dcsimg

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância no Mato Grosso

(0.0 de 0)

São mais de 120 cursos superiores a distância disponíveis no Mato Grosso. Confira as principais faculdades e graduações EAD reconhecidas pelo MEC no estado!

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância no Mato Grosso

Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em território e destaca-se pela economia baseada no agronegócio. É líder na produção de soja e sedia 8 dos 10 municípios mais ricos da região Centro-Oeste.

 

O estado também é um dos pioneiros quando se fala em graduação a distância. Há mais de 20 anos os cursos EAD formam profissionais das diferentes regiões do Mato Grosso. Hoje são cerca de 30 faculdades com cursos nas áreas de Humanas, Exatas, Agrárias, Saúde e Gestão. Ou seja, opção é o que não falta para quem quer se qualificar!

 

Confira o levantamento das instituições que atuam com EAD no Mato Grosso. Veja a lista dos principais cursos e conheça as características de uma graduação a distância!

 

Faculdades que oferecem graduação a distância no Mato Grosso

São 28 faculdades privadas e públicas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer cursos de graduação a distância no Mato Grosso. Confira uma amostra:

 

Tipos de formação que você vai encontrar nas faculdades a distância no Mato Grosso

Existem três tipos de cursos de graduação a distância disponíveis no Mato Grosso:

  • Bacharelados: são cursos com duração de 4 a 5 anos. O conteúdo é abrangente e a formação é generalista. Por isso, o bacharel pode atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho. Exemplos: Engenharia e Administração.
  • Licenciaturas: são graduações de 3 a 4 anos voltadas à formação de professores para o ensino fundamental e médio. Exemplos: Pedagogia e Letras.
  • Tecnológicos (ou Cursos Superiores de Tecnologia): têm duração média de 2,5 anos e concedem diploma de curso superior. O conteúdo enfoca conhecimentos específicos em determinada área do mercado de trabalho. Exemplos: Logística e Gestão de Recursos Humanos.

 

Exemplos de cursos oferecidos a distância pelas faculdades no Mato Grosso

É possível escolher entre mais de 120 cursos de graduação a distância no Mato Grosso. A maioria é do tipo tecnológico. Em seguida, vêm os bacharelados e as licenciaturas. Confira algumas opções:

 

Cursos tecnológicos a distância no Mato Grosso

Agronegócio

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Comércio Exterior

Design de Interiores

Empreendedorismo

Gastronomia

Gestão Ambiental

Gestão Comercial

Gestão da Qualidade

Gestão da Segurança Pública

Gestão de Recursos Humanos

Gestão Financeira

Gestão Hospitalar

Logística

Marketing Digital

Negócios Imobiliários

Processos Gerenciais

Redes de Computadores

Secretariado

Turismo

 

Bacharelados a distância no Mato Grosso

Administração

Administração Pública

Biblioteconomia

Ciências Contábeis

Ciências da Computação

Ciências Econômicas

Educação Física

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Relações Internacionais

Serviço Social

Teologia

 

Licenciaturas a distância no Mato Grosso

Artes

Ciências Biológicas

Filosofia

Física

Geografia

História

Informática

Letras (Espanhol, Inglês, Libras, Português)

Matemática

Música

Pedagogia

Química

Sociologia

 

Como funciona uma graduação a distância

Os cursos de graduação a distância funcionam das mais variadas formas, mas também têm muito em comum. Confira agora as principais características das faculdades EAD e os pontos a serem levados em conta na hora de escolher sua formação:

  • Ambiente virtual: os cursos a distância se baseiam em ambientes virtuais de aprendizagem, onde ficam os conteúdos nos mais diversos formatos, como vídeos, textos, exercícios variados e até jogos. Nesses ambientes também estão as ferramentas que permitem a comunicação entre alunos, professores e tutores. Tudo isso é acessado via internet.
  • Infraestrutura: os cursos oferecem polos de apoio para as atividades presenciais, que são obrigatórias. Os polos contam com salas de aula, bibliotecas e todos os laboratórios necessários para concluir a graduação. A dica é visitar o polo no qual você tem interesse e conferir de perto os recursos disponíveis.
  • Frequência de encontros: cada instituição define a frequência das atividades presenciais. Algumas realizam aulas presenciais semanais, enquanto outras promovem apenas um encontro por semestre. Por isso, independentemente da frequência de encontros, procure escolher um polo próximo de sua casa. Assim você economiza tempo e dinheiro nos deslocamentos.
  • Comprometimento: o EAD proporciona flexibilidade em relação a horário e local de estudos. Mesmo assim, cada matéria da graduação tem seu plano de atividades, que deve ser cumprido dentro do prazo. Por isso, os estudantes precisam ter autonomia, disciplina, organização e comprometimento para dar conta do curso.
  • Apoio: estudar a distância não significa estar sozinho, isolado do mundo. Todo curso EAD oferece uma equipe de tutores para tirar dúvidas sobre o conteúdo e questões administrativas. Além disso, lembramos mais uma vez, há diversas ferramentas de comunicação que permitem interagir com tutores, professores e colegas.
  • Autorização do MEC: ao buscar sua faculdade a distância, confira se ela é credenciada pelo MEC para atuar com EAD. Só assim seu diploma terá validade no mercado de trabalho. E todo o seu esforço terá valido a pena!

 

Veja também:

ProUni vale para Curso EAD?

 

Qual curso você planeja fazer? Ele está disponível a distância no Mato Grosso? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);