdade de Engenharia Elétrica próximo de sua casa, consulte Faculdades a Distância.

Pretende cursar a faculdade de Engenharia Elétrica a distância? Compartilhe com a gente suas ideias!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);