dcsimg

Como usar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade EAD?

(0.0 de 0)

Descubra como usar a nota do Enem 2019 para entrar em uma faculdade a distância!

Há diferentes opções de como utilizar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade EAD pública ou particular.

Além disso, também é possível conseguir bolsas de estudos integrais e parciais com o resultado do Enem em processos seletivos. Essa é uma ótima notícia, já que a maior oferta de vagas para o ensino superior a distância ocorre na rede privada.

Geralmente as mensalidades dos cursos EAD são mais baratas que as dos cursos presenciais e, com uma bolsa, os preços ficam ainda mais baixos.

Sem falar que os cursos a distância têm vantagens como flexibilidade de horários, diploma igual ao da graduação presencial e redução de custos com transporte e alimentação fora de casa por não ser preciso ir à faculdade todos os dias.

Saiba como aproveitar sua nota do Enem 2019 para entrar em uma faculdade EAD a seguir!

Formas de usar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade EAD

Há três maneiras de usar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade a distância:

  • Participar do ProUni 2020 e concorrer a bolsas de 50% e 100% em universidades particulares.
  • Tentar uma vaga em universidades públicas que aceitam a nota do Enem em processos seletivos para cursos a distância em 2020.
  • Ingressar de forma direta em faculdades particulares, sem fazer a prova do vestibular (ingresso direto).

Usar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade EAD pelo ProUni

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos integrais e de 50% para cursos presenciais e a distância em faculdades particulares. 

Quem fez o Enem 2019 pode usar a nota para tentar uma bolsa do ProUni em 2020, caso tenha obtido nota maior que zero na redação, pontuação geral igual ou maior que 450 e preencha os requisitos socioeconômicos do programa.

Tais requisitos incluem ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Além disso, para concorrer às bolsas integrais, o candidato não pode ter renda mensal familiar bruta acima de um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas de 50%, o limite de renda familiar per capita é de até três salários mínimos.

Porém, preencher os pré-requisitos e critérios socioeconômicos não garante que o interessado consiga uma bolsa.

Isso porque, para conseguir uma vaga, é preciso ter atingido a nota mínima do Enem (nota de corte), que varia conforme o curso e a instituição ofertante.

O calendário oficial do ProUni 2020 ainda não foi divulgado, mas em geral ocorrem duas edições ao ano, com inscrições em janeiro e junho.

Usar a nota do Enem 2019 para ingressar em faculdades públicas EAD

Conforme mencionamos, a maior parte das vagas em faculdades EAD no Brasil é da rede privada. Porém, algumas instituições públicas já disponibilizam cursos a distância. 

Geralmente as universidades públicas têm um processo seletivo exclusivo para os cursos a distância, no qual, em alguns casos, é possível utilizar a nota do Enem.

Para usar a nota do Enem 2019 para ingressar em uma faculdade EAD gratuita, é preciso ficar de olho nos editais que serão lançados em 2020.

Veja algumas instituições públicas que oferecem cursos EAD e aceitam a nota do Enem no processo seletivo:

  • Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Universidade Federal de Goiás
  • Universidade Federal de Mato Grosso
  • Universidade Estadual do Ceará

Usar a nota do Enem para entrar direto na faculdade particular EAD

Várias faculdades a distância permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem para ingressar em seus cursos sem fazer a prova do vestibular. Tal modalidade de seleção é conhecida como ingresso direto.

Em muitos casos, a faculdade também oferece bolsas de estudos para os candidatos que optaram pelo ingresso direto. O percentual de desconto das bolsas varia conforme a nota do Enem do candidato e pode chegar a 100%.

Em geral, uma nota acima de zero na redação e pontuação a partir de 300 no Enem já é suficiente para conquistar uma vaga e ter direito a uma bolsa ou desconto.

Para utilizar a nota do Enem 2019 para ingresso direto, basta procurar uma faculdade EAD que tenha essa modalidade de seleção, escolher o curso, apresentar alguns documentos básicos e fazer a matrícula.

Onde estudar

Segue uma lista de faculdades EAD reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem 2019 para ingresso direto.

Além de terem mensalidades muito acessíveis, elas também disponibilizam bolsas de estudos e descontos especiais para os novos alunos. Clique nos links abaixo para mais informações sobre os cursos disponíveis, as mensalidades e os polos de ensino na sua região:

Saiba mais:

EAD: dúvidas mais frequentes

Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância

Depois de conhecer as diferentes formas de usar a nota do Enem 2019 para ingressar em faculdades a distância, conte para a gente nos comentários: você quer aproveitar sua nota do Enem para fazer um curso EAD? Qual?

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro