dcsimg

ProUni vale para Curso EAD?

(0.0 de 0)

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas em todo o Brasil. As bolsas podem ser parciais (50%) ou totais (100%) e há vagas para cursos nas modalidades presencial e a distância (EAD). O processo seletivo para conseguir uma bolsa do ProUni acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Todo semestre há vagas era para cursos na modalidade a distância (EAD) e nem todas são preenchidas na primeira etapa. Com isso, milhares de vagas EAD entram no processo de vagas remanescentes. Segundo o MEC, essas vagas sobram por dois motivos principais: falta de interesse dos estudantes e resistência a fazer um curso EAD.

Os cursos EAD que participam do Prouni, entretanto, são reconhecidos pelo Ministério da Educação e passam por uma avaliação que abrange o programa curricular, a qualificação dos professores e as instalações físicas, entre outros. Vale lembrar que os cursos EAD podem ter aulas, provas e atividades de laboratório no formato presencial, seja na sede da instituição ou nos chamados “polos EAD”, que são postos avançados da instituição para atender os alunos de determinada região.

Como conseguir uma bolsa do ProUni para curso EAD

A seleção do ProUni para bolsas em cursos EAD segue exatamente o mesmo processo para bolsas em cursos presenciais. Desde que preencha os requisitos do programa e encontre o curso desejado entre as vagas ofertadas, o estudante pode concorrer a uma bolsa parcial ou integral do ProUni para pagar sua faculdade a distância.

Requisitos do ProUni para EAD

Os requisitos do Prouni são os mesmos para bolsas presenciais e EAD. Para se candidatar a uma vaga no ProUni, o estudante não pode ter ainda nenhum diploma de nível superior. Além disso, deve atender os seguintes critérios:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição do ano imediatamente anterior, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas das provas do Enem e nota acima de zero na prova de Redação;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada, como bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse casos não há requisitos de renda);
  • renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa para bolsas integrais (100%);
  • renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais de 50%.

Como se inscrever no ProUni para bolsa EAD

As inscrições do ProUni acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre e o processo é o mesmo para bolsas presenciais e bolsas EAD. O candidato que desejar concorrer a uma bolsa do ProUni, tanto para curso EAD como para curso presencial, deve fazer a inscrição pela internet, no site do programa: siteprouni.mec.gov.br. Para isso, é necessário ter em mãos seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. Caso não se lembre da senha do Enem, é possível recuperá-la seguindo as orientações da página.

O processo seletivo é totalmente automatizado e leva em conta a nota do Enem para classificar os candidatos. Sendo assim, quanto maior sua nota no Enem, maiores suas chances de conseguir uma bolsa EAD pelo ProUni. Vale lembrar que o Prouni faz uma pré-seleção para a bolsa e a confirmação só acontece com a apresentação dos documentos solicitados e matrícula no curso escolhido.

Universidades que participam do ProUni

A oferta de cursos do ProUni muda todo semestre. Na época das inscrições, você poderá consultar todas as vagas disponíveis.

Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que costumam participar do ProUni:

E se você não se encaixar nos requisitos do ProUni ou não conseguir vaga pelo programa, não desanime! Todas as faculdades acima oferecem outras alternativas para quem está com o bolso apertado mas não quer desistir do sonho de fazer um curso superior: descontos, convênios, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

FIES vale para EAD?

Você pretende entrar em um curso EAD através do ProUni? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);