dcsimg

Descubra como entrar na faculdade EAD sem fazer vestibular

(0.0 de 0)

Pensando se existe alguma forma de entrar em uma faculdade EAD sem fazer o vestibular? Então leia o artigo de hoje que vamos ensinar você como fazer isso!

Quando você pensa em ensino superior, rapidamente se lembra dos temíveis vestibulares que precisam ser feitos para garantir a sua vaga em um boa instituição, não é mesmo?

Mas e quando pensamos no modelo de ensino a distância? Será que existe alguma alternativa para conquistar a sua vaga que não envolva fazer o vestibular?

A resposta rápida é que sim! 

Hoje em dia já existem diversas alternativas ao vestibular tradicional que podem garantir a você a sua tão sonhada vaga em uma faculdade EAD.

Vamos apresentar algumas das mais famosas atualmente. Confira!

Formas de entrar na faculdade sem fazer vestibular

Se você quer entrar em uma faculdade EAD, existem algumas outras formas fora o tradicional vestibular:

  • ProUni
  • Ingresso Direto

Se quiser entrar numa faculdade EAD privada, pode tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou da sua nota do Enem. Em ambos os casos, a porcentagem das vagas reservadas aos candidatos nestes processos varia em cada instituição.

Entrando na faculdade EAD pelo ProUni

O ProUni tem como foco oferecer aos candidatos bolsas de estudos integrais e parciais para as maiores faculdades particulares do país. Incluindo também grandes opções do ensino a distância.

Para participar, além de ter feito a prova do Enem mais recente, os candidatos precisam se enquadrar em alguns requisitos estabelecidos pelo MEC (Ministério da Educação): 

  • Ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública (ou como bolsista integral em escola particular)
  • Não ter diploma de nível superior

A pontuação mínima para entrar na corrida deve ser de 450 na média das provas, sem ter zerado a Redação.

Ingresso Direto

Outra forma de entrar em uma faculdade EAD sem realizar o vestibular tradicional é utilizar a sua nota do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio é iniciativa do governo federal, onde todos os anos os alunos realizam uma prova, que tem como objetivo medir o nível do ensino médio brasileiro.

Sua nota passou a ser usada como critério de seleção em importantes iniciativas do governo para democratizar o acesso ao ensino superior, além de servir até para substituir o vestibular tradicional!

Normalmente, o exame acontece em dois domingos seguidos e conta com quatro áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol – e Artes)
  • Matemática e suas Tecnologias

Quais faculdades EAD você pode entrar sem vestibular?

Agora que você viu que não é necessário fazer vestibular para entrar um uma boa faculdade, listamos algumas opções de instituições para você se inscrever e começar a estudar.

Essa lista contém algumas faculdades que, além de populares, contam com uma ótima avaliação por parte do Ministério da Educação e também com várias facilidades financeiras, como poder usar a sua nota do Enem para conquistar uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade. Confira:

Viu só? Mesmo sem fazer o vestibular você pode entrar para uma faculdade de qualidade e realizar seu sonho de começar um curso de nível superior!

Veja também

Saiba quanto pontos precisa tirar para cada curso EAD

Conheça as faculdades EAD que aceitam a nota do Enem 2019

Qual das alternativas apresentadas você vai escolher? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK