dcsimg

Engenharia Elétrica a Distância em São Paulo

(0.0 de 0)

Veja como funciona o curso de Engenharia Elétrica a distância e onde estudar esta graduação em São Paulo!

Engenharia Elétrica a Distância em São Paulo

O Engenheiro Eletricista (profissional formado em Engenharia Elétrica) está entre os dez profissionais de nível superior mais bem pagos do País, de acordo com levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

O alto salário e as boas perspectivas de empregabilidade fazem com que a Engenharia Elétrica também esteja entre os cursos superiores mais procurados. Antes oferecida somente na modalidade presencial, agora essa graduação também tem o reconhecimento do MEC na modalidade EAD. E a boa notícia é que todas elas têm polos presenciais no Estado de São Paulo.

 

Mas como é possível formar um engenheiro a distância? Diploma de Engenharia EAD vale no mercado?

 

Descubra como funciona a graduação em Engenharia Elétrica a distância e quais faculdades oferecem este curso em São Paulo!

 

Como funciona o curso de Engenharia Elétrica a distância

O curso de Engenharia Elétrica a distância é do tipo bacharelado, dura em média cinco anos e forma profissionais aptos a planejar, desenvolver e coordenar projetos ligados a:

  • Sistemas de geração, conservação, transmissão e distribuição de energia.
  • Previsão de demanda de energia.
  • Máquinas e instalações elétricas e eletrônicas.
  • Controle de processos industriais.
  • Eficiência energética.


As disciplinas oferecidas pelo curso de Engenharia Elétrica a distância não diferem muito da grade curricular dessa graduação no formato presencial. Nos primeiros semestres o futuro engenheiro tem uma carga intensa de disciplinas de base, como Matemática e Física. Aos poucos, vai estudando matérias mais específicas, como Sistemas de Distribuição, Comunicação de Dados, Microprocessadores e Eletricidade Aplicada.

 

Os métodos de ensino e as tecnologias aplicadas no curso de Engenharia Elétrica a distância podem variar de faculdade para faculdade. De forma geral, é possível classificar o funcionamento do curso em:

 

Aulas e atividades pelo computador:

Para conteúdos mais teóricos, consulta à bibliografia e discussões em grupo, os alunos de Engenharia Elétrica a distância contam com um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado pela internet, de qualquer lugar. Algumas atividades podem ter horário marcado (como videoaulas transmitidas ao vivo), mas na maior parte do tempo é o aluno quem define seus horários de estudo.

Uma parte da interação do aluno com colegas, professores e tutores também acontece nesse ambiente virtual. As ferramentas são as mais variadas: mensagens privadas, chats, fóruns de discussão e apresentações interativas são algumas das possibilidades.

 

Aulas e atividades presenciais:

As engenharias em geral têm uma carga considerável de atividades práticas e de laboratório. Na Engenharia Elétrica não é diferente e o curso no formato EAD, mesmo sendo “a distância”, exige a presença do aluno em determinados momentos.

Essas atividades são programadas com antecedência e acontecem nos polos de apoio presencial da faculdade. Para cumpri-las, o aluno precisa estar no local fisicamente.

Para ser reconhecido pelo MEC, o curso de Engenharia Elétrica a distância precisa oferecer toda a infraestrutura necessária para a realização dessas atividades presenciais (laboratórios, salas de aula, etc.).

As provas finais, também por exigência do MEC, são feitas presencialmente. Outra atividade que exige o comparecimento do aluno ao polo presencial é a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O estágio supervisionado, obrigatório para concluir a graduação em Engenharia Elétrica, seja ela tradicional ou a distância, também é feito de forma presencial.

Diploma de Engenharia Elétrica a distância é reconhecido?

Uma das  maiores dúvidas de quem ainda não está familiarizado com o ensino a distância é se o diploma de graduação terá a mesma validade de um diploma presencial.

 

Pela legislação brasileira, quem se forma em um curso de graduação a distância reconhecido pelo MEC recebe um diploma de nível superior que vale tanto quanto o presencial. Aliás, o que importa é o reconhecimento por parte do MEC do curso de Engenharia Elétrica EAD oferecido por aquela faculdade, pois a informação sobre a modalidade de ensino (presencial ou EAD) nem aparece no diploma.

 

O reconhecimento do MEC garante que aquele curso a distância tem uma espécie de “selo de qualidade”, pois antes mesmo de abrir a primeira turma a faculdade passou por uma avaliação rigorosa do Ministério da Educação, que leva em conta critérios como:

  • Estrutura física nos polos de apoio (laboratórios, equipamentos, etc.)
  • Infraestrutura tecnológica
  • Modalidade e frequência de avaliações
  • Programa curricular
  • Qualificação dos professores e tutores

 

Cursos de Engenharia Elétrica a distância em São Paulo

A oferta de cursos de Engenharia Elétrica no formato EAD é recente. Existem apenas quatro universidades reconhecidas pelo MEC que possuem esta graduação. Todas são privadas e atendem estudantes de São Paulo:

 

Veja também:

Curso de Engenharia Elétrica a Distância

 

Você vai fazer Engenharia Elétrica a distância? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);