dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Civil online

(0.0 de 0)

Descubra agora mesmo tudo o que precisa saber sobre o curso de Engenharia Civil a distância para brilhar nesse mercado de trabalho!

Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Civil online

Engenharia Civil é o curso que habilita o profissional a projetar e construir estruturas diversas, como prédios, estradas, aeroportos, casas, etc.

É uma área que não conhece tempo ruim aqui no Brasil: seja na crise, seja na bonança, o engenheiro civil está sempre lá, em um dos milhares canteiros de obras que se espalham por todas as partes do país (às vezes, pelo mundo).

O curso, a gente nem precisa falar, já é bastante popular por aqui. Cerca de 670 faculdades oferecem, juntas, mais de 250 mil vagas todos os anos. São 360 mil alunos matriculados atualmente, o que coloca Engenharia Civil no quarto lugar entre as graduações mais procuradas.

A novidade é que agora também dá para estudar Engenharia Civil online — sim, isso mesmo: você pode se formar estudando de casa.

A seguir, saiba tudo sobre o curso de Engenharia Civil online: onde encontrar, o que se estuda, quanto custa e como conseguir uma bolsa de estudos!

O curso de Engenharia Civil online

O curso de Engenharia Civil online está disponível em cerca de 50 instituições de ensino superior no Brasil — todas na rede particular.

Às vezes é difícil tentar imaginar como um curso tão “mãos à obra” como Engenharia pode ser feito a distância, mas de fato é bem simples.

Engenharia Civil online é, na verdade, feito no formato semipresencial, o que significa que os alunos devem estudar parte do curso de casa e parte na faculdade ou no polo de apoio. Nas atividades presenciais, que podem ter frequência semanal ou quinzenal, os estudantes terão aulas em laboratórios, farão provas e apresentarão trabalhos de conclusão da disciplina.

A parte online é bastante dinâmica, e pode ser acompanhada toda de casa, no seu próprio ritmo, por meio de um computador conectado à internet.

As aulas online acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, onde o estudante tem à disposição todo tipo de conteúdo referente a disciplinas de Engenharia Civil: vídeos, apresentações, livros digitais, textos, animações, gráficos e tudo mais que você possa imaginar.

Além disso, o ambiente conta com ferramentas de comunicação direta com professores, tutores e colegas, bibliotecas virtuais, canais de bate-papo, fóruns, chats, videoconferências e muito mais.

O curso de Engenharia Civil online tem duração de cinco anos, mesmo tempo do formato presencial, e forma bacharéis aptos a encararem o mercado de trabalho. O diploma emitido por qualquer curso a distância é válido normalmente, desde que a faculdade escolhida seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O que se estuda em Engenharia Civil online

Na versão online do curso de Engenharia Civil encontram-se basicamente as mesmas disciplinas do curso presencial tradicional, com uma bela carga de atividades em laboratório.

Confira algumas disciplinas oferecidas pelo curso de Engenharia Civil online do Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Desenho Técnico
  • Estradas: Pavimentação
  • Estruturas de Concreto Armado
  • Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas
  • Fenômenos de Transportes
  • Física Geral e Experimental
  • Mecânica dos Solos
  • Gestão Ambiental
  • Saneamento Ambiental
  • Instalações Elétricas
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Legislação e Segurança do Trabalho
  • Logística e Engenharia de Tráfego
  • Materiais de Construção Civil
  • Pontes e Grandes Estruturas
  • Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil
  • Resistência dos Materiais
  • Tecnologia das Construções

Quanto custa estudar Engenharia Civil online

Tradicionalmente, os cursos de Engenharia, independentemente de ser civil, de produção, elétrica, mecatrônica, etc., custam uma boa nota em faculdades particulares — normalmente, com mensalidades acima de R$ 1.200.

Só que no formato online a lógica é diferente. Os cursos saem bem mais em conta do que os tradicionais, e podem ser uma opção bem interessante para quem está com o orçamento apertado.

Na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), por exemplo, o curso sai por R$ 470 por mês — quase um terço da média tradicional.

Com esse valor, você ainda estuda em uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC e termina o curso com um diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Ah, e ainda dá para tentar bolsa de estudos para o curso de Engenharia Civil online.

Por meio do ProUni, duas vezes por ano os alunos que fizeram Enem mais recente podem tentar bolsas parciais e integrais em cursos de todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial e online.

O programa exige que o aluno se enquadre em certo perfil socioeconômico e tenha obtido uma boa nota nas provas, sem ter zerado a redação. Normalmente, a concorrência para cursos online é mais tranquila que a dos tradicionais. A oferta de bolsas pode variar de edição para edição.

Fora o ProUni, outra alternativa interessante pode ser tentar um financiamento estudantil bancado pela própria faculdade, com juros baixos e bem mais fáceis de conseguir que o programa de financiamento do governo federal, o FIES (que está disponível apenas para cursos presenciais).

Também tem desconto por pontualidade, bolsas por desempenho, convênio com empresas, e outras tantas possibilidades de pagar menos. Informe-se na faculdade onde você gostaria de estudar.

Faculdades que oferecem o curso de Engenharia Civil online

Selecionamos para você algumas das melhores faculdades de Engenharia Civil online. Elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC e trabalham com vários programas de bolsas, convênios e financiamentos facilitados.

Confira:

 

Juntas, elas contam com unidades e polos de apoio em praticamente todo o país. Para saber se existe algum perto de você, acesse o site da faculdade onde você gostaria de estudar.

 

Veja também:

Conheça o curso de Engenharia de Produção EAD

Gostou do curso de Engenharia Civil online? Vai tentar vaga? Onde? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro