dcsimg

A faculdade a distância é reconhecida pelo MEC?

(0.0 de 0)

Descubra se as faculdades a distância são reconhecidas pelo Ministério da Educação e se o diploma de graduação em EAD tem validade!

A faculdade a distância é reconhecida pelo MEC?

O diploma de curso superior ajuda a abrir portas no mercado de trabalho e a progredir na carreira. Com ele, você pode participar de concursos públicos que exijam este nível de escolaridade, candidatar-se a cargos de nível superior em empresas privadas e continuar seus estudos em cursos de pós-graduação.

No entanto, para ter validade no mercado e possibilitar tudo isto, o diploma precisa ter sido emitido por uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Cada novo curso de graduação que é aberto no Brasil precisa ser avaliado e reconhecido pelo MEC.

Mas como isso funciona para as faculdades a distância? O diploma obtido em um curso EAD vale no mercado?

Descubra tudo isso a seguir e veja onde estudar a distância para turbinar sua carreira!

 

As faculdades a distância têm qualidade?

Fazer uma faculdade é o sonho de muitas pessoas. No entanto, os planos de conseguir um diploma de nível superior às vezes são adiados ou mesmo deixados de lado quando não se pode cursar uma universidade de qualidade, seja por falta de tempo ou por morar longe dos grandes centros.

O ensino a distância (EAD) se tornou uma ótima alternativa para quem pretende superar estes obstáculos. De modo geral, esta modalidade de ensino alcança muito mais cidades do que os cursos presenciais e possibilita conciliar trabalho e estudos.

Apesar de ser reconhecida no Brasil há vários anos, muita gente ainda tem dúvidas sobre essa modalidade de ensino e pode achar que uma faculdade EAD é mais fácil ou tem menos valor do que um curso presencial.

O que acontece na prática é que o MEC exige o mesmo nível de qualidade para as duas modalidades de ensino e avalia os cursos presenciais e a distância com o mesmo rigor, a partir dos mesmos critérios.

 

Como funciona o reconhecimento do MEC para faculdades a distância

O MEC supervisiona e avalia todas as instituições de ensino superior (públicas e privadas) e todos os cursos que elas oferecem, sejam eles a distância ou presenciais.

Para que uma instituição de ensino possa iniciar suas atividades, ela precisa solicitar o credenciamento no MEC. Conforme a organização acadêmica da instituição, ela pode ser credenciada como: Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

Após estar credenciada, a instituição pode começar a oferecer cursos superiores. Depois que a graduação estiver em andamento e com 50% da carga horária completada, a instituição deve solicitar ao MEC o reconhecimento do curso. O reconhecimento é concedido aos que cumprem as exigências legais e possuem condições de formar profissionais com qualidade.

Tanto o credenciamento da instituição quanto o reconhecimento dos cursos não são permanentes, ou seja, de tempos em tempos o MEC faz uma nova avaliação para se certificar que os padrões de qualidade sejam mantidos.

Não é a modalidade de ensino (presencial ou a distância) que determina se um diploma é válido ou não. Para que o documento tenha validade no mercado de trabalho é preciso que o curso seja reconhecido pelo MEC.

 

Como o MEC avalia os cursos a distância

O MEC utiliza três indicadores para avaliar a qualidade dos cursos superiores no País. Cada um destes conceitos recebe uma nota de 1 a 5 (sendo 5 a nota máxima) e servem para avaliar tanto os cursos presenciais quanto a distância.

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): Este indicador considera as instalações físicas da instituição (no caso de faculdades EAD, os polos de apoio presencial), a titulação do corpo docente, a quantidade de profissionais em tempo integral ou parcial, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos estudantes.

  • Conceito de Curso (CC): A nota deste conceito é atribuída depois de uma visita presencial do MEC à instituição. Esta visita pode tanto confirmar a nota do CPC quanto sugerir uma modificação.

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): É o indicador mais conhecido entre os estudantes pois avalia os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso relacionados às diretrizes curriculares. A prova do Enade é aplicada aos alunos ingressantes do curso e aos concluintes. Desta forma é possível avaliar o crescimento que o estudante obteve durante a formação.

 

As notas atribuídas aos cursos são divulgadas publicamente no site do e-MEC. É possível fazer uma busca pelo nome da instituição de ensino ou pelo nome do curso.

 

Cursos a distância reconhecidos pelo MEC

Segundo o último censo divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), foram oferecidos 537 cursos de graduação totalmente a distância no ano de 2014 (ficaram de fora desta conta os semipresenciais). São cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo ofertados por universidades públicas e privadas.

Confira algumas das instituições de ensino que possuem cursos EAD reconhecidos pelo MEC:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Cursos a distância e o desempenho no Enade

 

Pretende fazer uma faculdade a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);