dcsimg

Saiba como fazer uma licenciatura a distância

(0.0 de 0)

Descubra como fazer uma faculdade de licenciatura EAD e onde estudar para ter seu diploma reconhecido!

licenciatura-ead

O curso superior de licenciatura é essencial para quem quer lecionar no ensino fundamental e médio. Isso porque, segundo a legislação brasileira,  o profissional que estuda apenas até o nível médio (magistério, ou normal) pode lecionar somente na rede de educação infantil. Já o professor com diploma de curso superior pode dar aulas até o ensino médio, e quem tem mestrado pode dar aulas no ensino superior.

Além de ampliar as possibilidades de emprego e de especialização (pós-graduação, mestrado e doutorado), ter um curso superior pode aumentar bastante o salário do professor, pois a remuneração normalmente é maior para os profissionais graduados.

Hoje em dia, turbinar a carreira com um curso superior está cada vez mais fácil. Além dos diversos programas de democratização de acesso ao ensino superior, como Prouni, Sisu e FIES, com vantagens exclusivas para professores e alunos de licenciatura e pedagogia, existe a facilidade de fazer uma graduação a distância, na modalidade EAD.

No curso de licenciatura EAD, o aluno pode programar seu horário de estudo com mais flexibilidade e, apesar de precisar comparecer presencialmente para realizar algumas atividades, o tempo gasto com deslocamentos é bem menor do que nos cursos presenciais. Com isso, fica mais fácil conciliar o trabalho e os estudos.

Como funciona o curso de licenciatura EAD

Os cursos de licenciatura EAD são uma boa opção para quem já trabalha e precisa de maior flexibilidade para estudar, ou para quem está distante dos grandes centros.

Disciplina e organização são fundamentais para ter sucesso nesse formato. A duração média de um curso de licenciatura EAD é de 8 semestres, com carga horária de 3.640 horas-aula, em média, incluindo atividades presenciais e estágio.

A metodologia e as ferramentas utilizadas nos cursos EAD variam entre as instituições, e o aluno pode ter vídeo-aulas, atividades em fóruns de discussão, trabalhos individuais e em grupo, leituras complementares e atividades interativas, para citar alguns exemplos.

Quem está afastado dos grandes centros conta com polos de apoio presenciais, com infraestrutura física para a realização de atividades, aulas e provas em municípios próximos a sua residência. As atividades presenciais são programadas e o aluno recebe o calendário com antecedência para poder se organizar. Saiba mais sobre o Curso de Licenciatura Online.

Bolsas do Prouni em cursos de licenciatura EAD

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos para estudantes brasileiros em instituições de ensino superior privadas. As bolsas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%). O processo seletivo do Prouni é totalmente informatizado e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos a uma bolsa. A seleção acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Para concorrer a uma bolsa do Prouni, o candidato não pode ter diploma superior e precisa atender a alguns critérios de renda.

As bolsas integrais são para quem tem até um salário mínimo e meio de renda familiar bruta mensal e as bolsas parciais são para quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

Professores da rede pública, no exercício efetivo do magistério da educação básica e que pertençam ao quadro permanente da instituição não precisam comprovar renda para tentar uma bolsa do Prouni em cursos de licenciatura.

O Prouni oferece bolsas de estudo em cursos presenciais e também EAD. Como nem todas as vagas são preenchidas pelo processo seletivo normal (seja por falta de interesse, candidatos que não apresentam a documentação ou não comparecem para fazer a matrícula), o Prouni abre um segundo processo, chamado de “bolsas remanescentes”. A vantagem para professores da rede pública no processo de bolsas remanescentes é que eles não precisam ter feito o Enem. Basta informar que é professor e prosseguir com o cadastro.

Cursos de licenciatura EAD reconhecidos pelo MEC

Diversas universidades públicas e privadas oferecem cursos de licenciatura EAD. No portal do e-mec é possível fazer uma busca por instituição, estado, município, tipo de curso (licenciatura) e modalidade (a distância). Ali estão cadastrados todos os cursos de licenciatura EAD de instituições públicas e privadas.

Conheça algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos de licenciatura a distância:

Em todas elas você vai encontrar facilidades como bolsas de estudos (do ProUni, inclusive), descontos e convênios.

Tipos de curso de licenciatura EAD

Os cursos de licenciatura EAD são oferecidos por instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o Brasil. Entre os principais, podemos citar:

  • Artes Visuais
  • Ciências Naturais
  • Ciências Sociais
  • Dança
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Informática
  • Letras (Língua Estrangeira)
  • Letras (Língua Portuguesa)
  • Matemática
  • Música
  • Pedagogia
  • Química

Diploma de licenciatura EAD é reconhecido pelo MEC?

Sim, o diploma de licenciatura EAD vale tanto quanto o diploma de licenciatura presencial, desde que emitido por uma instituição reconhecida pelo MEC. A modalidade do curso (EAD ou presencial) não aparece no diploma e o graduado em licenciatura EAD pode continuar seus estudos, optando por uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado (stricto sensu). Para saber se um curso de licenciatura EAD é reconhecido pelo MEC, consulte o portal e-mec.

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Você pretende fazer um curso de licenciatura a distância? Qual? Deixe um comentário!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);