dcsimg

Como é o Vestibular EAD

(0.0 de 0)

Conheça os tipos de processo seletivo para entrar na faculdade EAD. Você pode fazer vestibular tradicional, vestibular agendado, Prouni e até mesmo usar a nota do ENEM.

vestibular-ead

Existem várias formas de entrar em cursos superiores na modalidade a distância (EAD). Além do vestibular tradicional, com provas presenciais para todos os candidatos em datas determinadas, é possível ingressar na faculdade EAD usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) em curso EAD e também fazer uma transferência entre curso presencial e EAD. Confira, a seguir, como funciona cada modalidade.

Vestibular Tradicional EAD

No vestibular tradicional, os candidatos a uma vaga no curso superior EAD seguem os mesmos procedimentos de um vestibular presencial. É necessário fazer uma inscrição (que normalmente pode ser feita pela Internet), pagar a inscrição e comparecer no local e data determinados pela instituição para realizar as provas. A seleção é feita pelo desempenho dos candidatos: as vagas são ocupadas pelos candidatos com melhor nota nas provas. A duração do exame e as disciplinas cobradas variam de faculdade para faculdade. Na Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, o vestibular EAD tem 20 questões de múltipla escolha de Português e Matemática, mais uma prova de redação. O candidato tem três horas para fazer o exame.

Já na Universidade Federal de Roraima (UFRR), o vestibular EAD aplica uma prova com 5 horas de duração, composta por uma redação e 64 questões objetivas de Língua Estrangeira, Química, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática.

Vestibular Agendado EAD

A principal diferença entre o vestibular tradicional EAD e o vestibular agendado EAD é a possibilidade de escolher a data da prova. No vestibular agendado EAD, o candidato também precisa fazer a inscrição, normalmente pela Internet, pagar a taxa de inscrição, escolher uma data entre as opções disponíveis e comparecer a um polo presencial para realizar a prova. O conteúdo das provas do vestibular agendado para cursos EAD variam bastante entra as instituições. No caso da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e da Unopar, por exemplo, o vestibular agendado EAD tem apenas uma prova de redação.

Vestibular online EAD

Algumas instituições oferecem a possibilidade de fazer a prova do vestibular EAD também a distância, online. Os formatos desse vestibular online variam, podendo ser um “kit” que o candidato baixa em seu computador, ou uma prova no site da instituição, normalmente de redação. Em ambos os casos, existe um prazo para o envio da prova. O Centro Universitário Newton Paiva, por exemplo, tem um processo seletivo online. Nele, o candidato retira a prova no site após pagamento da inscrição e tem até 5 dias corridos para redigir uma redação de próprio punho e enviar para correção, seja por meio digital ou por correio.

Entrar na faculdade EAD sem fazer Vestibular

Em alguns casos, não é preciso fazer o vestibular para entrar na faculdade EAD. Há universidades que fazem seu processo seletivo para cursos EAD usando a nota do Enem, o histórico do Ensino Médio (sem precisar fazer o Enem), ou participam do Prouni (que seleciona candidatos a bolsas de estudo parciais e integrais usando a nota do Enem).

Entrar na faculdade EAD usando o Enem

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saiba que, além de ser fundamental para o Sisu, o Prouni e o FIES, o Enem também pode servir para entrar em um curso superior EAD sem precisar fazer o vestibular. Algumas instituições adotam o Enem como única forma de ingresso para seus cursos EAD. É o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que utiliza as notas do Enem dos últimos quatro anos para preencher suas vagas. Quanto maior for a nota do exame, maiores as chances de conseguir entrar nos cursos EAD da instituição.

Já a Universidade Federal de São João Del Rei, que adotou o Processo Seletivo Simplificado (PSS), aceita os resultados do Enem dos últimos três anos para preencher suas vagas EAD. Se tiver participado de mais de uma edição do Enem, o candidato precisa selecionar o ano que vai valer para a seleção. Para participar do processo seletivo da UFSJ, é preciso ter obtido pelo menos 200 pontos na prova de redação do Enem. Outras universidades e faculdades podem adotar mais de um processo seletivo e incluir a nota do Enem como uma das opções de ingresso. É o caso da Universidade Luterana Brasileira (ULBRA), que reserva uma cota de até 10% de suas vagas para um processo seletivo sem prova, utilizando notas do Enem dos dois últimos anos.

Entrar na faculdade EAD usando Histórico Escolar

Se você não quer fazer vestibular nem o Enem para entrar em uma faculdade, saiba que existem universidades que aceitam candidatos apenas com a apresentação do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio. A Unisul Virtual, por exemplo, abre vagas duas vezes por ano para seus cursos a distância e os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e entregar pessoalmente ou enviar seus documentos comprovando histórico escolar e conclusão do ensino médio, além de CPF (próprio ou do responsável legal). Quem fez o ensino médio no exterior deve apresentar um documento de equivalência de estudos para comprovar a escolaridade.

ProUni EAD

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros em instituições privadas de ensino superior. Entre as vagas ofertadas, há também cursos a distância (EAD). Para concorrer a uma vaga EAD do ProUni não é necessário fazer o vestibular, pois o programa, criado pelo governo federal em 2004, utiliza a nota do Enem para selecionar os candidatos a uma bolsa de estudo.

O processo seletivo do ProUni é o mesmo para cursos presenciais e a distância: desde que atenda os requisitos do programa, o candidato só precisa fazer a inscrição pela internet e aguardar o resultado. É possível escolher duas opções de curso, que podem ser modificadas enquanto durarem as inscrições. Os candidatos do Prouni precisam ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e ter obtido 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.

Sisu EAD

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também é um programa do governo federal que democratiza o acesso ao ensino superior e utiliza a nota do Enem como forma de ingresso. No Sisu, as vagas são para instituições de ensino superior da rede pública e não é necessário fazer o vestibular. Atualmente, no entanto, as vagas do Sisu são apenas para cursos presenciais, não sendo possível entrar em cursos EAD por esse sistema.

Transferência para curso EAD

Quem já está cursando o nível superior e deseja ingressar em um curso EAD pode tentar uma transferência sem precisar fazer o vestibular. Para isso, o estudante deve consultar as regras da instituição de destino, ou seja, da faculdade ou universidade onde pretende estudar.

A transferência para uma versão EAD do mesmo curso costuma ser mais fácil e são maiores as chances de conseguir validar as disciplinas já cursadas. No entanto, fazer a transferência para um curso EAD da mesma área ou de uma área diferente também é possível. Vale lembrar que a instituição de destino é quem avalia a equivalência de disciplinas e, no caso de cursos de áreas muito diferentes, o estudante pode ter que voltar para os períodos ou fases iniciais do curso novo.

Segunda graduação

Se você já tem um diploma de curso superior, seja ele presencial ou EAD, e pretende fazer uma nova graduação, não necessariamente precisará fazer o vestibular novamente. Isso porque há várias universidades que oferecem a opção “portador de diploma” para o preenchimento de vagas em seus cursos a distância. O candidato deve se estar atento aos prazos de inscrição e apresentação de documentos, sendo que cada instituição tem um calendário diferente, podendo abrir vagas no primeiro e no segundo semestre.A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por exemplo, abre inscrições duas vezes por ano para seus cursos EAD e tem a opção para candidatos que já possuem diploma de nível superior.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Antes de fazer qualquer processo seletivo, é importante verificar se a instituição tem a autorização do Ministério da Educação (MEC). Essa é a garantia de que seu diploma terá validade!

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Veja também:

Conheça as vantagens do ensino a distância

Vai fazer vestibular EAD? Qual modalidade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);