dcsimg

Faculdade a distância é uma boa opção?

(0.0 de 0)

Descubra se fazer uma faculdade a distância é uma boa opção para você!

Faculdade a distância é uma boa opção?

Flexibilidade de horário, assistir às aulas de qualquer lugar, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos fatores que têm atraído milhões de alunos para cursos a distância.

Realmente, as vantagens de fazer uma faculdade EAD são muitas. Mas será que essa é a melhor opção para você?

A resposta é: depende! Cada caso é diferente, e o que pode ser uma excelente experiência para alguém pode não ser ideal para todo mundo.

Para saber se o melhor é fazer um curso presencial ou a distância, é importante conhecer bem seu perfil, sua rotina e seus objetivos. Entender as características de cada uma das modalidades de ensino também ajuda bastante na hora de decidir.

Descubra algumas vantagens de se fazer uma faculdade a distância e em quais casos o EAD é a opção mais acertada. Veja também onde encontrar faculdades a distância reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC)!

 

Quando fazer uma faculdade a distância é uma boa opção?

Um dos primeiros aspectos que você deve levar em consideração ao escolher uma faculdade a distância é o perfil necessário para ser um bom estudante EAD. Cursos a distância possuem algumas características diferentes dos cursos presenciais e, consequentemente, exigem habilidades específicas de seus alunos:

Disciplina e organização

Ter que acompanhar um cronograma de estudo sem a presença física diária de professores e colegas de turma exige disciplina. Definir quando, como e onde estudar é uma das vantagens do ensino a distância, mas pode ser um obstáculo para algumas pessoas. É importante que o aluno faça um planejamento de estudos para conseguir cumprir o cronograma do curso, tenha determinação para seguir este planejamento e concentração para evitar distrações.

Iniciativa

Estudar sozinho na frente de um computador exige do aluno iniciativa para participar dos fóruns, fazer perguntas, buscar a ajuda de colegas, tutores e professores. A proatividade é uma das características mais importantes para estudantes EAD. Ao participar das atividades, você interage com colegas de turma, professores e tutores, compartilha conhecimento e se sente mais motivado!

Saber usar o computador

Ter familiaridade com tecnologia é fundamental. Mas não precisa saber programar, nem ser um gênio da computação. Basta o básico: ter acesso a um computador ligado à internet e saber utilizar programas comuns para editar textos, navegar na internet, assistir aos vídeos, etc.

Se você se encaixa neste perfil ou tem potencial para desenvolver estas habilidades, conheça algumas vantagens de se fazer uma faculdade EAD:

 

1. Mais opções de cursos

O EAD permite que o aluno tenha uma variedade maior de cursos para escolher sem ter que mudar de cidade ou de emprego para conseguir frequentar as aulas.

Ao invés de decidir sua carreira com base nas opções de cursos presenciais disponíveis, você pode pensar no que realmente gostaria de fazer e buscar um curso EAD que se encaixe em seus planos profissionais.

 

2. Flexibilidade de horários

O ensino a distância é uma ótima opção para quem já está inserido no mercado de trabalho ou possui outras atividades nos horários de aula de um curso presencial. A possibilidade de determinar o próprio ritmo de estudo permite que muitas pessoas possam conciliar o trabalho com uma faculdade.

No entanto, é importante lembrar que ter flexibilidade de horário não significa estudar menos! Você precisa identificar se na sua rotina atual é possível encaixar horários regulares para se dedicar aos estudos. O ideal é que o aluno consiga separar um tempo definido por dia e algumas horas extras aos finais de semana para fazer as atividades propostas.

 

3. Não é preciso se deslocar até a universidade

Não precisar sair de casa todos os dias para estudar significa economia de tempo e dinheiro. Se você levasse, por exemplo, 3 horas todos os dias para ir e voltar da faculdade, isto poderia acabar se tornando uma rotina exaustiva. Mesmo sem chegar atrasado nas aulas e conciliando os horários de trabalho, poderia não sobrar tempo para estudar para as provas ou para aproveitar seus momentos de lazer.

Fazer uma faculdade a distância possibilita aproveitar melhor o tempo disponível.

Mas atenção: por determinação do Ministério da Educação, todo curso a distância oferecido no Brasil tem que dispor também de atividades presenciais. Ou seja, vez ou outra você terá que comparecer à instituição de ensino para apresentar trabalhos ou desenvolver atividades de laboratório. Por isso, é recomendável buscar uma faculdade que ofereça um polo de apoio perto da sua casa ou do seu trabalho.

 

O diploma de EAD vale no mercado de trabalho?

Para que seu diploma de curso EAD tenha validade no mercado de trabalho é preciso que ele seja emitido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

O diploma não mostra se o curso foi feito a distância ou presencialmente. O Ministério da Educação aplica o mesmo rigor e os mesmos critérios de avaliação a cursos EAD e presenciais.

No momento de buscar um emprego, o reconhecimento da instituição de ensino e do curso em que o profissional se formou têm mais relevância do que o modelo do curso (presencial ou EAD).

 

Universidades que oferecem cursos EAD

Se você está determinado a fazer uma faculdade EAD, confira algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos na modalidade a distância:

Universidades Privadas:

Universidade Públicas:

 

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

O que achou das dicas? Você se encaixa no perfil de um estudante EAD? Conte para a gente aqui nos comentários.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);