dcsimg

Saiba como usar Enem para entrar em faculdade particular EAD

(0.0 de 0)

Veja como você pode utilizar a sua nota do Enem para conseguir a sua vaga numa faculdade particular EAD.

O ensino a distância já é uma realidade na vida de muitos estudantes que buscam uma forma de se capacitar para o mercado de trabalho. 

Essa modalidade de ensino alia economia e flexibilidade, e é a escolha de cerca de uma milhão e meio de universitários brasileiros, de acordo com os dados do Censo da Educação Superior.

Portanto, uma das etapas mais críticas é a entrada para a instituição desejada.

Se por acaso vocë está cogitando estudar em uma faculdade particular EAD, separamos um pequeno guia de como você pode utilizar sua nota do Enem para alcançar esse objetivo. Confira! 

Algumas maneiras de entrar para uma faculdade particular EAD com a nota do Enem

Se você quer entrar para uma faculdade particular EAD, pode utilizar a sua nota do Enem para tornar isso possível. Esse processo pode acontecer da seguinte forma:

  • Por meio do ProUni
  • Por ingresso direto

Se quiser entrar para uma faculdade privada, pode tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou da sua nota do Enem. A porcentagem das vagas reservadas aos candidatos nestes processos varia de acordo com cada instituição.

Entrando em uma faculdade particular pelo ProUni

O ProUni tem como foco oferecer aos candidatos bolsas de estudos integrais e parciais para  que estes consigam entrar para as maiores faculdades particulares do país.

Para participar, além de ter feito a prova do Enem mais recente, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC): 

  • Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escola particular)
  • Não ter diploma de nível superior

A pontuação mínima para entrar na corrida deve ser de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a Redação.

O estudante então precisa acessar o site do programa, realizar o cadastro, escolher a faculdade e o curso desejado e depois aguardar a liberação do resultado.

Entrando em uma faculdade particular diretamente com a nota Enem

A segunda forma de entrar para uma faculdade particular EAD é utilizando a sua nota do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma iniciativa do governo federal, onde todos os anos os alunos realizam uma prova, que tem como objetivo medir o nível do ensino médio brasileiro.

Sua nota passou a ser usada como critério de seleção em importantes iniciativas do governo para democratizar o acesso ao ensino superior, além de servir até para substituir o vestibular tradicional!

Normalmente, o exame acontece em dois domingos seguidos e conta com quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

Por que escolher uma faculdade EAD?

Além de garantir a formação adequada para o mercado de trabalho, ao escolher por uma graduação a distância o aluno ainda conta com os seguintes benefícios:

  • Economia de tempo e dinheiro
  • Flexibilidade de horários
  • Mensalidades mais acessíveis

Vale lembrar que mesmo sendo ministrados a distância, tanto os cursos quanto as instituições são avaliadas pelo MEC com o mesmo rigor da modalidade presencial. Isso significa que todos os detalhes, qualificação dos professores, projetos pedagógicos e infraestrutura são analisados.

Uma garantia de que a qualidade de ensino seja assegurada e que sua formação aconteça da maneira mais completa possível.

Quais faculdades particulares você pode usar a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições EAD do país, então existem opções aos montes. Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e esforço dedicado será em vão.

Nesse caso, podemos indicar algumas faculdades que são referência de ensino e contam com o certificado de qualidade do MEC.

Você ainda dispõe da opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou de até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Chegou a hora de utilizar a sua nota do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Conheça todos os cursos EAD da Unimes Virtual

Ansioso para começar seus estudos em uma faculdade EAD? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro