dcsimg

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância em Cuiabá

(0.0 de 0)

Em Cuiabá, são quase 20 instituições diferentes para analisar, escolher e fazer a sua graduação a distância com o reconhecimento do MEC!

Descubra quais faculdades oferecem graduação a distância em Cuiabá

Se você pensava que Cuiabá oferecia poucas opções de estudos universitários, estava enganado. A cidade tem 21 universidades públicas e privadas que oferecem cursos presenciais. E se optar pelo ensino a distância (EAD), suas possibilidades praticamente duplicam!

 

Seja em uma faculdade, em um centro universitário ou em uma universidade, a capital do Mato Grosso oferece muitas possibilidades para que você consiga o seu diploma universitário. Há, inclusive, instituições de outros estados que disponibilizam graduações a distância na cidade. E o melhor: com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), condição obrigatória para que seu diploma tenha validade em todo o território nacional.

 

Chegou a sua vez de fazer uma faculdade a distância. Leia nosso artigo e confira as informações de que você precisa para começar a busca por seu curso EAD em Cuiabá!

 

 

Graduação a distância em Cuiabá: onde fazer?

Lembre-se: você vai passar pelo menos dois anos e meio envolvido com seu curso, faculdade e professores. Por isso, tem que estar bem convencido de que sua opção é a que melhor se encaixa às suas necessidades.

 

Listamos abaixo as instituições autorizadas pelo MEC que oferecem EAD em Cuiabá. Cada uma delas tem características diferentes, que devem ser levadas em conta na hora da sua decisão.

 

Cento Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)

Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)

Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Faculdade AIEC (AIEC / FAAB)

Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis (SENAC FLORIANÓPOLIS)

Faculdade Educacional da Lapa (FAEL)

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Universidade Paulista (UNIP)

Universidade Potiguar (UNP)

 

Como funcionam os cursos a distância

A maior diferença entre um curso EAD e um presencial tradicional é que na modalidade a distância não há a necessidade de frequentar as aulas todos os dias em horários específicos.

 

Isso não significa que você não terá a mesma quantidade de conteúdo ou que não precisará se esforçar tanto quanto em um curso tradicional. Ao contrário: no EAD, sua dedicação e disciplina têm que ser as mesmas ou ainda maiores. Você ganha, isso sim, em praticidade e em flexibilidade de horários para realizar o seu curso.

 

Na EAD você pode assistir às aulas de onde quiser. Obviamente, é necessária uma boa conexão à internet para poder acompanhar bem todas as atividades. Os professores, as aulas, os materiais didáticos, enfim, praticamente tudo o que envolve o seu curso fica disponível em ambientes virtuais, e a interação se dá por meio de videoconferências, chats, fóruns e e-mail.

 

E nem tudo acontece a distância nesse tipo de graduação. Vai depender da instituição e do curso, mas, em maior ou menor medida, as faculdades EAD também podem solicitar sua presença em muitos momentos. Para isso, contam com polos de apoio.

 

Os polos de apoio presencial são espaços físicos que servem como pontos de encontro entre estudantes, tutores e colegas de curso. Neles, você pode fazer trabalhos, participar de debates presenciais e apresentar suas pesquisas, inclusive o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pode ainda utilizar a biblioteca e os laboratórios. É ali também que acontecem as provas finais. Essa infraestrutura varia de instituição a instituição. Por isso, saber com antecedência o que cada faculdade oferece em seu polo de apoio pode ser um fator decisivo para a sua escolha.

 

Nossa última dica, e talvez a mais importante, é verificar se a instituição que oferece o curso está credenciada pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Isso garante a validade de seu diploma em todo o território nacional e faz toda a diferença para sua colocação no mercado de trabalho!

 

 

Suas opções de curso a distância em Cuiabá

Nas áreas de Humanas, Exatas ou Biológicas, em grau de bacharelado, licenciatura ou tecnológico, suas opções de curso superior a distância em Cuiabá são bastante amplas.

 

Antes de irmos à lista, porém, é interessante esclarecer as diferenças básicas entre os graus de formação para você direcionar melhor a sua busca.

 

Os cursos de maior duração (de 4 a 5 anos, em média) são os de bacharelado. Neles, o estudante tem a oportunidade de se aprofundar nos assuntos de cada disciplina ministrada e de ter uma visão mais abrangente de tudo o que envolve aquela profissão.

 

Os cursos de licenciatura duram de 3 a 4 anos. Nesses, o aluno é preparado para ser professor e lecionar nos ensinos fundamental e médio.

 

Os cursos de tecnólogo são os mais breves entre as três modalidades e duram em média dois anos e meio. Sua característica é abordar os temas de maneira mais prática e objetiva, preparando o estudante para exercer uma atividade profissional específica.

 

Agora sim. Feitos os devidos esclarecimentos, vamos à lista com algumas possibilidades de curso a distância que você pode encontrar em Cuiabá. Para facilitar sua consulta, organizamos a relação em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.

 

Bacharelados

Administração

Arquitetura e Urbanismo

Biblioteconomia

Biomedicina

Ciências Aeronáuticas

Ciências Biológicas

Ciências Contábeis

Ciências da Computação

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia de Computação

Engenharia de Comunicações

Engenharia de Software

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Estética

Fisioterapia

Nutrição

Relações Internacionais

Sistemas de Informação

Teologia

 

 

Licenciaturas

Artes Visuais

Biologia

Ciências Sociais

Computação

Educação Física

Filosofia

Física

Geografia

História

Informática

Letras

Matemática

Música

Pedagogia

Sociologia

 

Tecnólogos

Agronegócio

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Automação Industrial

Banco de Dados

Comércio Exterior

Comunicação Institucional

Design de Moda

Empreendedorismo

Estética e Cosmetologia

Gastronomia

Gestão Ambiental

Gestão da Produção Industrial

Gestão da Qualidade

Gestão de Cooperativas

Gestão Financeira

Hotelaria

Logística

Marketing

Negócios Imobiliários

Processos Gerenciais

Produção Audiovisual

Segurança no Trabalho

Sistemas para Internet

Turismo

 

 

E não são apenas esses. Entrando em contato com as instituições, você pode conhecer a relação completa dos cursos que cada uma delas oferece no semestre em que você pretende ingressar. Mas já deu pra ter uma boa ideia, não é? Agora é com você!

 

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

 

Comente sobre seus cursos preferidos e conte-nos como vai a sua pesquisa por uma faculdade a distância em Cuiabá!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);