dcsimg

Existe faculdade de Farmácia a distância?

(0.0 de 0)

Gostaria de estudar Farmácia a distância? Conheça os cursos EAD nessa área reconhecidos pelo MEC!

Existe faculdade de Farmácia a distância?

O curso superior de Farmácia é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) somente na modalidade presencial. Não existe opção de graduação a distância nesta área no Brasil, apenas a formação em nível de especialização. Se você sonha em trabalhar como farmacêutico, precisa se organizar para acompanhar as aulas presencialmente em alguma universidade.

A boa notícia é que o curso de Farmácia é bastante popular e pode ser encontrado em inúmeras faculdades públicas e privadas em todo o País. Deve haver uma instituição aí perto de você que ofereça esta graduação.

Há também um caminho alternativo para quem pretende trabalhar com Saúde e precisa estudar de forma remota: o curso de Biomedicina. Conheça as possibilidades de formação reconhecidas pelo MEC que pesquisamos para você!

 

A faculdade de Farmácia

A graduação em Farmácia dura em média quatro anos e é do tipo bacharelado. Os alunos estudam a fundo Biologia, Química, Física e Ciências Biomédicas, afinal precisam entender o funcionamento do corpo humano já nos semestres iniciais. Depois, aprendem as propriedades das substâncias medicinais e sua aplicação em remédios e outros produtos voltados à promoção da saúde.

Há muitas atividades práticas em laboratório ao longo da formação.

Nos dois últimos semestres, os alunos atuam em estágios clínicos na comunidade e em farmácias hospitalares. É necessário ainda apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da graduação.

O que se estuda na faculdade de Farmácia?

Conheça algumas das disciplinas mais comuns da grade curricular do curso de Farmácia:

  • Anatomia Humana
  • Biossegurança
  • Bioética em Saúde
  • Epidemiologia e Saúde Pública
  • Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica
  • Fisiologia
  • Genética e Citogenética
  • Hematologia Clínica
  • Imunologia
  • Parasitologia
  • Tecnologia de Cosméticos
  • Toxicologia e Análises Toxicológicas

 

O que faz um farmacêutico?

Depois de formados, os profissionais encontram mais de 70 atividades reconhecidas na área e oportunidades de trabalho em laboratórios, farmácias, indústrias de medicamentos, hospitais, universidades. Entre as atividades mais comuns da rotina de um farmacêutico, estão:

  • ·      Pesquisar novos medicamentos.
  • ·      Identificar reações que as substâncias provocam no ser humano.
  • ·      Prestar orientações a pacientes em farmácias.
  • Analisar amostras de sangue, urina e fezes em laboratório.
  • Testar substâncias e princípios ativos.
  • Analisar a composição de alimentos industrializados.

 

Opções de especialização em Farmácia EAD

Existem diversos cursos de especialização na área de Farmácia na modalidade de ensino a distância. Eles exigem que os candidatos já tenham um diploma de nível superior em Farmácia reconhecido pelo MEC. É mais uma razão para você fazer um esforço e estudar de forma presencial na graduação. Além de atingir seu objetivo profissional, você garante a continuidade dos estudos na modalidade EAD. Veja alguns exemplos de cursos de pós-graduação a distância:

·      Farmácia Hospitalar

·      Farmacologia e Interações Medicamentosas

·      Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

·      Farmácia Clínica em Cirurgia, Emergência e Trauma

 

Alternativa: curso de Biomedicina

Se você sonha em trabalhar na área de Farmácia mas tem dificuldade em estudar de forma presencial, conheça mais de perto o curso de Biomedicina. É a única opção relacionada à área, reconhecida pelo MEC, que tem parte das aulas na modalidade presencial e outra parte a distância.

Os encontros presenciais acontecem na universidade (ou no polo presencial) de segunda a quinta-feira. Outras atividades são desenvolvidas de forma remota, por meio do ambiente virtual de aprendizagem.

O curso de Biomedicina prepara profissionais para pesquisar as causas das doenças, as formas de diagnóstico, tratamento, controle e cura. É uma graduação do tipo bacharelado, com duração de quatro anos.

O Biomédico pode trabalhar em clínicas, laboratórios, hospitais, hemocentros e pesquisa de medicamentos. Sua atuação é diferente do trabalho de um farmacêutico (o biomédico não pode assinar como responsável em farmácias e drogarias, por exemplo). No entanto, as duas graduações têm disciplinas em comum.

Onde estudar

Saiba onde encontrar o curso ideal para a construção da sua carreira na área de Farmácia:

Cursos de Farmácia presenciais reconhecidos pelo MEC

Há cerca de 400 instituições de ensino, entre públicas e privadas, que oferecem o curso de Farmácia na modalidade presencial com reconhecimento do (MEC). Confira algumas delas:

 

 

Biomedicina

O curso de Biomedicina, com carga horária presencial e a distância, é oferecido por uma única instituição privada reconhecida pelo MEC. Confira:

  • Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR)

 

Veja também

A faculdade a distância é reconhecida pelo MEC?

Vai estudar Farmácia? Em qual instituição? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);