dcsimg

Faculdade de Engenharia a distância

(0.0 de 0)

Saiba como funciona o curso de Engenharia a distância, todos os tipos de Engenharia disponíveis nesse formato e onde estudar para ter seu diploma reconhecido!

Faculdade de Engenharia a distância

A Engenharia é uma área ampla, diversificada e que acompanha as mudanças da sociedade. Se no começo a profissão era conhecida apenas como “Engenharia”, atualmente há uma variedade grande de ramos, desde os mais tradicionais, como Engenharia Civil, até os mais recentes, como Engenharia Biomédica.

Em comum está a base em Matemática, Ciências e Administração, que prepara o profissional para criar novas soluções, materiais, estruturas, máquinas ou modos de produção nos mais diversos setores.

As profissões ligadas à Engenharia costumam ter alta empregabilidade e pagar os salários mais elevados do mercado. Isso faz com que os cursos de graduação sejam bastante procurados. Por causa dessa procura, recentemente várias universidades começaram a oferecer cursos de Engenharia a distância. E o melhor: todos com a autorização e o reconhecimento do MEC!

Saiba como funciona uma Faculdade de Engenharia a distância, veja quais são os tipos de engenharia que você pode estudar no formato EAD e onde estão as instituições mais renomadas para fazer esta graduação!

Como funciona a Faculdade de Engenharia a distância

A oferta de Faculdades de Engenharia a distância é relativamente recente. Mesmo assim, muitos cursos já são reconhecidos pelo Ministério da Educação. A graduação em Engenharia é do tipo Bacharelado e a duração média do curso é de cinco anos.

Os currículos das diferentes Faculdades de Engenharia a distância, independentemente da habilitação, seguem as diretrizes do MEC: oferecem um núcleo de conteúdos básicos além das disciplinas profissionalizantes. Na formação básica estão matérias como Cálculo, Física, Química, Informática e Desenho. As disciplinas profissionalizantes e específicas de cada Engenharia muitas vezes são oferecidas desde o início da graduação.

Na Faculdade de Engenharia, o futuro profissional se prepara também para gerenciar equipes e processos produtivos, com matérias da área de Finanças e Administração. Isso faz do engenheiro um profissional muito requisitado pelo mercado financeiro e para gerenciar empresas.

Para ensinar os conteúdos teóricos de Engenharia, os professores gravam suas aulas em vídeo e publicam no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Neste espaço, o aluno também pode acessar materiais de leitura, atividades, informações administrativas e também interagir com tutores e colegas de curso.

Na parte prática, os estudantes analisam e criam projetos variados, como de prédios, pontes, softwares, distribuição elétrica e sistemas de produção de indústrias. Uma dúvida comum: é possível tornar-se um engenheiro e aprender conteúdos tão complexos estudando apenas com as aulas online?

Na realidade, qualquer Faculdade de Engenharia a distância tem em seu currículo muitas aulas laboratório e que devem ser realizadas de forma presencial.

Por isso é tão importante escolher uma faculdade que tenha um polo de apoio próximo de sua residência. É lá que serão realizadas as práticas de laboratório, os encontros com os professores e tutores, as provas finais e a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que é obrigatório.

Outra atividade obrigatória no curso são os estágios supervisionados, nos quais o estudante aprende na prática o dia a dia da sua profissão. Essa é outra atividade que acontece presencialmente, no local designado para o estágio, com a orientação de um profissional da empresa.

Tipos de Engenharias a distância

Atualmente os estudantes podem escolher entre dez tipos de Faculdades de Engenharia a distância. Veja as principais características de cada uma:

  • Engenharia Ambiental: seu principal campo de atuação é a avaliação e a minimização do impacto da ação humana sobre o equilíbrio do meio ambiente. Para isso, desenvolve tecnologias para preservar e recuperar o ar, água e solo, além de realizar projetos de sistemas de esgoto e tratamento de resíduos.
  • Engenharia Ambiental e Sanitária: este curso pode ter características mais próximas da Engenharia Civil ou da Engenharia Ambiental, dependendo do currículo da faculdade.
  • Engenharia Civil: é a mais tradicional das Engenharias, responsável pela construção de obras como prédios, pontes, hidrelétricas, estradas, etc. O engenheiro civil atua em diversas etapas de uma construção, podendo realizar o estudo do terreno, o cálculo da estrutura, o projeto e a execução da obra.
  • Engenharia de Computação: prepara profissionais para criar programas de computadores e aplicativos, bem como para construir equipamentos de informática e de telecomunicações. O campo de atuação é amplo e há muitas vagas no mercado de trabalho.
  • Engenharia de Comunicações: também conhecida como Engenharia de Telecomunicações, prepara o profissional para atuar com sistemas e redes de comunicação, telefonia celular, radares, sistemas de radiodifusão, de navegação e satélites. O profissional estuda, projeta e especifica os materiais necessários, instala, opera e mantém esses sistemas.
  • Engenharia de Controle e Automação: portas automáticas, elevadores, sistemas de fabricação e robôs são alguns dos objetos de estudo de quem faz esta faculdade. O profissional planeja sistemas eletrônicos, de acionamento de máquinas, sensores, define materiais, executa, supervisiona obras, além de dar manutenção nos equipamentos.
  • Engenharia de Produção: prepara o profissional para atuar em indústrias ou empresas de diversos setores, como metalurgia, mecânica, química, construção civil, agroindústria, entre outras. O profissional projeta, implanta e otimiza sistemas e processos de produção de bens e serviços.
  • Engenharia de Software: semelhante à Engenharia da Computação, porém mais voltada para o desenvolvimento de sistemas e programas de computador (software) do que para equipamentos (hardware).
  • Engenharia Elétrica: aqui o foco é planejar e projetar instalações elétricas, de acionamento de máquinas, de iluminação, além de cuidar da parte da segurança, com projetos de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas. O engenheiro eletricista é um dos profissionais com mais alta empregabilidade.
  • Engenharia Mecânica: carros, equipamentos para indústria, sistemas de aquecimento e refrigeração são alguns dos projetos desenvolvidos por aqueles que se formam nesta faculdade.

O diploma da Faculdade de Engenharia a distância vale no mercado?

A validade de qualquer diploma está ligada ao reconhecimento do curso pelo MEC, e não à modalidade de ensino da faculdade (presencial ou a distância).

Portanto, na hora de escolher a sua Faculdade de Engenharia a distância, certifique-se de que ela seja reconhecida pelo MEC. Só assim seu diploma terá validade legal e você poderá comprovar sua formação na hora de buscar um emprego na sua área, participar de um concurso público de nível superior ou candidatar-se a uma pós-graduação.

É importante lembrar que, para exercer a profissão de Engenheiro, de qualquer modalidade, é preciso registrar-se no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Estado onde atua.

Onde encontrar a Faculdade de Engenharia a distância

Existem dezenas de instituições que oferecem a graduação em Engenharia no formato EAD.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Você pode fazer uma busca por uma Faculdade de Engenharia a distância próxima de sua cidade em Faculdades a Distância.

E então, você se interessou por uma Faculdade de Engenharia a distância? Qual delas você quer cursar? Compartilhe com a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);