dcsimg

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância no Paraná

(0.0 de 0)

Quem busca a flexibilidade e a qualidade dos cursos EAD vai encontrar muitas opções no PR. Confira e prepare-se para escolher sua graduação!

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância no Paraná

O Paraná é a quinta maior economia do país e está entre os primeiros da lista quando se fala em desenvolvimento humano. É um terreno fértil para quem vai iniciar a carreira. As opções podem estar ligadas ao agronegócio, à indústria ou ao setor de serviços, como finanças, turismo, educação e cultura, apenas para citarmos algumas áreas de atuação.

 

Se você pretende fazer uma faculdade para aumentar as chances de conquistar um lugar nesse mercado de trabalho, a boa notícia é que existem muitas graduações a distância no Paraná. São mais de 60 instituições autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer cursos superiores EAD em diversos campos do conhecimento.

 

Confira alguns exemplos de faculdades a distância, tipos de curso e as principais opções de graduação EAD disponíveis no Paraná. Veja também as características dessa modalidade e avalie se o formato atende aos seus objetivos!

 

Faculdades que oferecem graduação a distância no Paraná

Entre as diversas faculdades que oferecem cursos de graduação a distância no Paraná, destacamos as seguintes instituições reconhecidas pelo MEC:

 

Tipos de curso a distância que você pode encontrar no Paraná

Os cursos de graduação podem ser classificados em três tipos principais:

  • Bacharelados: duram entre 4 e 5 anos. Proporcionam uma formação ampla e generalista. Exemplos: Administração, Engenharia e Jornalismo.
  • Licenciaturas: com duração de 3 a 4 anos, as licenciaturas formam professores para o ensino fundamental e médio. Exemplos: Pedagogia, Matemática e Sociologia.
  • Tecnológicos: são cursos mais rápidos, com duração média de 2,5 anos. Os conteúdos são mais focados na prática e formam profissionais aptos a atuar em áreas específicas do mercado de trabalho.

 

Todos esses graus de formação podem ser encontrados na modalidade EAD no Paraná.

 

Exemplos de cursos oferecidos a distância pelas faculdades no Paraná

Confira algumas opções de cursos de graduação disponíveis no Paraná, para você ter uma ideia da diversidade:

 

Bacharelados a distância no Paraná

Administração

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Filosofia

Jornalismo

Publicidade e Propaganda

Relações Internacionais

Serviço Social

Teologia

 

Licenciaturas a distância no Paraná

Artes Visuais

Ciências Biológicas

Educação Física

Física

Geografia

História

Informática

Letras (Espanhol, Inglês, Português)

Matemática

Música

Pedagogia

Química

Sociologia

 

Cursos tecnológicos a distância no Paraná

Agronegócio

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Embelezamento e Imagem Pessoal

Empreendedorismo

Gastronomia

Gestão Ambiental

Gestão Comercial

Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Financeira

Gestão Hospitalar

Gestão Pública

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão do Trânsito

Investigação Forense e Perícia Criminal

Logística

Marketing Digital

Mediação

Processos Gerenciais

Segurança Pública

 

A disponibilidade dos cursos pode variar a cada semestre. Informe-se, junto à faculdade de seu interesse, se há matrículas abertas para a graduação que você pretende fazer.

 

Como funciona uma graduação a distância

A graduação a distância pode funcionar de diversas formas. Tanto que até dentro de uma mesma universidade podem existir diferentes modelos de curso. A ideia é atender aos perfis mais variados de estudantes e, ao mesmo tempo, usar o modelo mais adequado às necessidades de cada graduação.

 

A diferença básica é em relação aos encontros presenciais. Há cursos com encontros uma vez por semestre, que atendem aos estudantes que não podem se deslocar com tanta frequência. É o modelo adotado principalmente em cursos mais teóricos. Em outros cursos as atividades são semanais, proporcionando flexibilidade e ao mesmo tempo contato próximo entre a turma – é o formato mais adequado para cursos que exigem muitas atividades práticas.

 

Os cursos EAD baseiam-se na internet, nos chamados ambientes virtuais de aprendizagem. Nesses espaços, os professores publicam os materiais do curso, que podem ser aulas em vídeo, textos de apoio, programa da disciplina, atividades, jogos, fóruns e outros recursos. Lá também ocorrem as interações entre alunos, professores e tutores.

 

Aliás, as graduações EAD incentivam bastante a participação ativa dos alunos. São fóruns, debates e atividades coletivas animadas por tutores que estimulam a contribuição de cada um dos estudantes. Esse formato é bem mais ativo do que apenas “assistir à aula” do ensino presencial.

 

Embora sejam flexíveis quanto a horários e local, as graduações a distância requerem disciplina e comprometimento. Cada matéria tem seu plano de atividades, que deve ser cumprido rigorosamente para que estudante avance nos módulos do curso.

 

As graduações a distância passam por avaliações periódicas, como qualquer graduação. E olha que o processo é rigoroso: uma equipe nomeada pelo MEC visita a instituição e avalia aspectos como projeto pedagógico, corpo docente, infraestrutura dos polos, material didático e vários outros.

 

São controles como esse que fazem do EAD um modelo já consolidado há 20 anos no Brasil. E lembre-se: na hora de escolher seu curso, certifique-se de que ele tem autorização do MEC para funcionar. Só assim o diploma terá validade no mercado de trabalho. E seu investimento terá valido a pena!

 

Veja também:

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

 

E então, encontrou a graduação a distância que pretende fazer? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);