dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Design de Produto EAD

(0.0 de 0)

Saiba como se formar em Design de Produto a distância e ingressar em uma das profissões mais arrojadas do mercado!

Saiba tudo sobre o curso de Design de Produto EAD

O designer de produto é, antes de tudo, um desenvolvedor criativo. Da sua cabeça podem nascer projetos incríveis, como um carro totalmente diferente, um móvel, uma joia, uma embalagem, um eletrodoméstico.

Muita gente não imagina que já seja possível desenvolver essas habilidades por meio de um curso a distância.

Para essas pessoas, a gente tem uma boa notícia: no Brasil já existem cursos EAD de Design de Produto para atender a uma demanda que só cresce.

Ainda não tem muitas opções disponíveis, mas é a alternativa ideal para quem busca entrar rapidamente num mercado super promissor estudando de casa, com uma forcinha da tecnologia.

Interessou? Então saiba tudo sobre o curso de Design de Produto EAD logo abaixo.

O curso de Design de Produto EAD

Além de super arrojado, o curso de Design de Produto EAD é prático e objetivo. Tem apenas dois anos de duração e forma profissionais de nível superior aptos a encarar um mercado altamente competitivo.

Ao longo de quatro semestres, o curso trabalha a percepção e a capacidade de observação do aluno, desenvolve a veia empreendedora, analisa caraterísticas dos materiais, ensina a desenvolver projetos de design, fazer projeções, pensar no desenho e uso dos objetos, levando sempre em conta questões como estética, ergonomia e sustentabilidade.

Podemos dizer que Design de Produto desenvolve tanto o lado criativo, típico dos designers, quanto a capacidade de raciocínio de um engenheiro.

No formato EAD, o curso pode ser feito de duas formas: totalmente a distância ou semipresencial.

No primeiro modelo, o estudante faz quase tudo de casa, no seu próprio ritmo. Ele só precisa comparecer à faculdade algumas vezes por semestre para apresentar trabalhos e fazer provas finais.

No semipresencial, tem aulas presenciais toda semana ou a cada quinze dias, dependendo da faculdade. Há também mais atividades de laboratório.

Nos dois casos, os alunos vão acompanhar grande parte das disciplinas pela internet, em uma plataforma oferecida pela faculdade. Lá eles encontram todo tipo de material didático necessário para o aprendizado (livros, apostilas, aulas em vídeo, apresentações, etc.) e contam com apoio total de professores e tutores durante todo o percurso, além de acesso a tecnologias de ponta, como teleconferências digitais e acompanhamento de desempenho. É uma forma inovadora e eficaz de aprender.

O curso de Design de Produto EAD rende um diploma válido no mercado de trabalho, o que habilita o profissional a buscar vagas que exijam nível superior, prestar concursos públicos ou ingressar em cursos de pós-graduação. Mas para isso é necessário verificar se a faculdade escolhida tem reconhecimento do MEC.

O que se estuda no curso de Design de Produto EAD

O curso de Design de Produto EAD pode até ser curto, mas a carga de disciplinas é de respeito.

Vão ser quatro semestres bastante intensos, com muita coisa para aprender.

Veja algumas das disciplinas oferecidas pela Universidade de Franca (UNIFRAN):

  • Empreendedorismo
  • Expressão gráfica
  • Expressão plástica
  • Ergonomia e percepção visual
  • Design tipográfico
  • Ilustração por computador
  • Fotografia
  • Tratamento de imagem gráfica e digital
  • Materiais e processos industriais
  • Maquetes e protótipos
  • Projeto de produto - mobiliário
  • Projeto de produto - equipamentos
  • Modelagem por computador
  • Legislação e propriedade intelectual
  • Teoria e história da arte e do design
  • Gestão de marketing em design
  • Design sustentável e responsabilidade social
  • Desenho técnico aplicado

Quanto custa estudar Design de Produto EAD

Fazer um curso tão arrojado deve custar uma fortuna, certo? Errado!

No modelo EAD, as graduações custam bem menos que no presencial.

O curso de Design de Produto EAD, por exemplo, pode ser encontrado por cerca de R$ 300 por mês.

Esse é o valor cobrado por instituições do porte da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - reconhecida e bem avaliada pelo MEC.

Em outras faculdades, encontramos o curso por mais ou menos R$ 350.

Se você fez o Enem mais recente e obteve uma boa nota nas provas, pode tentar estudar Design de Produto EAD totalmente de graça, pelo ProUni.

Duas vezes por ano, o programa distribui bolsas de estudos parciais ou integrais em faculdades particulares bem avaliadas pelo MEC. Design de Produto a distância também entra na conta, dependendo da edição.

Para participar, é necessário encarar um processo seletivo que exige uma pontuação razoável nas provas, além de atender a critérios de formação escolar e renda familiar determinados pelo MEC.

Cursos EAD normalmente são menos concorridos que os demais – portanto, olho na oportunidade. O ProUni abre concorrência todo semestre.

Onde encontrar o curso de Design de Produto EAD

Ainda são poucas as faculdades que oferecem o curso de Design de Produto EAD. Até agora, o MEC deu autorização a apenas seis.

Por outro lado, são instituições que têm um grande alcance em todo o país, com polos até nas cidades mais distantes dos grandes centros.

Conheça algumas das melhores:

Veja também:

Conheça tudo sobre o curso de Design de Interiores EAD

Ficou a fim de fazer Design de Produto na modalidade EAD? Conte para a gente quais são suas expectativas em relação ao curso!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro