dcsimg

Engenharia de Produção EAD

(0.0 de 0)

Saiba como funciona o curso de Engenharia de Produção a distância e onde encontrar universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem esta graduação!

Engenharia de Produção EAD

O curso de Engenharia de Produção na modalidade a distância é oferecido em grau de bacharelado, com duração média de cinco anos. Há diversas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem esta graduação, sendo apenas uma pública e as demais, particulares.

Esta formação conta com disciplinas básicas da área de Engenharia, como Matemática e Computação, e uma carga horária considerável dedicada à Administração.

O curso exige bastante estudo e dedicação, mas o esforço é reconhecido: o engenheiro de produção está entre os cargos mais promissores do mercado. Este profissional desempenha o importante papel de garantir a eficiência dos processos produtivos de uma empresa.

Conheça como funciona a graduação em Engenharia de Produção EAD, a grade curricular básica e onde encontrar uma universidade reconhecida pelo MEC para ingressar nesta carreira promissora!

O curso de Engenharia de Produção EAD

Apesar de ser a distância, o curso de Engenharia de Produção EAD exige que o aluno compareça à faculdade para realizar algumas atividades presenciais, como as provas finais, aulas práticas em laboratórios e a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

O curso de Engenharia de Produção a distância inicia com grande concentração de disciplinas das Ciências Exatas, como Cálculo Integral, Física e Química.

As atividades práticas também acontecem já no início da formação. Geralmente são atividades em laboratório, realizadas de forma presencial nos polos de apoio das universidades.

Conheça alguns dos laboratórios destinados às aulas práticas desta graduação:

  • Laboratório de Química
  • Laboratório de Física e Resistência de Materiais
  • Laboratório de Desenho Técnico
  • Laboratório de Eletricidade
  • Laboratório de Automação

A partir do segundo ano do curso, os alunos passam a aprender sobre Produção, Gestão Financeira e Econômica, Gestão de Pessoas e Qualidade. Por ter muitas matérias da área de Gestão, o conteúdo estudado na Engenharia de Produção chega a ser semelhante ao do curso de Administração de Empresas, em alguns semestres.

Praticamente toda a parte teórica do curso de Engenharia de Produção a distância acontece pela internet, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA funciona como um site fechado do curso no qual os alunos podem (via login e senha) assistir às aulas, consultar conteúdos de estudo, fazer exercícios e algumas avaliações. Eles também mantêm contato com professores e colegas neste espaço online, que fica disponível em tempo integral. É isso que permite a flexibilidade de local e horário de estudo, umas das principais vantagens deste sistema de ensino.

Algumas instituições oferecem a graduação em Engenharia de Produção EAD com foco em habilitações específicas. A mais comum é a Engenharia de Produção Mecânica. Também há programas voltados para a agroindústria, produção civil, automotiva, química, elétrica, metalúrgica ou gestão ambiental, entre outras.

Para se formar em Engenharia de Produção EAD, é preciso realizar um estágio supervisionado e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que se estuda no curso de Engenharia de Produção EAD?

A grade curricular da Engenharia de Produção EAD pode variar de acordo com o enfoque do programa e a habilitação oferecida em cada instituição. Confira algumas disciplinas básicas do currículo:

  • Administração de Recursos Humanos
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Contabilidade
  • Controle de Qualidade
  • Desenho Técnico
  • Engenharia de Métodos e Processos
  • Estatística e Probabilidade
  • Fenômenos de Transporte
  • Física
  • Geometria Analítica e Álgebra
  • Gestão Ambiental
  • Gestão das Instalações Industriais
  • Gestão Estratégica
  • Planejamento e Controle da Produção
  • Processos de Fabricação
  • Química Aplicada
  • Resistência dos Materiais
  • Técnicas de Programação

Diploma de Engenharia de Produção EAD vale no mercado?

Sim. A validade de um diploma de nível superior depende do reconhecimento do Ministério da Educação para aquele curso, tanto na modalidade presencial como a distância. Por isso, de acordo com a legislação brasileira, um diploma obtido em um curso EAD reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial no mercado de trabalho.

Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), esta modalidade de ensino é a que mais cresce no Brasil e no mundo. Vale destacar que a Engenharia de Produção está entre as 10 áreas da Engenharia que têm formação em nível superior oferecida a distância no País com reconhecimento do MEC.

Com um diploma de um curso de graduação EAD você pode também comprovar o grau de escolaridade e a qualificação para participar de processos seletivos de emprego e concursos públicos que exijam nível superior. Pode ainda continuar os estudos por meio de uma pós-graduação.

Onde estudar Engenharia de Produção EAD

Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso superior de Engenharia de Produção. A maioria delas é privada e apenas uma universidade pública conta com esta graduação:

Você pode encontrar um curso de Engenharia de Produção EAD com polo de apoio presencial perto de sua casa fazendo uma busca por Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC.

Ficou interessado em estudar Engenharia de Produção EAD? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);