dcsimg

Faculdade de Enfermagem a distância

(0.0 de 0)

Saiba como funciona a faculdade de Enfermagem a distância e confira as universidades que oferecem esta graduação!

Faculdade de Enfermagem a distância

A faculdade de Enfermagem a distância é oferecida no grau de bacharelado por poucas instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Esta graduação forma um profissional que irá lidar com pessoas, utilizando seu conhecimento e técnicas para ajudá-las a superar uma enfermidade, recuperar-se de cirurgias ou conviver com limitações físicas. O curso prepara profissionais que vão atuar em unidades de saúde, hospitais, clínicas e atendimento domiciliar.

Conheça mais sobre a faculdade de Enfermagem a distância, veja o que se estuda nesta graduação e saiba onde cursá-la.

Como funciona a faculdade de Enfermagem a distância

A Faculdade de Enfermagem EAD tem duração média de cinco anos. A modalidade a distância é oferecida no grau de bacharelado, que proporciona uma formação generalista em Enfermagem.

Durante o curso, o estudante se prepara para atuar em equipes de saúde, prestar assistência direta a pacientes, liderar auxiliares de enfermagem e também auxiliar na realização de cirurgias.

O currículo da faculdade de Enfermagem conta com conteúdos de formação geral e específica. Na formação geral estão matérias como Anatomia, Genética, Psicologia, entre várias outras das áreas da Saúde, das Ciências Biológicas e das Ciências Humanas.

As matérias específicas das Ciências da Enfermagem abordam os fundamentos da profissão e a prática profissional em diferentes âmbitos: centros cirúrgicos, cuidado com idosos, atendimento em unidades de saúde, pediatria, terapia intensiva e outros. A abordagem vai desde os problemas de saúde mais simples até os mais complexos.

Ao ingressar na faculdade de Enfermagem a distância, o estudante passa a fazer parte de uma comunidade on-line, que se encontra no chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem. Este espaço tem diversas funções:

  • Nele, os professores publicam suas aulas previamente gravadas e disponibilizam bibliotecas com conteúdos de apoio, textos, vídeos, links e outros materiais.
  • Os tutores prestam atendimento aos alunos, tanto em relação ao conteúdo quanto na gestão de questões administrativas.
  • Os estudantes podem utilizar as ferramentas de comunicação para realizar trabalhos em grupo, trocar experiências e participar de debates.

Como são as atividades práticas na faculdade de Enfermagem a distância?

A profissão de Enfermagem é marcada pelo contato intenso com pessoas, nas mais variadas situações. Uma dúvida pode surgir: é possível se formar em Enfermagem estudando apenas a distância, sem contato com professores, colegas ou pacientes? Ou seja, estudar apenas pela tela do computador forma um enfermeiro?

Na realidade, esta é uma visão parcial do que é a educação a distância. A faculdade de Enfermagem nessa modalidade prevê uma carga horária considerável de atividades presenciais. Esta é uma condição do próprio Ministério da Educação para autorizar o funcionamento de uma graduação EAD.

Na faculdade de Enfermagem a distância, os alunos participam de práticas em laboratórios, nas quais eles irão se preparar para atuar em hospitais e centros de saúde, atendendo pacientes. O curso também prevê aulas presenciais para disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica.

Aulas inaugurais, oficinas para tirar dúvidas, avaliações finais de disciplinas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também fazem parte da agenda de encontros presenciais.

Essas atividades são realizadas nos polos de apoio presencial que a universidade mantém em diversas localidades. São estruturas com salas de aula, laboratórios, bibliotecas e setor administrativo. Por isso, é importante escolher um curso que ofereça um polo de apoio estruturado e que seja próximo de sua casa ou cidade. Assim, você pode tirar proveito do que a educação a distância tem de melhor: o acesso a universidades reconhecidas, a flexibilidade e a economia de tempo e dinheiro com deslocamentos.

O que se estuda na faculdade de Enfermagem a distância

O currículo da faculdade de Enfermagem pode variar de acordo com cada universidade. Veja algumas das disciplinas mais comuns:

  • Anatomia
  • Biofísica
  • Biologia Celular
  • Bioquímica
  • Farmacologia
  • Fisiologia Humana
  • Fundamentos da Epidemiologia
  • Genética
  • Histologia e Embriologia
  • Imunologia
  • Microbiologia
  • Nutrição
  • Parasitologia
  • Patologia em Enfermagem
  • Psicologia da Saúde
  • Saúde da Família
  • Saúde do Trabalhador

Diploma da faculdade de Enfermagem a distância vale no mercado?

Sim, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A validade do diploma de qualquer universidade está relacionada ao reconhecimento do MEC, e não à modalidade de ensino (presencial ou a distância).

Por isso, se você faz uma faculdade de Enfermagem a distância que seja reconhecida pelo MEC, seu diploma terá o mesmo valor que de uma graduação presencial. De fato, o documento não irá especificar qual foi a modalidade de ensino cursada.

Com o diploma você poderá comprovar a formação ao se candidatar a vagas na área, a concursos públicos para o cargo de enfermeiro ou para ingressar em um curso de pós-graduação.

É importante lembrar que a profissão de enfermeiro é regulamentada. Para exercê-la você precisará, além do diploma, registrar-se no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de seu estado.

Onde encontrar a faculdade de Enfermagem a distância

Atualmente existem poucas universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Enfermagem a distância e nem todas abrem turmas todo semestre.

Entre as faculdades de Enfermagem a distância reconhecidas pelo MEC destacamos:

Para saber se existe alguma faculdade de Enfermagem a distância com polo de apoio próximo de sua casa, confira Faculdades a Distância.

Você tem planos de fazer a faculdade de Enfermagem a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);