dcsimg

Como escolher a melhor universidade para realizar um curso de graduação online?

(0.0 de 0)

A escolha da universidade para a realização de um curso de graduação a distância é determinante para a conquista do diploma. Confira algumas dicas para tomar a melhor decisão sobre a instituição de ensino para realizar a sua graduação online.

diplomado

Cada dia mais pessoas descobrem nos cursos de graduação online a melhor alternativa para conseguir o tão sonhado diploma. Com mais opções cursos disponíveis no mercado, a escolha da melhor instituição pode se tornar um problema para alguns estudantes, que ainda ficam preocupados e com muitas dúvidas sobre essa modalidade de ensino. Para escolher a melhor universidade é preciso ficar atento a diversos aspectos. Pensando nisso, listamos algumas dicas para te ajudar a encontrar o curso de graduação online ideal para você. Confira:

Credenciamento

A primeira coisa que você deve procurar saber sobre uma instituição de ensino é se o curso online que você pretende fazer está devidamente credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Apenas cursos com autorização e reconhecimento estão aptos a emitir diplomas válidos em todo o território nacional. Você pode consultar se o curso pretendido está devidamente regularizado no site do órgão. Lá também é possível conferir quais os cursos que estão sendo fechados ou em “sub judice”, que são aqueles que estão em processos judiciais sem um parecer final.

Para saber mais sobre os indicadores da qualidade de ensino a distânciae os itens supervisionados durante uma visita in loco você pode consultar os sites do MEC e também do Inep, que disponibiliza documentos sobre a infraestrutura física e pessoal da instituição que oferece o curso a distância, bem como os polos de apoio ao estudante.

Infraestrutura

Falando em infraestrutura, é importante lembrar que, apesar de serem realizados a distância, os cursos de graduação EAD necessitam de alguns encontros presenciais periódicos. Por isso, não deixe de se informar sobre a estrutura da universidade e também sobre as aulas presenciais. De acordo com o MEC, provas, defesas de trabalho de conclusão de curso, estágios, e atividades em laboratórios (para determinados cursos) são obrigatoriamente presenciais.

Quando visitar o polo presencial, observe as condições das salas de aula, auditórios, áreas de convivência, se há equipamentos suficientes e em bom estado para realizar videoconferências, boa conexão com a internet, recursos multimídia, além de laboratórios e biblioteca bem equipados. Esses dois últimos merecem atenção ainda maior. A depender do curso, essas instalações podem fazer a diferença na sua formação, por isso, verifique o que elas oferecem e quais as facilidades de acesso e uso. As instituições não são obrigadas a oferecer laboratórios e bibliotecas exclusivas para os alunos da EAD, mas é importante que elas façam parte da estrutura disponível para você.

Estrutura docente

Na hora de avaliar as possíveis universidades para cursar uma graduação a distância, é fundamental conhecer a estrutura do corpo docente da instituição. Verifique se ela é devidamente qualificada e se atende às suas expectativas. No site do MEC é possível ver a nota de cada curso, o nível de graduação dos coordenadores, a quantidade de professores mestres, doutores e especialistas e se os tutores possuem formação superior em uma área de conhecimento relativa ao curso e com qualificação específica em EAD.

Também é importante ficar atento à metodologia de ensino da instituição, quais são as tecnologias empregadas, os materiais didáticos disponíveis, os modelos de interação oferecidos, o suporte existente para tirar dúvidas e discutir os assuntos estudados, e a estrutura de apoio pedagógico e orientação acadêmica. Já que a maioria do contato será através das plataformas de ensino, é importante saber como funciona e a disponibilidade dos tutores.

Suporte técnico

Já que você vai depender prioritariamente do computador para estudar, fique atento para a estrutura técnica oferecida pela instituição. O Help Desk é o canal de comunicação com a instituição de ensino e serve para esclarecer dúvidas sobre o curso ou problemas de acesso ao conteúdo das aulas. O serviço geralmente pode ser acessado pelo telefone, redes sociais ou pela própria plataforma. Veja quais são as ferramentas oferecidas pelo curso e se você terá apoio para utilizá-las! Com essas dicas fica mais fácil analisar as universidades disponíveis e escolher o melhor curso para a sua formação. Agora é só se informar e aproveitar as oportunidades e vantagens que a graduação a distância oferece.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);