dcsimg

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância em Juiz de Fora

(0.0 de 0)

Conheça as opções de graduação a distância disponíveis em Juiz de Fora e entenda melhor como funciona uma faculdade EAD!

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância em Juiz de Fora

Uma das mais populosas e importantes cidades de Minas Gerais, Juiz de Fora oferece um grande leque de possibilidades ao estudante que pretende fazer sua graduação a distância.

 

Em uma cidade com forte vocação industrial e com um setor de serviços em franco desenvolvimento, você encontra mais de 15 opções para conseguir o seu diploma universitário. A grande vantagem é se qualificar aproveitando o que o EAD tem de melhor: flexibilidade e economia de tempo e dinheiro!

 

Preparamos um guia com as faculdades a distância presentes em Juiz de Fora, os cursos que você vai encontrar e como funciona esse tipo de graduação. Confira!

 

 

Onde fazer sua graduação a distância em Juiz de Fora

As instituições a seguir estão autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer cursos de graduação a distância em Juiz de Fora.

 

Algumas delas são sediadas em Minas Gerais, mas há também faculdades de outros estados do Brasil dom unidades na cidade. Confira:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
  • Centro Universitário Una (UNA)
  • Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis (SENAC FLORIANÓPOLIS)
  • Faculdades Opet
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
  • Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

 

 

Exemplos de graduação a distância em Juiz de Fora

Muitos cursos em todas as áreas do saber e graus de formação. Esse é o favorável panorama do ensino superior a distância em Juiz de Fora. É bem provável que você encontre aquele que se encaixa em seus planos.

 

Antes de listar alguns exemplos de graduação a distância em Juiz de Fora, porém, acrescentamos uma informação que talvez muita gente não saiba: um curso universitário pode ser oferecido em três diferentes graus. Cada um deles tem características próprias e forma profissionais com perfis específicos de atuação no mercado de trabalho. Analise bem o seu caso para ver qual dessas três modalidades melhor se adapta às suas necessidades:

  • Cursos de bacharelado: são os mais completos entre os três. Têm uma grade curricular abrangente e proporcionam uma visão generalista da carreira. Podem durar 4 ou 5 anos. Administração, Engenharia Elétrica e Serviço social são alguns exemplos que você vai encontrar em Juiz de Fora.

  • Cursos de licenciatura: costumam durar entre 3 e 4 anos e formam professores para os ensinos fundamental e médio. Assim, além das matérias específicas da carreira escolhida, o aluno também tem disciplinas da Educação, como Pedagogia e Didática. Alguns exemplos de licenciatura são: Letras, Pedagogia e Matemática.

  • Cursos tecnológicos: também chamados de superiores de tecnologia ou tecnólogos, destinam-se àqueles alunos que têm pressa para entrar no mercado de trabalho. São os mais curtos entre as três modalidades (dois anos e meio, em média) e o conteúdo é mais voltado para a prática de uma profissão específica. Gastronomia, Gestão da Qualidade e Negócios Imobiliários são algumas opções oferecidas nesse formato.

 

Vamos ver alguns exemplos:

 

Bacharelados a distância em Juiz de Fora

Administração

Administração Pública

Arquitetura e Urbanismo

Ciências Aeronáuticas

Ciências Econômicas

Enfermagem

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia de Produção

Engenharia Elétrica

Nutrição

Serviço Social

Sistemas de Informação

 

Licenciaturas a distância em Juiz de Fora

Artes Visuais

Ciências Biológicas

Computação

Educação Física

Filosofia

Geografia história

Letras

Matemática

Pedagogia

Química

Sociologia

 

Tecnólogos a distância em Juiz de Fora

Agronegócio

Comércio Exterior

Design de Interiores

Design de Moda

Design de Produto

Embelezamento e Imagem Pessoal

Gastronomia

Gestão Ambiental

Gestão da Qualidade

Gestão de Cooperativas

Negócios Imobiliários

Processos Gerenciais

 

Como funciona um curso de graduação a distância

Imaginamos que você já conheça a principal característica do ensino a distância: a oportunidade de estudar e se formar sem ter que frequentar as aulas presencialmente na faculdade, em dias e horários fixos. Mas se você está interessado em um curso superior EAD, precisa saber mais detalhes.

 

Primeiramente, é importante entender que não existem graduações 100% a distância. Pelo menos 20% da carga horária será presencial – essa é uma exigência do MEC. Mas não se desespere: não haverá necessidade de sair de Juiz de Fora para cumprir essas atividades. Todas as faculdades que oferecem EAD na cidade disponibilizam aos alunos um polo de apoio presencial.

 

Há cursos que solicitam a presença do estudante uma vez a cada 15 dias, outros uma vez ao mês ou mesmo uma vez por semestre, seja para fazer provas, participar de atividades práticas, apresentar algum projeto ou tirar dúvidas com os monitores. Pesquise tudo isso antes de tomar sua decisão.

 

Os polos de apoio presencial variam de faculdade para faculdade. Por isso é recomendável visitá-lo pessoalmente para conferir com seus próprios olhos a infraestrutura oferecida aos alunos. Por exemplo, um polo deve contar com bibliotecas, laboratórios (dependendo do curso), salas de reunião, computadores e recursos para a apresentação de trabalhos.

 

No entanto, a maior parte do curso vai ser via internet mesmo. Uma boa conexão e um lugar adequado para você estudar e seguir as aulas são suficientes para acompanhar as atividades online.

 

Quando o aluno se matricula em um curso EAD, recebe uma senha que lhe dá acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Ali, vai encontrar tudo o que necessita para o curso: textos, exercícios, áudios, vídeos etc. E as aulas também são pelo computador, gravadas ou ao vivo, por videoconferência ou transmissões via satélite. Fora isso, você tem outras ferramentas de contato, como fóruns, chats e e-mail, para se comunicar com professores, tutores e colegas.

 

É importante ressaltar que o diploma EAD vale tanto quanto o presencial. Essa informação, inclusive, nem aparece impressa no documento.

 

E, por último, o mais importante: para fazer todo o seu esforço e investimento valerem a pena, certifique-se de que a faculdade e o curso escolhidos estão credenciados pelo MEC. Assim, seu diploma terá validade em todo o território nacional.

 

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

 

E então, encontrou uma boa faculdade para fazer graduação a distância em Juiz de Fora? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);