dcsimg

Descubra como funciona uma faculdade a distância

(0.0 de 0)

Descubra como funciona um curso de graduação a distância e conheça algumas universidades onde é possível estudar de forma online!

Como funciona uma faculdade a distância?

O ensino a distância (EAD) tem crescido bastante no Brasil. Além de cursos de idiomas, cursinhos preparatórios para vestibular e atualizações profissionais, um dos tipos de formação EAD que vem ganhando bastante força são os cursos de graduação. Faculdades públicas e privadas de todas as regiões do País oferecem cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo nesta modalidade de ensino.

Apesar do crescimento do EAD, muitos estudantes ainda têm dúvidas na hora de escolher entre uma faculdade a distância ou presencial. Se você está pensando em tentar um curso EAD mas ainda não se decidiu, o guia a seguir vai ajudá-lo a entender melhor como funciona essa modalidade.

Conheça as principais características do ensino a distância e saiba como funciona um curso de graduação em EAD!

Como funciona um curso de graduação a distância?

Ao contrário do que pode parecer, fazer uma faculdade a distância não é mais fácil do que encarar uma sala de aula tradicional. Tanto o ensino presencial quanto o EAD são muito semelhantes no que diz respeito ao conteúdo e ao nível de exigência.

Um dos aspectos que contribui para isto é a forma como o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos destas duas modalidades, aplicando os mesmos critérios e o mesmo rigor.

A grande diferença está no modo como ocorre a comunicação. No EAD, professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente ou no mesmo horário para que as aulas aconteçam. Essa flexibilidade de agenda permite que um aluno de faculdade a distância concilie seus estudos com outras atividades, como trabalho e compromissos familiares. Por outro lado, ter o poder de decidir os dias e horários que serão dedicados ao estudo exige bastante organização e disciplina.

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona uma faculdade a distância.

1. Processo Seletivo

Cada instituição decide como será seu processo seletivo. Em comum, todas as faculdades EAD exigem que o candidato tenha concluído o ensino médio.

Algumas fazem vestibular, outras analisam o currículo escolar do candidato, outras ainda aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.

Por enquanto, a seleção para cursos de graduação EAD não pode ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que distribui vagas em universidade públicas utilizando a nota do Enem.

A boa notícia é que o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos para alunos de cursos a distância.

2. Ambiente de aprendizagem

No ensino a distância as salas de aula tradicionais dão lugar a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA é uma plataforma digital onde os alunos matriculados podem assistir às aulas, acessar o plano de ensino da disciplina, entrar em contato com professores para tirar dúvidas, participar de fóruns de discussão e chats, entre outras atividades.

Muitas vezes, já na matrícula do candidato ele recebe um login e senha para acessar o AVA. É por ali que ele acompanha o andamento do curso e fica por dentro do cronograma das atividades.

Tudo que o aluno faz dentro do AVA fica registrado: quantas vezes ele se comunicou com seu professor, os comentários deixados em fóruns, quais conteúdos foram acessados, etc. Todo esse registro é usado para avaliar a participação dos estudantes.

3. Material Didático

Cada disciplina possui um livro-texto que serve de base para o professor conduzir o curso. Algumas faculdades distribuem este material impresso para seus alunos, outras disponibilizam o livro de forma eletrônica.

Além disso, existe um material complementar que fica acessível aos alunos pelo AVA. São vídeo-aulas, palestras, textos, listas de exercícios e muito mais.

4. Tutoria

Os professores são responsáveis por suas disciplinas: eles elaboram o plano de ensino, materiais didáticos e as avaliações. Além disso, quem estuda a distância também conta com a ajuda de tutores.

Existem os tutores de polo, que ficam nos polos de apoio presencial, em contato direto com os alunos, auxiliando e orientando as atividades presenciais obrigatórias. Há também os tutores de sede, que trabalham na sede da universidade prestando atendimento online aos estudantes.

De modo geral, existe mais de um tutor de sede por disciplina e são eles que ficam mais tempo em contato com os alunos, tirando dúvidas e os motivando a participar das discussões.

5. Avaliações

Algumas avaliações são feitas no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem. O aluno pode enviar aos professores trabalhos e exercícios resolvidos, participar de discussões e até fazer provas, tudo de forma online.

No entanto, o MEC exige que todos os cursos EAD realizem algumas avaliações presenciais. A frequência com que estas avaliações ocorrem varia de uma universidade para a outra.

6. Diploma

O diploma de uma faculdade a distância tem a mesma validade do diploma de cursos presenciais, desde que a graduação seja reconhecida pelo MEC.

Quando o diploma é emitido, não existe nenhuma identificação dizendo que o aluno fez o curso na modalidade a distância ou presencial.

O diploma obtido em um curso a distância reconhecido pelo MEC permite a contratação para cargos de nível superior, participação em concursos públicos para esse nível de escolaridade ou a continuação dos estudos em uma pós-graduação.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação na modalidade a distância:

Todas as faculdades da lista acima participam do ProUni, aceitam o Enem como forma de ingresso direto (sem precisar fazer vestibular) e oferecem uma série de vantagens aos seus alunos, como descontos, convênios e bolsas.

 

Veja também:

O que é EAD?

Você está pensando em fazer uma faculdade a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);