dcsimg

Descubra tudo sobre a faculdade a distância na Estácio de Sá

(0.0 de 0)

O Ensino a Distância (EAD) vem crescendo muito no país e a Estácio é uma das faculdades que mais investem nessa modalidade. Confira tudo aqui!

Descubra tudo sobre a faculdade a distância na Estácio de Sá

De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior no Brasil, em 10 anos as matrículas nos cursos de graduação a distância pularam de 4% para quase 20% do total. E a tendência é continuar crescendo.

A Universidade Estácio de Sá (UNESA) faz parte desse salto. A Estácio tem experiência em EAD e oferece um dos mais modernos sistemas virtuais de ensino. É tudo muito bem organizado e os conteúdos são equivalentes aos das graduações presenciais. Além disso, seus cursos a distância são reconhecidos pelo Ministério da Educação MEC), o que garante a qualidade do ensino e a validade do diploma em todo o território nacional.

Conheça agora mesmo como funciona a faculdade a distância na Estácio, que tipos de curso são oferecidos, quais as graduações disponíveis e como conseguir a sua vaga!

Como funciona a faculdade a distância na Estácio de Sá?

A Estácio é uma das pioneiras no Ensino a Distância (EAD) no Brasil e atualmente é uma das faculdades que mais oferecem cursos superiores nessa modalidade.

A característica básica do EAD é a separação física entre professores e alunos. Grande parte do curso pode se desenvolver sem que eles estejam juntos diariamente em uma sala de aula, em horários fixos. Daí é fácil imaginar as vantagens desse sistema: mais flexibilidade de horários, liberdade para administrar a própria rotina e o conforto de poder estudar em casa.

Outra grande vantagem é a economia: além de poupar em itens como alimentação e transporte, a mensalidade de um curso a distância costuma sair bem mais em conta do que a de um curso presencial tradicional.

Mas atenção: tanta liberdade exige muita disciplina e organização. Quem quiser começar uma graduação EAD tem que ter isso em mente para não se perder no meio do caminho.

Na Estácio, a maior parte dos cursos EAD acontece no Sistema de Informações Acadêmicas (SIA), um ambiente virtual que funciona como um verdadeiro campus, com salas de aula online, os textos de cada disciplina, exercícios, áudios, vídeos e cronogramas de atividades, entre outras ferramentas.

Quanto às aulas propriamente ditas, elas podem ser acompanhadas de duas maneiras: ao vivo, a partir de videoconferências transmitidas em tempo real, ou gravadas, para que você possa assistir quantas vezes quiser.

Além disso, os professores, os tutores do curso e colegas de turma ficam a um clique de distância, por meio de canais de comunicação como fóruns de discussão, chats e e-mails.

Mas existe o outro lado da moeda: a parte presencial que todo curso a distância tem que oferecer. Por lei, pelo menos 20% das atividades devem ser presenciais.

A parte do curso em que o aluno tem que estar presente é realizada em um dos quase 200 polos de apoio que a Estácio tem espalhados por todo o Brasil.

Os polos contam com a infraestrutura necessária para o andamento do curso: bibliotecas, laboratórios, salas de informática etc., dependendo das necessidades de cada graduação.

Eles podem abrigar atividades como o evento inaugural do curso, aulas práticas, aulas de laboratório, teleaulas, apresentações de trabalho, provas e reuniões com os tutores ou colegas.

Por último, uma boa notícia para quem está pensando em fazer uma graduação a distância na Estácio: o diploma emitido por um curso EAD vale tanto quanto o presencial! – isso desde que a faculdade seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), o que é o caso da Estácio de Sá.

Quais são os tipos de curso a distância da Estácio de Sá?

Como você já sabe, toda graduação a distância tem que oferecer uma parte presencial. Essa carga de atividades acontece no polo de apoio e, na Estácio, vai variar de acordo com estes três tipos de curso:

EAD: trabalha com a carga mínima presencial exigida por lei, que é de 20%. Ou seja, na modalidade EAD da Estácio, até 80% do curso pode ser feito a distância. Sua presença no polo de apoio se resumirá à aula inaugural, às provas finais de cada matéria e, ocasionalmente, a alguma reunião com os colegas e tutores. Dependendo do curso, pode ser solicitada também para aulas de laboratório.

Flex: na modalidade Flex existe um equilíbrio maior entre atividades presenciais e a distância. Aqui, não é possível apontar uma porcentagem, pois a frequência solicitada no polo de apoio pode variar bastante dependendo de cada curso e matéria. Mesmo assim, o mais normal é que a maior parte do curso possa ser feita em casa, garantindo assim a flexibilidade de horários típica dos cursos a distância.

Telepresencial: nesse tipo de curso a distância oferecido pela Estácio, você tem que comparecer ao polo de apoio uma vez por semana. É quando, na presença dos tutores do curso, você assistirá às teleaulas transmitidas ao vivo dos estúdios da Estácio ou de uma unidade da faculdade em outro ponto do país. Pode aproveitar para também conhecer e interagir com seus colegas. O restante do curso é feito a distância.

Que cursos a distância posso fazer na Estácio?

São dezenas de possibilidades. A Estácio de Sá oferece cursos a distância em todas as áreas do conhecimento. Para ter uma ideia, veja a lista com alguns exemplos:

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Comércio Exterior
  • Educação Física
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Comercial
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Tecnologia da Informação
  • Gestão de Turismo
  • Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
  • Investigação Forense e Perícia Criminal
  • Letras
  • Logística
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Secretariado
  • Segurança Pública
  • Serviço Social
  • Teologia

Como conseguir vaga em um curso a distância da Estácio?

O primeiro passo é se inscrever no site da faculdade. Lá, você vai selecionar seu estado para ver se existe um polo de apoio que ofereça o curso desejado em sua cidade ou região.

Em caso positivo, você deve continuar o processo de inscrição, escolhendo uma forma de ingresso. A mais tradicional é fazer o vestibular, que na Estácio pode ser agendado: o aluno escolhe o melhor dia e hora para fazer os exames.

Também dá para conseguir uma vaga utilizando sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Optando por essa modalidade, não é preciso passar pelo vestibular. Basta verificar no site se o seu desempenho no Enem é suficiente para ingressar no curso que você quer.

Outras formas de ingresso que dispensam o vestibular são a Transferência Externa (quando o aluno estuda em outra faculdade e quer pedir transferência para um curso a distância da Estácio) e a Segunda Graduação (quando o estudante já é formado em uma universidade e quer fazer uma graduação a distância na Estácio).

As regras, tanto para a Transferência quanto para a Segunda Graduação, vão variar de acordo com o caso, e por isso é preciso verificar como proceder diretamente com a instituição.

 

Onde conseguir mais informações sobre os cursos a distância da Estácio?

Se você ficou interessado em fazer uma graduação a distância na Estácio e ainda tem dúvidas, quer saber o valor da mensalidade ou descobrir se existe um polo de apoio perto de sua casa ou trabalho, o melhor a fazer é consultar o site da faculdade.

 

Veja também:

Conheça os 10 cursos EAD com menor preço

 

O que achou da faculdade a distância da Estácio? Está pensando cursar alguma graduação EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);