dcsimg

Saiba tudo sobre os cursos de Engenharia EAD

(0.0 de 0)

Tem interesse em realizar a graduação de Engenharia na modalidade a distância, mas não sabe onde cursá-la? Confira abaixo mais informações sobre a profissão e a faculdade de Engenharia EAD.

Os cursos de Engenharia são alguns dos mais procurados no país e existem muitas áreas para quem quer seguir a carreira. Devido a tantas opções, a escolha de qual engenharia cursar acaba gerando muita dúvida.

Outra questão que gera muitas incertezas é referente a faculdade de Engenharia EAD, por isso separamos as principais informações sobre as áreas do curso e a modalidade a distância.

As principais Engenharias

Engenharia Ambiental – esse curso é voltado para o desenvolvimento sustentável. Sua principal finalidade é tornar os alunos aptos a desenvolver técnicas de preservação da água, do ar e do solo.

A grade curricular é composta por disciplinas que possibilita o estudo dos problemas do meio ambiente, para que esse engenheiro esteja preparado para atuar na obtenção e distribuição de água, no descarte ou reciclagem de resíduos sólidos e na coleta e tratamento de esgoto.

Também é responsável por diagnosticar, avaliar e prevenir que indústrias e construções de residências em lugares vulneráveis causem a poluição do ar, do solo ou da água.

O engenheiro ambiental poderá realizar esse trabalho em secretarias municipais, secretarias estaduais ou polos industriais.

Engenharia Civil – o profissional que atua nessa área é responsável por projetar, gerenciar e executar grandes obras como prédios, casas, estradas, pontes, viadutos, aeroportos, barragens, portos.

Todas as etapas do processo de construção ou reforma dessas obras são acompanhadas de perto pelo engenheiro civil.

O curso visa que esse profissional seja capaz de garantir a estabilidade e a segurança das edificações que estiverem sob sua responsabilidade.

Engenharia de Produção – atua em indústrias e empresas de diversos segmentos, gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais para que a rentabilidade e a produtividade sejam otimizadas.

O curso associa conhecimentos de engenharia com técnicas de administração e economia, dessa forma o engenheiro de produção estará capacitado para utilizar, na empresa em que estiver atuando, procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aprimorem as técnicas de produção e organizem as atividades financeiras, comerciais e logísticas.

Sua função é definir a melhor maneira de associar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade.

Engenharia Elétrica - atua com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, levando em consideração os custos, a localização e a segurança.

Ao final do curso ele estará capacitado para desenvolver e aplicar sistemas de automação e controle nas linhas de produção industrial. Será responsável por elaborar componentes eletroeletrônicos, operar e realizar a manutenção de equipamentos nos hospitais e clínicas e idealizar instalações elétricas.

Poderá atuar no projeto e construção de usinas nucleares, hidrelétricas e termelétricas, desenvolver estudos sobre eficiência energética ou elaborar esquemas de sistemas de medição de consumo, aterramento de fios e iluminação de espaços.

As principais companhias que empregam esse engenheiro são empresas de telecomunicações, indústrias de equipamentos, concessionárias de energia, fábricas de tablets e celulares e prestadoras de serviços de computação.

Engenharia Química – esse profissional atua com os processos industriais que necessitam de transformações físico-químicas.

É sua função desenvolver técnicas de remoção ou obtenção de matérias-primas, transformando-as em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos e celulose.

Cria produtos e equipamentos, pesquisa tecnologias e processos mais eficazes, que causem menos danos ao ambiente. Também poderá trabalhar na edificação e montagem de fábricas e usinas ou dedicar-se a pesquisas em universidades, empresas e institutos de pesquisa.

Engenharia da Computação – esse profissional projeta e desenvolve sistemas computacionais, computadores e periféricos.

A formação superior em Engenharia da Computação visa entregar conhecimentos sobre placas e circuitos, de modo que o aluno esteja apto a elaborar robôs, sistemas digitais e sistemas computadorizados.

Será sua função desenvolver itens para serviços de telecomunicações, e prestar assistência e gerenciar redes de computadores.

Outras áreas da Engenharia

Além dessas áreas da Engenharia, existem ainda: Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de produção Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial entre outras.

Como é o curso de Engenharia EAD

Para realizar o curso a distância o aluno deve ter um computador, laptop ou smartphone com acesso a internet para que seja possível assistir às aulas e realizar as atividades.

Assim que você for aprovado no vestibular, receberá as informações de como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesse ambiente serão exibidas as videoaulas, serão disponibilizados os materiais de apoio, a biblioteca, ocorrerão debates e envio de atividades. Além disso, caso você tenha alguma dúvida referente às aulas, será por meio dele que você entrará em contato com o tutor.

Vale ressaltar que apesar do curso ser a distância, uma vez por mês você deverá ir até o polo de apoio da sua cidade para assistir uma aula presencial.

Certificado e conteúdo do curso

É bem comum algumas pessoas ficarem com receio de escolher a modalidade a distância por achar que o conteúdo das disciplinas será diferente do curso presencial, mas isso não acontece. O mesmo conteúdo entregue aos alunos dos cursos presenciais será entregue a você, caso opte por essa modalidade, mudando apenas a metodologia de ensino.

O diploma também é igual ao do curso presencial, mas é importante que quando você for escolher um curso EAD, verifique se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Universidades que oferecem o curso de Engenharia EAD

Para ajudar você nesse processo de escolha da universidade, selecionamos algumas instituições que possui o curso de Engenharia EAD e são reconhecidas pelo MEC, com preços acessíveis:

Você poderá se interessar também por:

Engenharia: Carreiras e Profissões Relacionadas

A carreira em Engenharia de Produção

Agora você que já sabe tudo sobre o curso de Engenharia EAD e as opções de carreiras, está mais fácil decidir qual delas seguir. Conte pra nós qual graduação pretende cursar e em qual instituição!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK