dcsimg

Existe faculdade de Direito a distância?

(0.0 de 0)

Conheça as opções EAD para quem quer estudar Direito!

Existe faculdade de Direito a distância?

Direito é um dos poucos cursos superiores que ainda não ganharam uma versão na modalidade de ensino a distância reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para ser bacharel em Direito, no Brasil, é preciso fazer um curso presencial.

Mas se você prefere estudar a distância, não desanime! Há alternativas interessantes para quem pretende seguir carreira na área. É possível optar por um curso de tecnólogo EAD ligado a alguma especialidade do Direito e também cursar uma pós-graduação na mesma modalidade de ensino, depois de obter um diploma de curso superior.

Saiba quais são as alternativas de formação a distância na área de Direito e onde encontrar universidades que oferecem opções para construir sua carreira!

O curso de Direito

Vamos detalhar um pouco a formação em Direito para você sentir se é mesmo a sua praia.

O Direito é um dos cursos superiores mais tradicionais do Brasil. São mais de mil universidades que oferecem esta graduação com reconhecimento do MEC, todas de forma presencial. O mercado de trabalho é bastante concorrido, mas também oferece muitas oportunidades. Sem falar que os salários dos advogados e juízes estão entre os mais altos do País!

Estudar Direito não é fácil. O curso presencial exige cinco anos de muita dedicação. A carga horária é puxada, os alunos precisam ler muito e desenvolver seu poder de argumentação. Ao final do curso, devem conhecer o teor das leis que regem o País e estar preparados para assegurar os direitos e o cumprimento de deveres de indivíduos e instituições.

O profissional formado em Direito pode trabalhar em empresas do setor público, privado ou terceiro setor. Também pode atuar como autônomo ou montar seu próprio escritório de advocacia.

Opções de formação em Direito EAD

Se o seu sonho é atuar na área de Direito, mas precisa estudar a distância, conheça as seguintes opções de formação na modalidade de ensino EAD:

1 - Tecnólogos EAD na área de Direito

O curso superior de tecnologia tem duração mais curta que o bacharelado. A graduação leva, em média, dois anos. Com um diploma de tecnólogo você garante formação em nível superior para participar de concursos públicos ou outros processos seletivos. Este diploma também permite a continuação dos estudos com uma pós-graduação, por exemplo. Confira alguns cursos de tecnólogo EAD relacionados à área de Direito:

  •  Serviços Penais: Este curso tem enfoque na gestão de serviços penitenciários e na inserção social do preso, internado ou egresso. Pode ter ainda concentração na área de gestão, execução ou assistência penal.
  • Gestão Ambiental: O tecnólogo formado nesta área realiza atividades como análises de impacto ambiental, regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal. É preparado também para a elaboração de laudos técnicos e pareceres.
  • Segurança Pública: Esta formação é direcionada ao estudo de dispositivos administrativos, penais e processuais relacionados à segurança pública. A graduação enfatiza uma ou mais atividades da área: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

2 - Especializações EAD na área de Direito

Outra opção de formação na área de Direito na modalidade EAD é cursar uma especialização após obter um diploma de curso superior em alguma área. Grande parte das universidades não exige que os candidatos aos cursos de pós-graduação sejam bacharéis em Direito. Então você pode optar por um curso superior de tecnologia EAD e, na sequência, fazer uma pós também a distância. A duração destes cursos varia bastante – eles podem ter de 360 a 500 horas. Veja algumas opções:

  • Direito Administrativo
  • Direito Agrário
  • Direito Ambiental
  • Direito Aplicado aos Serviços de Saúde
  • Direito Bancário
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito de Família e Sucessões
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Eleitoral
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Municipal Brasileiro
  • Direito Público
  • Direito Tributário

Diploma EAD vale no mercado?

Sim. A validade de um diploma de curso superior no Brasil depende do reconhecimento do MEC. Não importa se o curso é presencial ou a distância. Os diplomas dos alunos são todos iguais, sem referências à modalidade cursada.

Na hora de se inscrever em algum curso, você deve checar se a universidade de sua escolha é reconhecida pelo MEC. Isso é o que vai fazer a diferença!

Onde estudar Direto a distância

Tecnólogos: Existem diversos cursos de tecnólogo a distância reconhecidos pelo MEC no Brasil, com currículo relacionado à área de Direito. A maioria deles é oferecida em faculdades privadas. Conheça as principais:

Veja também:

Como funciona uma faculdade a distância?

 

Pretende seguir carreira em Direito? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);