dcsimg

Cursos a distância e o desempenho no Enade

(0.0 de 0)

Saiba como é feita a avaliação do Enade para cursos superiores EAD

 

enade-ead

 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos indicadores utilizados pelo MEC para avaliar a qualidade dos cursos superiores presenciais e a distância em todo o Brasil. Saiba como funciona essa ferramenta de avaliação e como descobrir a nota do Enade de um curso EAD.

 

O que é o Enade?

Desde sua criação, em 2004, o Enade passou por diversas mudanças. Hoje em dia ele é uma avaliação que acontece todo ano e envolve a aplicação de:

-       provas para os alunos de graduação ingressantes (que já fizeram até 25% do curso) e concluintes (que já completaram mais de 75% do curso); e

-       questionários para os estudantes e coordenadores do curso.

 

O Enade é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma entidade pública federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Inep também é responsável pelos censos escolar e universitário e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras atribuições.

Alguns meses antes do exame, o Inep divulga um conjunto de cursos que devem participar do Enade. Em 2014, por exemplo, o Enade avaliou cursos superiores de Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins e os eixos tecnológicos de: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. A cada ano são avaliadas diferentes áreas de conhecimento, em um sistema de rodízio.

As inscrições são feitas pelas instituições de ensino superior, que cadastram aqueles alunos aptos a participar do exame e informações sobre a faculdade. No caso dos cursos EAD, a universidade também fica responsável por cadastrar os polos presenciais do curso no sistema do Enade. 

Para que serve o Enade?

O Enade avalia o desempenho dos estudantes do ensino superior com relação ao conteúdo programático do curso em que estão matriculados considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos de graduação. Avalia também o preparo desses alunos para ingresso na vida profissional, incluindo as realidades brasileira e mundial, bem como outras áreas do conhecimento necessárias para o exercício da profissão.

Essa avaliação se traduz em notas para o curso de graduação, seja ele presencial ou a distância (EAD). As notas do Enade vão de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. A nota 3 é satisfatória e significa que o desempenho dos estudantes atende a expectativa do MEC.

A nota do Enade, por si só, não define a qualidade da faculdade EAD como um todo, pois o exame avalia os cursos individualmente. Assim, a mesma faculdade a distância pode ter notas diferentes no Enade, dependendo da área do desempenho de seus alunos em cada curso oferecido. O MEC vem autorizando cada vez mais cursos a distância e muitos deles ainda não passaram pela avaliação do Enade.

O MEC utiliza a nota do Enade para avaliar a qualidade do ensino superior no País, juntamente com o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Como saber a nota do Enade de um curso EAD?

O MEC tem um portal onde qualquer pessoa pode consultar, de forma gratuita, o desempenho no Enade e a situação de cursos a distância. Para descobrir a nota do Enade de um curso EAD, faça o seguinte:

1) Acesse o site do e-MEC: http://emec.mec.gov.br

2) Selecione a aba “Consulta Avançada”

3) No campo “Buscar por:”, selecione a opção “Curso de Graduação”

4) No campo “Curso”, digite o nome do curso

5) No campo “UF”, selecione o Estado

6) No campo “Modalidade”, selecione a opção “A Distância”

7) Clique em “Pesquisar”

8) Veja a lista com os cursos e as notas de Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. Nos resultados da pesquisa também aparece a situação do curso perante o MEC (em atividade, em extinção, extinto etc.).

MEC e o Ensino a Distância

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por autorizar o funcionamento de cursos de graduação nos formatos presencial e a distância (EAD). Toda instituição que quiser oferecer cursos superiores EAD precisa da autorização do MEC para emitir diplomas com validade nacional.

O diploma de um curso EAD autorizado pelo MEC vale tanto quanto um diploma de curso presencial e pode ser usado para comprovar o grau superior em qualquer situação, seja para participação em concursos públicos e processos seletivos de emprego, ou para ingressar em cursos de pós-graduação. 

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Antes de fazer sua matrícula, é importante verificar se a instituição tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar. Essa é a garantia de que seu diploma terá validade!

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidade Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Conheça as vantagens do ensino a distância

Vai fazer um curso a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: