dcsimg

Enem 2018: Entenda tudo e veja se é possível usar para EAD

(0.0 de 0)

Confira todas as informações sobre o Enem 2018 e descubra se é possível usar a nota para entrar numa faculdade a distância.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018, realizado pelo Inep, é uma grande oportunidade para quem pretende entrar na faculdade, já que é possível usar a nota do Exame para ingressar em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Mas, para aquelas pessoas que precisam da flexibilidade de horários que só uma faculdade à distância proporciona e que facilita muito na hora de conciliar trabalho e estudo, será que vale a pena fazer o Enem?

Continue lendo para conferir todas as informações sobre o Exame e saber se você pode usar sua nota do Enem para fazer um curso EAD!

Enem 2018: inscrição, isenção e data das provas

O período de inscrições para o Enem 2018 foi do dia sete até o dia 18 de maio de 2018. Os prazo para pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição (R$ 82) ocorreu antes, indo de dois a 11 de abril.

Quem conseguiu a isenção para a edição de 2017 do Exame e não compareceu aos dois dias de provas precisou justificar a ausência para pedir isenção no Enem 2018.

As provas do Enem 2018 serão aplicadas em todos os estados do país e no Distrito Federal nas seguintes datas:

Primeiro dia de provas - 04/11/2018

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias.
  • Redação.
  • Ciências humanas e suas tecnologias.

Segundo dia de provas - 11/11/2018

  • Ciências da natureza e suas tecnologias.
  • Matemática e suas tecnologias.

Horários de abertura e fechamento dos portões

  • Abertura dos portões: 12h.
  • Fechamento dos portões: 13h.
  • Início das provas: 13:30h.
  • Término das provas do 1º dia: 19h.
  • Término das provas do 2º dia: 18h30min.

O que estudar

As provas do Enem são elaboradas com base em uma matriz de referência, documento que detalha as competências que o aluno precisa demonstrar em todas as áreas do conhecimento avaliadas no Exame, assim como os conteúdos que podem cair em cada prova.

O Inep indica o programa Hora do Enem, da TV Escola e sua plataforma online aos estudantes que estão se preparando para o Exame.

Como são as provas do Enem

O Enem é composto por 4 provas objetivas, cada uma contendo 45 questões (de múltipla escolha):

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias.
  • Ciências humanas e suas tecnologias.
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.
  • Matemática e suas tecnologias.

Redação

Na redação é preciso desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, com no máximo 30 linhas, partindo de uma situação problema política, cultural ou social.

Cartão de confirmação de inscrição

Os cartões de confirmação de inscrição do Enem 2018 serão disponibilizados aos participantes a partir de 22/10/2018. No cartão de confirmação constam as seguintes informações:

  • Número de inscrição do participante.
  • Data, horário e local das provas.
  • Atendimento especializado e/ou específico (caso solicitado).
  • Opção de língua estrangeira.

Como acessar o cartão de confirmação

O cartão de confirmação poderá ser acessado através da página do participante, informando o número do CPF e senha cadastrada no ato da inscrição. Caso o participante tenha esquecido sua senha, basta utilizar a opção “Esqueci minha senha”.

Quando o resultado do Enem 2018 será divulgado

Os gabaritos e cadernos de questões serão divulgados pelo Inep no dia 14 de novembro, permitindo que os participantes já tenham uma noção de seu desempenho no Exame.

Já os resultados individuais oficiais sairão somente em janeiro de 2019 e poderão ser consultados na página do participante. Os resultados serão divulgados por área de conhecimento.

Depois de conferir seu resultado no Enem 2018, é hora de pensar no futuro. Você já pensou em fazer uma faculdade à distância, que garante muito mais flexibilidade de horários e ainda permite economizar com transporte e alimentação fora de casa?

É possível usar a nota do Enem para entrar numa faculdade a distância?

Sim! Você pode usar a nota do Enem para fazer cursos de graduação à distância em instituições de ensino públicas e privadas de todo o país, lembrando que a maior oferta de vagas para EAD se concentra na rede particular.

O primeiro passo é encontrar uma faculdade que ofereça o curso de seu interesse e tenha um polo de ensino na sua região ou proximidades.

Isso porque, mesmo numa graduação à distância, é preciso comparecer periodicamente ao polo de ensino para atividades presenciais, como provas e aulas práticas, dependendo do curso.

A frequência com que o aluno precisa ir até o polo de ensino varia muito, conforme a faculdade, pode ser a cada 15 dias, uma vez por mês ou a cada dois meses. Mas, de qualquer forma, é bom que o polo fique o mais próximo possível, para garantir a continuidade dos estudos.

Depois é só se inscrever no processo seletivo da instituição escolhida e optar por usar a nota do Enem em vez de fazer a prova do vestibular tradicional.

Aqui precisamos fazer um alerta: na hora de escolher uma faculdade a distância, você deve verificar se a mesma é reconhecida pelo MEC, sabe por quê?

Porque só assim você tem a garantia de que receberá um diploma válido em todo o território nacional depois de se formar, para conseguir boas oportunidades de emprego no setor privado, prestar concurso público, trabalhar como autônomo ou abrir o próprio negócio.

Vale mencionar que o diploma de um curso à distância tem o mesmo valor que o de uma graduação presencial. Inclusive, não vem escrito no documento que o aluno estudou na modalidade EAD.

Onde estudar

Pesquisamos para você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que estão presentes em diferentes regiões do país, oferecem diversos cursos à distância (e também presenciais) e nas quais você pode usar sua nota do Enem para se matricular:

Veja também:

Entenda como funciona uma faculdade a distância

Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo

Depois de conferir todas as informações sobre o Enem 2018 e saber que você pode sim usar sua nota para entrar numa faculdade à distância, queremos ver sua resposta nos comentários: qual curso você pretende fazer?

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: